Antes de mais nada, você já pensou em fazer um casamento intimista? Esta é uma opção super charmosa para celebrar o Grande Dia e permite aos noivos personalizar vários detalhes, deixando tudo com a carinha deles.
Primeiramente, preparamos um guia completo para quem sonha com este tipo de celebração. Confira!
Principais dúvidas dos noivos
Em primeiro lugar, é importante entender que um casamento intimista não necessariamente está relacionado à quantidade de convidados, mas sim a um formato mais íntimo, com mais detalhes personalizados e mais atenção às pessoas.
“Não existe uma regra. Há pessoas que fazem mini wedding com 10 pessoas, com 30 ou com 80. Sobretudo, a questão do casamento intimista está muito mais ligada ao detalhamento, do quanto os noivos se preocupam em deixar o casamento bem próximo e pessoal”, explica Mariana Céspedes, da Essence Assessoria de Eventos.
Não necessariamente o orçamento acaba diminuindo por ser uma questão de número menor de convidados. “Às vezes pode até ter o custo de um casamento grande”, alerta Mariana.
De acordo com Mariana, um casamento mais intimista pode custar a partir de R$ 15 mil. Já Karina calcula um valor a partir de R$ 160,00 por pessoa.
Quer saber quanto vai custar seu casamento intimista? Use a Calculadora do Casamento Lejour.
Primordialmente, segundo Karina Müller, founder Família Real Eventos, o foco é o relacionamento interpessoal dos noivos e dos convidados. Os casamentos intimistas priorizam uma quantidade menor de convidados, entre 20 e 100 pessoas, e a métrica é convidar as pessoas que realmente fazem parte da vida do casal. De forma geral, são noivos que prezam a qualidade e intimidade com as pessoas – muito mais do que a quantidade”, afirma.
De forma geral, a organização de uma festa mais intimista não difere muito do casamento tradicional. De acordo com Karina, os fornecedores mínimos para esse evento são: assessoria, celebrante, espaço de eventos, gastronomia, foto, filmagem e decoração.
Clique aqui para acessar o Checklist Lejour e ajudar na organização do seu casamento!
Novamente, não há nenhuma regra a respeito do horário. Tudo vai depender daquilo que os noivos desejam!
Casamento intimista na pandemia
Segundo Karina, os casamentos menores são uma tendência cada vez mais adotada, principalmente nesses últimos anos e com a pandemia. No entanto, apesar de as listas de convidados terem ficado menores após a Covid-19, não necessariamente eles se tornaram mais íntimos.
“Há noivos, por exemplo, que fizeram casamento civil, com um almoço para 15 convidados. Mas criaram algo super glamouroso. Não é porque ele é pequeno que se torna um casamento simples. Às vezes pode até ter o custo de um casamento grande”, pontua Mariana.
Acima de tudo, um mini wedding pode ser pensado para cada pessoa – como é o caso da alimentação, por exemplo, definindo opões de pratos diferentes por convidados. Ou os noivos podem escolher adereços personalizados para cada convidado ou menus e papelaria com os nomes das pessoas, além de lugares marcados.
Mudança de convidados?
Em primeiro lugar, uma questão que a pandemia tem trazido é as relações humanas e isso tem bastante impacto na escolha dos convidados.
“Às vezes, uma pessoa que era importante para o casal antes da pandemia não é mais, pelo afastamento ou pela falta de convívio. E isso trouxe uma mudança na lista ou até na escolha dos padrinhos”, lembra Mariana.
Foco na cerimônia
“Embora ela seja o mais importante, muitas vezes ela não é vista dessa forma – o que é uma pena. E, neste período pós Covid-19, ela ganha muito mais destaque”, opina Mariana.
Para quem é um casamento intimista?
Primeiramente, este tipo de celebração é ideal para quem gosta de dar significados especiais às coisas.
“Você consegue aplicar isso em vários detalhes. Em um casamento maior, nem sempre você consegue expandir isso para um número grande de pessoas”, contextualiza Mariana.
Sendo assim, ao contrário do que muita gente pensa, um casamento menor não é sinônimo de casamento desanimado.
“Se você tiver cinco amigos animados, por exemplo, a festa está feita”, pontua Mariana.
Locais para casamento intimista
Primeiramente, por ser um casamento com uma quantidade menor de convidados, deve-se priorizar locais menores que trazem aconchego.
“Ambientes muitos amplos podem passar uma impressão de espaço vazio ou necessitar de maior quantidade de itens de mobiliário e flores para preencher os espaços. Temos sempre que pensar que esse estilo de evento remete a uma maior interação entre noivos e convidados”, recomenda Karina.
Sendo assim, Mariana também pontua que casamentos intimistas costumam acontecer em locais mais aconchegantes, preferencialmente com cores mais quentes. Além disso, muitos noivos costumam optar por espaços que já tenham mais decoração.
O que servir num casamento intimista?
Primeiramente, não há um formato específico para este tipo de celebração. Uma vez que tudo é muito personalizável, os noivos podem escolher aquilo que melhor se adapte a seus gostos e personalidades.
“Podemos brincar com as possibilidades, pode ser servido um brunch, almoço e até mesmo um jantar, dependendo do que os noivos querem para esse dia especial”, indica Karina.
No entanto, Mariana alerta para o fato de que, durante a pandemia, a comida não pode ficar exposta – então é preciso escolher um formato em que alguém sirva as pessoas.
Decoração de mini wedding
A decoração é sempre marca registrada nesse estilo de casamento, de acordo com Karina.
“Como o objetivo desse tipo de evento é trazer acolhimento e relacionamento, as noivas gostam de mesas coletivas, com objetivo de integrar melhor os convidados, riqueza em detalhes na decoração com arranjos baixos para que não atrapalhem a comunicação das pessoas”, aponta Karina.
O estilo da decoração do casamento intimista pode variar conforme o gosto pessoal dos noivos, indo do rústico ao clássico, segundo Karina.
Com relação às flores, Mariana indica o uso de opções mais delicadas como mosquitinhos e mini rosas. Além disso, muitos casais que fazem um mini wedding gostam do famoso “faça você mesmo”, que oferece a opção de personalizar vários itens.
Sobre a Lejour
Portanto, a Lejour é uma plataforma ajuda a planejar cada passo do casamento – desde o orçamento à escolha de fornecedores, oferecendo ainda ferramentas para criação do site de casamento e lista de casamento.
Veja também:
Lista de presentes convertida em dinheiro | 8 vantagens para criar a sua
Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis
Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes