Casamento na praia, quanto custa? Vamos te contar tudo!

O mar e o cenário paradisíaco são perfeitos para realizar o casamento na praia, saiba quanto custa casar neste paraíso da natureza.

A atmosfera do mar e o cenário paradisíaco são perfeitos para realizar o casamento na praia em meio à natureza

Quanto custa casamento na praia
Casamento na praia é um dos mais buscados. Foto: Freepik.
banner calculadora de casamento Lejour

Casamento na praia, tudo que você precisa saber!

Em primeiro lugar, realizar o casamento na praia é o sonho de muitos casais, também pudera, existe cenário mais lindo para celebrar o amor? Sendo assim, aqui, vamos te contar como fazer seu casamento nesse estilo e por onde começar.

Quanto custa um casamento na praia?

Primeiramente, quando falamos de valores é importante destacar que diversos fatores compõem o custo final de um casamento na praia. Isso implica a época do ano, se a demanda naquele período é alta, número de convidados, local, gastronomia, enfim vários serviços essenciais para o sucesso do seu Grande Dia!

No Pris Hotel, localizado na Praia de Barequeçaba, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, é feita somente a locação do espaço e a hospedagem. Porém, eles indicam fornecedores já que realizaram eventos no hotel.
Lá, o valor mínimo para um casamento na praia para 100 pessoas é de R$ 45.000,00, incluindo a locação do espaço, assessoria, buffet, som, iluminação, gerador, decoração, foto e filmagem.

Já no Velas do Engenho Pousada e Eventos, localizado na Ilhabela, litoral paulista, o valor para um casamento na praia (de sexta a domingo) com até 100 pessoas é de R$ 12.000,00 a locação do espaço.  

Calculadora do Casamento
Com a Calculadora do Casamento do Lejour é possível fazer todo o cálculo do orçamento do casamento na praia. A ferramenta é gratuita, simples e prática e auxilia os casais a calcularem toda a estimativa de investimento do casamento de acordo com o budget estipulado na ferramenta. Acesse
e conheça nossa calculadora.

Como organizar o casamento na praia?

Antes de mais nada, é importante escolher em qual cidade/praia você pretende se casar. São inúmeras opções, afinal, no Brasil, dependendo da cidade ou estado é possível realizar o casamento na praia em qualquer período do ano.  O destination wedding é uma ótima opção para quem quer fazer o casamento na praia.

Ana Beatriz Donadio, proprietária do Velas do Engenho Pousada e Eventos, reforça a importância de contratar uma assessora desde o início, pois essa profissional vai organizar e direcionar melhor os objetivos do casal em relação aos fornecedores e adequar a melhor forma dentro do budget dos noivos.

Uma vez escolhido o local, é preciso checar toda estrutura do espaço e verificar se a cerimônia será realizada em alguma área interna ou se será pé na areia mesmo.

Além disso, é importante saber se o espaço de eventos escolhido possui alguma área coberta em caso de chuva na hora da cerimônia. Por isso, é essencial checar todos os detalhes possíveis e imprevistos que podem acontecer no casamento na praia. Afinal, não se controla a natureza e é sempre bom ter um plano B na manga e todo o suporte e assistência por parte do espaço para que tudo corra bem.

“Quando falamos de casamento na praia, na areia, contamos sempre com a colaboração do tempo, né? O mais importante é ter um espaço que comporte qualquer tipo de clima. Temos uma estrutura coberta de 200 metros quadrados, que fica de frente para o mar”, explica Kristine Sorensen, proprietária do PRIS Hotel.Pris Hotel Casamento na praia

É necessária alguma autorização para casar na praia?

Primordialmente, um casamento na praia requer alguns cuidados, entre eles, se informar a respeito da autorização para a realização. Isso se consegue com a prefeitura local. Geralmente, são cobradas algumas taxas sim, mas o custo varia de acordo com o município e por metro quadrado do espaço público utilizado.

A dica é: peça ajuda para sua assessora de casamento ou para o espaço com quem irá fechar o evento. Não deixe isso para a última hora. A sugestão é providenciar essa autorização até 3 meses antes do casamento.

Como escolher o local para a cerimônia?

Antes de mais nada, escolha um local tenha tudo a ver com vocês dois, pois não basta simplesmente pensar em um lugar para realizar o casamento na praia, é o seu casamento, o seu dia! Além disso, toda a logística deve ser muito bem pensada e organizada, principalmente se optar por alguns fornecedores de fora, bem como nos convidados que vão se deslocar para o seu casamento.

Hellen Nogueira Assessoria - casamento na praia
Clique aqui para solicitar um orçamento à empresa de assessoria deste casamento!

Portanto, façam algumas visitas técnicas nos espaços escolhidos, mas ainda não definidos e vejam está de acordo com a proposta do casamento e se tem toda a infraestrutura adequada para realizar o casamento na praia.

Daniel Santos celebrante - casamento na praia
Clique aqui para solicitar um orçamento ao celebrante deste casamento na praia!

Casamento na praia possibilita algumas opções como casar com pé na areia ou com vista para o mar. Caso os noivos optem por casar com o pé na areia é preciso considerar a tábua de maré (movimentação da maré ao longo do dia). Outra dica é fugir da praia na época de temporada, pois tudo fica mais difícil para os convidados e fornecedores”, comenta Ana Beatriz Donadio.

Para quem deseja inspirações de locais paradisíacos para fazer um casamento na praia, veja essa seleção que o Salve a Noiva fez com os destinos mais buscados para um casamento de frente para o mar.

Casar com uma paisagem paradisíaca é o sonho de muitas noivas. Foto: Freepik

Quais são os melhores meses para casar na praia?

Hellen Nogueira Assessoria casamento na praia
Clique aqui para conhecer o trabalho da assessora de casamento deste evento!

Abril: Com temperaturas mais amenas é uma ótima opção para casamento na praia. Porém, por ser um mês bastante procurado, o custo é um pouco mais elevado.

Maio: Também é um mês que quase não chove, ufa! E já deixou de ser o mês das noivas, com isso, os preços são mais acessíveis, porém, as flores têm um custo mais elevado por conta de outras comemorações.

Agosto: O mês das superstições e tão temido pelos casais é um dos melhores meses para realizar o casamento na praia por conta da demanda que ainda é baixa. Agosto também não é um mês de chuva, porém, venta bastante.

Vale destacar que setembro é uma ótima opção para realizar o casamento na praia, mas por ser um período com alta demanda os preços são mais salgados. Mas um casamento no mês das flores é incrível!

banner checklist da noiva

Existe o melhor horário para casamento na praia?

Praia é luz! E para que a natureza faça parte do cenário e decoração do seu casamento na praia o ideal é que o casamento aconteça pela manhã, em épocas de temperaturas amenas ou no pôr do sol. Sendo assim, sem dúvidas este é um cenário incrível com fotos perfeitas para compartilhar e guardar de recordação de um dia memorável.

Hellen Nogueira Assessoria de casamento na praia
O pôr do sol é romântico e agradável para o casamento na praia. Foto: Acervo Hellen Nogueira.

O casamento até pode ser realizado no horário do almoço, desde que não seja naqueles dias muito quentes, com sol escaldante e que a área do evento tenha infraestrutura para acolher os convidados. Sendo assim, não há nenhuma objeção.

Decoração do casamento na praia

O mar já é um cenário e tanto para o casamento, portanto, evite excessos. Assim como em qualquer outro formato de casamento, a personalidade do casal deve estar presente em cada detalhe.

Márcio Norris fotógrafo de casamento na praia
Clique aqui para falar com este fotógrafo de casamento na praia!

Primordialmente, na decoração, opte por elementos temáticos como conchas, corais, estrelas do mar, búzios. Nesse sentido, elementos rústicos como palha, juta e sisal combinam bastante com o clima praiano.

Assim como, flores mais resistentes também são bem-vindas. Astromélias, callas, gérberas, margaridas, girassóis e claro, mosquitinhos. Nesse sentido, as cores precisam contrastar com a areia, a luz e o mar. Invista em folhagens, elas dão um toque rústico para a decoração do casamento na praia.

Gastronomia: o que servir para os convidados?

Primeiramente, a aposta certeira é em pratos e bebidas refrescantes. Nesse sentido, fuja das massas e alimentos quentes e pesados, e os Finger Foods, que chegaram para ficar, são uma ótima opção para casamento na praia e podem ser servidos tanto em ilhas gastronômicas quanto em porções individuais. Saladas de qualquer tipo são perfeitas para a ocasião, só não esqueça a proteína.

Gastronomia casamento - camarão
Gastronomia é um dos pontos altos do casamento. Foto: Freepik.

Logística dos fornecedores

Se o local escolhido para o casamento não tiver toda a infraestrutura necessária para a realização do evento, será necessário contratar fornecedores de fora e isso certamente aumentará o valor das despesas. Nesse sentido, antes de fechar qualquer serviço, verifique com sua assessora de casamento a melhor solução que couber no budget.

Fornecedores que podem te ajudar a realizar o casamento

Espaço para casamento na praia

Antes de mais nada, Hotel em Barequeçaba, com excelente custo benefício, espaço rústico, com piscina e salão de vidro com vista para o mar.. Sendo assim, conta com hospedagem para o fim de semana e possibilidade de cerimônia pé na areia.

Pris Hotel para casamento na praia
Clique aqui para obter uma cotação deste espaço para casamento na praia!

Decoração criativa

Primeiramente, elementos rústicos e temáticos dão o toque especial e informal na decoração do casamento na praia. Tire suspiros de seus convidados com uma decoração totalmente integrada à natureza.

Decoração casamento na praia - Laura Savitci
Clique aqui para saber mais sobre o trabalho desta empresa de decoração de casamento!

Celebrante na praia

Antes de mais nada, o celebrante de casamento tem a importante missão de impactar a celebração do enlace com palavras tocam o coração de todos através da história de amor do casal.

Daniel Santos celebrante de casamento
Clique aqui e solicite um orçamento a este celebrante de casamento!

Alianças de casamento

Primeiramente, símbolo da união e do amor, as alianças podem ser levadas ao altar em porta alianças em formato de concha. Já imaginou confeccionar a própria aliança de casamento? Sim, isso é possível!

Dia da Aliança - casamento
Solicite um orçamento de aliança de casamento clicando aqui!

Fotógrafo de casamento na praia

Já imaginou seu casamento com aqueles registros de fotos e vídeo incríveis? A luz natural da praia e seu cenário paradisíaco revelam imagens perfeitas de um dia especial e inesquecível.

Buffet para casamento

Se o local para casamento na praia escolhido for Ubatuba, aposte nesse serviço de Buffet que une ingredientes frescos com uma pitada de ousadia na gastronomia tradicional e litorânea.

Buffet para casamento Caetê Eventos
Solicite uma cotação a essa gastronomia para casamento, clique aqui!

Assessoria especializada em casamento na praia

Contratar uma assessoria de casamento especializada em eventos na praia é perfeito. Com habilidades nesse ambiente e equipe qualificada, os noivos poderão entregar o evento nas mãos dessa profissional e só curtir o momento.

Assessora casamento na praia Hellen Nogueira
Clique aqui e obtenha uma cotação de serviços de assessoria desta empresa!

Macarons para adoçar sua festa

Aqui os deliciosos macarons são produzidos com uma combinação das sofisticadas técnicas francesas e o uso de ingredientes típicos brasileiros. Já imaginou o resultado disso? Humm…

May Macarons casamentos
Agende sua degustação com esta empresa de macarons, clique aqui!

Bolo e doces

Sabores surpreendentes e a aparência irresistível é o que chama a atenção na mesa de doces, além do bolo de casamento. Um visual clean e sabores leves e texturas aveludadas para deixar seu casamento na praia ainda mais encantador.

Manu Tassi Atelier Doces e Bolo
Clique aqui para agendar sua degustação!

Bar na praia

Surpreenda seus convidados com drinks incríveis. São mais de 30 tipos de frutas e 30 tipos de coquetéis nacionais e internacionais para deixar seu casamento na praia ainda mais gostoso e ser lembrado por todos.

Liquid Coquetéis
Conheça o serviço de bar desta empresa clicando aqui!

Convites personalizados

Sempre falamos que o convite de casamento dá sinais de como será o evento, então capriche na escolha do convite do seu casamento na praia e utilize elementos temáticos para dar o tom do evento.

RA Paper Convites e Papelaria
Saiba quanto custa essa papelaria e convite de casamento clicando aqui!
Sobre a Lejour

Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento. Nossas ferramentas são inéditas e ajudam a definir o orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.

Com isso, nós podemos facilitar sua jornada do casamento! Converse com o time de especialistas.

banner painel Lejour

Veja também:

Mini wedding na praia | saiba como fazer

Quanto custa casar? Os 3 principais itens de casamento

Decoração para casamentos ao ar livre

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados