Categorias
Search
Close this search box.
casamento romântico

Casamento Rústico charmoso e lindo | 5 dicas para realizar o seu

Escolha do espaço, paleta de cores, arranjos florais. Todos os detalhes precisam estar alinhados para que o casamento rústico seja perfeito!

Da escolha do espaço, paleta de cores, arranjos florais… Todos os detalhes do casamento rústico precisam estar alinhados para que a cerimônia, com uma pegada mais natural, fique ainda mais charmosa.

Sendo assim, os preparativos para o casamento estão disponíveis no Checklist dos noivos Lejour. Baixe e confira! Veja o que você pode fazer!

Villa Mandacaru - casamento rústico
banner checklist do casamento 2

Principais dúvidas sobre casamento rústico

O que é um casamento rústico?

Primeiramente, tudo depende da personalidade dos noivos. No caso de um casamento rústico, o casal busca ter um contato com a natureza profundo, sem contar uma intimidade a mais com os convidados, que costuma acontecer, por conta do formato reduzido do evento, tendendo mais para um mini ou micro wedding.

Como fazer a decoração de um casamento rústico?

Antes de mais nada, a decoração de um casamento rústico precisa de muita atenção. Uma maneira de deixá-lo ainda mais caloroso e receptivo é por meio da decoração. Por ter um clima mais bucólico, é necessário encontrar um equilíbrio entre aos desejos do casal quanto ao mobiliário e outras partes da decoração e o local da celebração, para não exagerar e ficar muita informação.

O que usar em um casamento rústico?

Pensando no vestido de noiva e no terno do noivo, principalmente, o ideal é que as roupas combinem com o clima da festa. Os estilos voltados mais para o boho chic, rendas e outros detalhes artesanais ficam lindos nos vestidos. Para os homens, uma paleta de cores mais claras pode ser uma ótima alternativa.

Quanto custa fazer um casamento rústico?

Antes de mais nada, confira a Calculadora do Casamento Lejour para definir seu orçamento e quanto irá gastar em cada etapa! Todavia, os custos de um casamento rústico tendem a aumentar ou diminuir mais por conta dos espaço e do buffet. A dica é pesquisar bastante!

Confira 5 dicas para realizar o casamento rústico

1. Escolha bem o espaço de casamento

Primordialmente, um casamento rústico é para pessoas que querem fugir um pouco das cerimônias convencionais e proporcionar experiências surpreendentes aos seus convidados.

“Geralmente, você escolhe um cenário cercado de natureza e ambientes exclusivos, para fazer um casamento no estilo boho no campo, trazendo uma atmosfera intimista com um toque de sofisticação”, conta Jamila Santana, wedding planner da Jah Eventos!

Por isso, é preciso olhar com atenção a escolha do espaço que o casal quer usar para fazer esse tipo de evento. Então, a princípio, ter o lugar fechado é um dos primeiros passos, que também pode ajudar na parte da decoração. Dependendo do fornecedor, ele já vem com pacotes de mobiliário ou até parcerias com decoradores da região.

Pousada Velas do Engenho

2. Pense na data e como estará o clima

A data e, sobretudo, a estação que estará vigente neste dia escolhido também merecem atenção. Normalmente, um casamento rústico tende a ser mais ao ar livre ou ter partes do evento nesses espaços. Então, é bom pensar e perguntar, para os donos do espaço e para a cerimonialista que está auxiliando, sobre como é o clima, se venta, se chove, faz frio e tudo mais.

“Pense nos convidados, em como você vai recebê-los nesse lugar. Um casamento rústico tende a ser mais intimista, menor, e, desta forma, entender essas questões também é um ato de carinho. Aliás, a logística conta também como um item a ser pensado”, indica a wedding planner Bel Benkler.

3. Decoração: mobiliário, arranjos, iluminação…

Antes de mais nada, para a decoradora Daniela Coke, da DC Decorações, os espaços na natureza, com jardins, folhagens, entardecer, sempre são escolhas campeãs entre os casais.

“Ambientes externos nos transmitem uma certa sensação de relaxamento, são mais chiques, boêmios e dão um ar de harmonia total com o natural”, revela ela.

DC Decorações de casamento

Nesse sentido, pensando em decoração de um casamento rústico, é imprescindível estar com o espaço, o mobiliário, os arranjos florais, as louças, toalhas e outros elementos, todos alinhados. De maneira idêntica, a paleta de cores precisa conversar com todos esses itens citados anteriormente.

“Definir a decoração do casamento é um dos momentos mais divertidos dos preparativos para a festa e, com certeza, é preciso dar atenção às paletas de cores. Afinal, ela é o coração da identidade visual da cerimônia, responsável por padronizar todas as cores usadas na decoração e em outros itens importantes da festa. A paleta de cores para o casamento é um dos primeiros detalhes a serem definidos na decoração e também é um dos detalhes mais difíceis de escolher”, reflete Dani.

banner descubra lista de presentes

4. Com que roupa eu vou?

Tanto quanto a decoração, para um casamento rústico, os trajes dos noivos também uma importância enorme. Sendo assim, para as mulheres, procure por vestidos mais fluidos, com detalhes artesanais como rendas, laços, aplicações e bordados. Caudas, véus e grinaldas menores e mais delicadas combinam com esse tipo de evento.

Nesse sentido, as especialistas indicam procurar bastante, experimentar todos os modelos e sentir no corpo, para ver se não pesam, não incomodam, e se tem conexão com o casamento.

Villa Mandacaru espaço casamento rústico

Primordialmente, para os homens, ternos de cores claras ou até outros tons escuros, menos os pretos, se harmonizam com a ocasião. Detalhes, como gravata, sapatos, colarinho da camisa, precisam ser delicados e mais informais.

5. Beleza rústica

Da mesma forma que o vestido tem sua relevância, a beleza, com cabelo e maquiagem, seguem o mesmo esquema. Portanto, converse com o profissional que você escolheu para ver quais serão as diretrizes de pele, penteado, finalização com efeito matte ou não..

Maquiagem noiva casamento rústico
Harmonização é a chave da beleza da noiva. Foto: Freepik.

Nesse sentido, o importante é sempre buscar diversas referências antes, em lugares como o Instagram e o Pinterest, especialmente de cores, para harmonizar maquiagem e arranjo floral (se tiver) com a paleta de cores do casamento rústico.

Sobre a Lejour

Primeiramente, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

banner RSVP online

Veja também:

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Cerimônia de casamento: conheça 8 tipos de rituais para se inspirar

10 melhores espaços para casamento no campo

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.