Categorias
Search
Close this search box.
cotas de lua de mel

Cotas de lua de mel ou lista de produtos? Saiba como decidir

Confira neste conteúdo especial as vantagens e desvantagens entre a lista de presentes de casamento e as cotas para a viagem de lua de mel

Trocar presentes por uma viagem dos sonhos por meio de cotas de lua de mel pode ser um bom negócio? Criamos um conteúdo especial para ajudar você a tornar sua lista de presentes realidade

casal em lua de mel na praia com cotas
Ao incluir cotas para a viagem de lua de mel como opção de presente, seus convidados podem ajudar a realizar esse sonho. Foto Pexels
banner cotas de lua de mel

Principais dúvidas sobre cotas de lua de mel

O que são cotas para lua de mel?

Antes de mais nada, cotas de lua de mel são uma forma de receber os presentes de casamento em dinheiro para poder investir numa viagem após o casamento.

Como fazer cotas de lua de mel?

Primeiramente, os noivos podem criar um site de casamento. Algumas plataformas, como a Lejour, já possuem listas de cotas de lua de mel prontas para utilizar. Basta escolher a sua e colocar no site.

Como funcionam as cotas de lua de mel?

Primordialmente, as listas de cotas de lua de mel feitas em site podem ser resgatadas em dinheiro, para que os noivos usem da maneira que preferir. Existem, também, alguns players que colocam cotas da própria viagem, e os noivos ganham de presente os passeios e experiências selecionados.

Cotas ou lista de presentes?

Um casamento é feito de sonhos. Primeiramente, há quem cresça com o sonho de entrar no altar com aquele vestido de princesa. Da mesma forma, surge a vontade de montar a casa do jeitinho que vocês sempre imaginaram. E que tal celebrar o amor com a pessoa que passará as próximas décadas junto com você? Para diversos casais, esse é o momento de também realizar a viagem de uma vida, durante a lua de mel.

Renata Eiko Kakumoto é sócia-proprietária do site Lejour. Ela explica que, para quem está começando a planejar a lista de presentes, pesquisar empresas de confiança e que possuam uma plataforma segura é o mais indicado.

“Vale até testar com antecedência para ver se tudo funciona conforme o esperado. Dessa forma, os noivos conseguem entender melhor quais os benefícios, taxas e prazos que a plataforma, site ou app oferece”, complementa.

No entanto, não há uma regra absoluta quando se trata de casamento. Por isso, Renata reforça que os noivos devem considerar o que mais combina com eles na hora de escolher entre criar uma lista de presentes ou uma lista de cotas. E mais, também é possível disponibilizar ambas as opções para seus convidados.

“Listas virtuais com certeza são mais vantajosas devido à flexibilidade e liberdade de os noivos utilizarem o dinheiro como preferirem. Na hora de escolher a melhor opção, entendam de que forma irão utilizar melhor os valores arrecadados na lista”, explica Renata. 

O que é cota de viagem?

Essa é uma dúvida bastante comum. Primeiramente, esclarecendo de forma simples, uma cota de viagem é quando você “divide” um valor mais expressivo em parcelas menores. Com isso, seus convidados podem fazer parte dessa conquista! Por exemplo:

noivos caminhando de mãos dadas na praia ao pôr-do-sol em lua de mel
Conhecer outro país ou passar o final de semana na praia. Com as cotas para viagem de lua de mel, vale tudo! Foto: Pexels
  • Familiares e amigos podem ajudar a comprar um passeio que os noivos queiram muito.
  • Seus convidados podem pagar a hospedagem em um hotel dos sonhos.

Vocês podem, inclusive, conquistar a passagem para a viagem de lua de mel por meio de cotas.

Como fazer cota para lua de mel?

Para alguns casais, pedir cotas de lua de mel ao invés de disponibilizar uma lista de presentes pode parecer algo inusitado. Por isso, para você ficar mais tranquila(o), vale seguir essas 3 dicas:

  • Escolha uma plataforma que ofereça um bom serviço de site e lista de presentes.
  • Verifique se a plataforma ou app é segura e em que a compra seja facilitada.
  • Inclua pelo menos 100 itens em sua lista.
noivos sorrindo em viagem com cotas de lua de mel
As cotas de lua de mel podem ser a melhor opção para alguns casais. Foto Pexels.

“Há plataformas que enviam uma mensagem personalizada para o casal. A experiência de compra deve ser boa, com opções de parcelamento e formas de pagamento para convidados”, complementa Renata.

“Mas vale a pena? Meus convidados não vão achar estranho ou ficarão chateados?” Essas são apenas algumas dúvidas que surgem nas mentes dos noivos. Afinal, há vantagem em optar pela lista de cotas de lua de mel como presente? Tem sim! 

6 vantagens de fazer cotas para lua de mel: 

  1. Flexibilidade para usar o dinheiro da forma que quiser. Em suma, sem ficar com créditos presos em lojas.
  2. Evitar receber presentes repetidos ou que não caibam na sua casa, cores ou voltagem errada.
  3. É um jeito divertido de receber presentes… Para isso, use sua criatividade para criar presentes ou deixar com cara de produto.
  4. Permite aproveitar promoções como Black Friday e comprar com mais desconto que compensam bem mais do que a taxa que a lista de presentes costuma cobrar.
  5. Usar listas prontas pré-montadas que tornam muito mais rápida e prática a criação da lista.
  6. Facilidade para o convidado comprar, principalmente porque as listas virtuais ficam direto visíveis no site dos noivos.

“Alguns casais ficam preocupados com a taxa de serviço que sites e aplicativos podem cobrar, mas como é uma taxa baixa, não deve ser considerada uma grande desvantagem”, esclarece Renata.

Contudo, é importante lembrar que parentes e convidados mais velhos podem criar a expectativa de ver o presente que compraram na casa do casal. Nesses casos, vale abrir uma exceção e criar uma pequena lista com opções de presentes.

Confira um guia supercompleto que criamos aqui no Lejour:

Como funcionam as cotas de lua de mel?

Agora que você se sente mais segura(o) e entende um pouco melhor sobre como criar sua lista de presentes com cotas de lua de mel, confira abaixo o que você deve considerar na hora de escolher um site, a fim de administrar a lista de cotas:

casal em lua de mel na praia com cotas
Resgate em dinheiro ou em presentes da viagem. Foto Pexels.
  1. Verifique quais as taxas aplicadas, tanto sobre a compra do presente quanto sobre o saque.
  2. Confira qual o prazo para o dinheiro entrar na conta (dias úteis, dias corridos, em qual momento passa a contar esse prazo).
  3. Verifique a segurança do site, se tem o selo de “Compra segura”.
  4. Entenda quais as opções para pagamento; se há opção de parcelamento para os convidados.
  5. Confira a facilidade para acessar e usar o site pelo celular. 
  6. Procure indicações e confira se o site ou app é bem avaliado (vale ler os comentários de outros usuários e o Reclame Aqui).
  7. Verifique se a plataforma facilita a resposta para os convidados

Lista de produtos de loja: vantagens e desafios 

Se você está louca(o) para montar sua casa com o seu amor, vale caprichar na lista de presentes, incluindo o máximo de opções de produtos de loja que vocês possam precisar. Para Sabrina Seignemartin, gestora da Lista de Casamento da Fast Shop, a primeira vantagem é que não há desconto de taxas. 

“Você vai utilizar 100% do que recebeu para escolher livremente os produtos. Na lista da Fast Shop, os noivos recebem os presentes, que viram créditos que ficam disponíveis para o casal escolher o que quiser”, conta a gestora.

Ou seja, se você ganhar uma cafeteira, não precisa necessariamente resgatar esse item. Você pode juntar o valor desse produto com o valor de uma televisão e trocar por uma geladeira, por exemplo..

produtos para lista de presentes de casamento
Lista de presentes virtual é uma opção para quem já tem a casa montada. Foto Pexels.

6 vantagens da lista de produtos

  1. Ter a experiência de ir até a loja e poder selecionar os produtos.
  2. Ausência de taxas na maior parte dos casos.
  3. Liberdade para usar os créditos para escolher o que deseja
  4. Agradar os convidados, pois muitos preferem dar presentes reais aos noivos
  5. Ter a possibilidade de escolher algo personalizado como presente
  6. Ver o presente na casa do casal durante uma visita

“A lista de produtos é bastante interessante para noivos que estejam montando a casa. Talvez estejam saindo da casa dos pais para ter a primeira casa juntos… Outro ponto em que a lista de produtos é bem interessante é na parte de utensílios e enxoval do novo casal”, reforça Sabrina. 

Variedade é a chave

Como já mencionado anteriormente, uma das dicas de ouro ao criar uma lista de presentes é: variedade. Sabrina ressalta que um dos primeiros passos ao criar uma lista de produtos de loja é pensar em todos os convidados. 

produtos de cozinha na lista de presentes
Variedade na lista de presentes garante bons ganhos. Foto: Pexels.

”Não adianta, por exemplo, criar uma lista com presente de valor superior a R$ 500,00. Se terei meus primos que estão fazendo faculdade no meu casamento, eles terão poucas condições de tirar 500 reais do bolso”, exemplifica a gestora. 

Por isso é importante considerar os valores de cada item. Se for algo com um valor mais expressivo, como uma geladeira ou uma TV, por exemplo, também é válido dividir esses itens em cotas mais acessíveis, conforme esclarece Renata Kakumoto:

“No caso da Lejour, vemos que os casais optam em sua maioria pela lista em cotas. Porém, ainda há bastante procura pelo formato híbrido, com cotas mais os produtos em loja. Não necessariamente uma lista virtual precisa ser cota de lua de mel. Os presentes podem ter cara de produto, experiências ou qualquer item que o casal deseja”

cotas de lua de mel

Confira alguns dos desafios mais comuns ao optar por criar uma lista de presentes de casamentos com produtos de loja:

Desafios da lista de presentes com produto em loja

  • Ganhar presentes repetidos, fora das especificações corretas, voltagem, cor, etc.
  • Ficar com crédito “preso” para gastar na loja.
  • Ganhar produtos que saíram de linha.
  • Criar uma lista restrita apenas com os produtos que deseja resgatar (e se depois você mudar de ideia?).
  • Falta de espaço para guardar os produtos.
  • Falta de necessidade.
  • Já ter a casa montada.
  • Casais minimalistas.
  • Expectativa dos convidados em ver os presentes que compraram na casa dos noivos.

Sabrina alerta para a frustração que uma lista de presentes confusa ou restrita pode gerar nos convidados.

“Na Fast Shop, já tivemos diversos casos em que convidados deram cotas e ficaram chateados quando descobriram que era um valor ‘fictício’. Esse perfil de convidado gosta realmente de escolher o produto. Ele quer algo que tenha a cara do noivo ou da noiva e que se torne lembrança real”.

conjunto de pires coloridos e colheres para presente em lista de casamento
Deixe claro para seus convidados que estão dando cotas em valor e não o presente físico. Foto: Pexels

É muito carinho envolvido, por isso é sempre tão importante prestar atenção a esses detalhes na hora de criar sua lista de presentes para casamento! Para Sabrina, quando o assunto é lista de presentes de casamento, sempre há um fator cultural envolvido.

“Percebemos que quando os presentes são de padrinhos – que comumente compram os presentes com maior valor agregado -, os noivos fazem questão de resgatar exatamente o que foi adquirido por esses convidados. Afinal, essas são pessoas mais próximas e que os noivos provavelmente receberão em casa”.

Quais os cuidados ao fazer uma lista de produtos?

De acordo com a gestora da Lista de Casamento da Fast Shop, criar uma lista ampla e com valores variados é uma das chaves para o sucesso de uma lista de presentes. Dessa forma, você torna a experiência de todos mais prazerosa e evita criar situações delicadas. 

Sabrina alerta que dependendo da situação, alguns convidados podem até mesmo desistir de comparecer.

“Ao não ter essa preocupação, você arrisca deixar seu convidado em uma situação extremamente delicada. Ele quer dar um presente, mas aquilo não cabe no orçamento dele. O convidado pode deixar de dar um presente ou, de repente, ficar tão incomodado que acaba não indo ao casamento”.

Considerar itens variados e que estejam na mesma faixa de preço também ajuda a tornar a lista mais amigável. Dessa maneira, os convidados podem escolher um presente que acham que combina com os noivos e que também cabe no orçamento deles.

“Essas listas prontas são muito úteis, ainda mais se é uma lista feita por uma empresa focada e especialista nisso. Além de economizar tempo, isso gera confiança e traz tranquilidade para os noivos”, explica Sabrina.

Dicas de ouro, prata e bronze

  1. Foque menos nos itens que vocês desejam e mais nas faixas de preço que podem ajudar seus convidados a terem uma boa experiência ao escolherem os presentes para vocês. 
  2. Utilize as listas prontas para facilitar essa etapa do planejamento e ter novas ideias de itens que podem ser úteis para a nova vida de casados.
  3. Monte a sua lista de presentes com pelo menos três meses de antecedência para que seus convidados possam ter um bom tempo para escolher os presentes.
casal anotando presentes da lista em caixas junto com a filha
Montar a casa nova fica muito mais fácil com o site de casamento e a lista de presentes. Foto: Pexels.

“Padrinhos, por exemplo, podem querer presentear com um produto mais caro, mas talvez queira parcelar essa compra. Ao disponibilizar sua lista de produtos com antecedência, gera esse tempo para que todos possam se organizar melhor”, aponta Sabrina.

Dica extra

Para não abrir mão de criar uma lista com variedade de produtos e com produtos que incluem diversas faixas de preço, casais que estejam com pouco tempo disponível podem optar pelas listas prontas.

O site Lejour oferece

  • Listas prontas de cotas de lua de mel.
  • Listas prontas com produtos.
  • Listas prontas com experiências ou cotas divertidas.
  • Personalizar sua própria cota.
  • Selecionar quem paga a taxa, noivo ou o convidado.
  • O convidado pode optar por enviar uma mensagem personalizada na hora de enviar o presente e também enviar um cartão físico para deixar a experiência de presentear ainda melhor.

Seja qual for o caminho escolhido é bem importante que os noivos não esqueçam de agradecer o presente. Isso já é algo que plataformas digitais facilitam e faz diferença para os convidados”, conclui Renata. 

monte seu bar
Sobre a Lejour

Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

Veja também:

Cotas de lua de mel no site de casamento, como funcionam?

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Cotas de lua de mel no Brasil | Quais colocar na sua lista?

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.