Recentemente, o bilionário brasileiro Henrique Dubugras e a engenheira de software Laura Fiuza fizeram seu casamento em Fernando de Noronha. A celebração atraiu a atenção da mídia pelo casal ter fechado parte da ilha e pelos convidados famosos.
A cerimônia aconteceu no Forte dos Remédios, e o ponto turístico estava fechado desde o dia 30 de setembro para a preparação para o evento. Quer saber mais sobre casamentos na ilha? Veja algumas dicas que preparamos!
Principais dúvidas sobre casamento em Fernando de Noronha
Sim, a ilha conta com cenários incríveis para casamento e locais como pousadas e restaurantes para a recepção. No entanto, é preciso verificar as regras locais para casamento na praia.
Além do milionário Henrique Dubugras, outros famosos se casaram na ilha. É o caso, por exemplo, dos atores Malvino Salvador, Thaila Ayala e Deborah Secco. Mayra Cardi e Arthur Aguiar chegaram a planejar um casamento em Noronha, mas a cerimônia não chegou a ser realizada.
Antes de mais nada, um destination wedding é um casamento fora da cidade dos noivos. De forma geral, os noivos escolhem algum destino especial, com um cenário incrível, onde podem fazer uma cerimônia. A escolha do destino pode ser um local com significado para os noivos ou, simplesmente, um lugar que ambos gostem, como praia ou campo.
É possível fazer um casamento pé na areia em Noronha, no entanto é preciso de uma liberação pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Qual é a melhor época para casar em Fernando de Noronha?
Segundo a wedding planner Thai Marins, como ocorre em todo Nordeste, Noronha tem duas estações bem demarcadas: a estação de chuvas e a estação das secas, que é de agosto a fevereiro.
“Portanto, se o objetivo é casar ao ar livre, indico esses meses. Porém, dezembro e janeiro são meses de alta temporada, o que encarece ainda mais o local. Ou seja: setembro, outubro e novembro são os meses mais indicados”, destaca.
A assessora Érica Costa, do Casar Noronha, confirma a informação – entre março e junho, há uma incidência forte de chuvas. Consequentemente, a sua recomendação é casar nos meses de agosto, setembro e outubro.
Onde casar em Fernando de Noronha?
Veja as melhores opções:
Cerimônia
Para fazer a cerimônia, Érica indica a Capela São Pedro dos Pescadores, Praia do Bode e a Cacimba do Padre.
“Se seu desejo é casar pé na areia, a praia da Cacimba é linda, tendo o morro dois irmãos como cenário perfeito”, complementa Thai.
No entanto, para casamentos na praia, é preciso de uma liberação pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), segundo Thai.
Recepção
De acordo com Érica, o mais comum é fazer a recepção em restaurantes e pousadas de charme. Já Thai sugere bares como o Bar do Meio e o Bar do Cachorro, pousadas como a Maravilha, restaurantes como o Mergulhão ou pontos turísticos conhecidos, como o forte de Noronha, são boas escolhas para a recepção e alguns deles fazem cerimônia.
“Um lugar que teremos casamento em breve é o Mirante do Boldró, um beach club com a vista perfeita”, comenta Thai.
Este, inclusive, foi o local escolhido pelo bilionário Henrique Dubugras para seu casamento.
Como é a infraestrutura de Fernando de Noronha para casar?
Érica aponta que Noronha está pronta para oferecer todo o suporte necessário aos noivos e convidados.
“Com uma ampla gama de estabelecimentos com infraestrutura à disposição, os casais podem contar com um padrão de excelência para tornar seu dia inesquecível”, afirma Érica.
Thai destaca que, por ser uma ilha, o acesso é limitado, assim como a infraestrutura e os serviços.
“Portanto, o importante é a experiência com lugares remotos e se planejar com bastante antecedência”, pontua.
Cuidados ao organizar um casamento em Noronha
Assessoria especializada
Para Érica, é fundamental a contratação de uma Assessoria local, pois Noronha demanda uma complexa logística e conhecimento da Ilha.
Thai lembra também que, assim como outros locais paradisíacos e preservados, Noronha tem várias leis ambientais que devem ser respeitadas. Por isso, ela também acredita que é importante que os noivos procurem um assessor com experiência em Destination Wedding.
“Sobretudo, esse profissional estará preparado para lidar com qualquer contratempo que um local como Noronha possa ter, já se preparando antecipadamente”, alerta.
Logística em Noronha
Vale lembrar que, por se tratar de um ilha, a logística em Noronha pode ter algumas limitações. Segundo Thai, existem duas formas de chegar: transporte aéreo e marítimo.
“No entanto, não existem embarcações oficiais para fazer travessia de passageiros. Portanto, o mais indicado é ir de avião. Além disso, o transporte interno na ilha é limitado. Minha dica é contratar um transfer para fazer os trajetos internos em Noronha, especialmente se fizer a cerimônia e a recepção em lugares diferentes. E vale concentrar a programação o mais próximo possível, incluindo restaurantes, pousadas, festas pré e pós”, afirma.
Para evitar problemas, Érica destaca que o planejamento da viagem precisa começar com, pelo menos, um ano de antecedência da data do casamento.
“Dependendo da origem dos convidados, sempre bom chegar na ilha dois dias antes. Na ilha existe uma frota de táxis, além de locadoras com veículos com alta performance”, comenta.
Acomodação dos convidados
Érica destaca que, a partir de 50 pessoas, o espaço da recepção (Restaurante) deve ser fechado exclusivo para o evento.
“No caso das pousadas, há a obrigatoriedade de reservar todos os apartamentos no final de semana do evento”, explica.
Festas pré e pós casamento em Noronha
Acima de tudo, uma das grandes vantagens de fazer um Destination Wedding em Fernando de Noronha é a possibilidade de fazer eventos pré e pós casamento para entreter os convidados e passar alguns dias juntos. Érica sugere opções como passeios de barco privativo, welcome party, pool party e noites temáticas.
Thai acredita que o passeio de barco é sempre o mais divertido.
“Já pensou, uma festa em alto mar, no azul inigualável de Noronha?”, questiona.
Quanto custa casar em Fernando de Noronha?
De acordo com Érica, o custo do casamento em Noronha vai depender do que os noivos desejam. Para Thai, o valor é bastante variável.
“Sim, Noronha é um local mais caro! Especialmente, a alimentação e os serviços turísticos. Mas com uma beleza tão incrível, dispensa super produções”, pondera.
Pedido de casamento em Fernando de Noronha
Se a logística de um Destination Wedding não funciona bem pra você, é possível também fazer o pedido de casamento em Noronha. Inclusive, Larissa Manoela foi pedida em casamento por André Luiz Frambach em Fernando de Noronha. Opções de lugares para esta ocasião não faltam – desde praias lindas a restaurantes incríveis. Mas, se você quiser ser mais criativo, pode fazê-lo durante um mergulho
Casamento em Fernando de Noronha a dois
Se você não abre mão de se casar neste cenário paradisíaco, mas não possui um orçamento tão alto, uma opção é fazer um elopement Wedding. Isto é, um casamento a dois. Desta forma, vocês farão uma celebração incrível, num clima intimista e num cenário de tirar o fôlego.
Sobre a Lejour
A Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 80 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop.
Leia também:
Lua de mel no Brasil | Conheça 13 lugares paradisíacos para sua viagem
Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis
Cotas de lua de mel ou lista de produtos? Saiba como decidir