Casamento sustentável | Saiba como fazer

Você já pensou em fazer um casamento sustentável? Veja todas as dicas para realizar o seu, com todo cuidado que a natureza merece!

Antes de mais nada, você já pensou em fazer um casamento sustentável? Cada vez mais os noivos têm se preocupado com os impactos que uma festa de casamentos pode gerar – e esse desejo é totalmente válido.

Casamento sustentável Fazenda Vassoural
Clique aqui para conhecer este espaço que se preocupa em realizar um casamento sustentável!

Se você quer fazer um eco wedding, mas não sabe por onde começar, preparamos um guia bem completo. Confira!

banner calculadora de casamento Lejour

Dúvidas sobre casamento sustentável

Primeiramente, tem dúvidas sobre a organização de um casamento ecologicamente correto? Calma, nós esclarecemos tudo!

Como fazer um casamento sustentável?

Antes de mais nada, para ter uma festa mais sustentável, é preciso estar atento a alguns pilares importantes. Primeiramente, um dos pontos que faz toda a diferença é a questão do descarte de materiais, isto é, substituir tudo aquilo que pode gerar lixo para a natureza, especialmente quando envolve o uso de plástico, materiais tóxicos e não recicláveis. Outro ponto essencial é reduzir tudo aquilo que gera desperdício – de comidas a lembrancinhas. Portanto, um bom RSVP se torna essencial.

Finalmente, outro pilar importante de um eco wedding diz respeito à logística de transporte do evento. E isso envolve todos: fornecedores, convidados e noivos. Esse é um dos fatores que mais gera impacto para o meio ambiente. Apostar em fornecedores locais, por exemplo, é uma boa forma de reduzir isso.

O que é um casamento sustentável?

Primordialmente, um casamento ecologicamente correto é aquele em que há a preocupação de minimizar os impactos causados ao meio ambiente. Isso pode acontecer através da escolha de fornecedores que têm ações sustentáveis bem como do corte de itens e produtos que prejudicam a natureza.

O que é convite sustentável?

Antes de mais nada, uma boa opção de convite de casamento sustentável é o modelo feito com papel semente, que pode ser replantado e gerar uma nova plantinha.

Quais as melhores lembrancinhas sustentáveis para casamento?

Primeiramente, em um casamento sustentável, a ideia é apostar em itens que não vão gerar desperdício e que serão realmente aproveitados pelos convidados. Além disso, se possível, evitar o uso de materiais que produzem danos ao meio ambiente, como o plástico. Nesse sentido, os vasinhos de suculentas e alguns itens comestíveis podem ser uma boa opção.

Casamento sustentável custa mais caro?

Em primeiro lugar, o cálculo do casamento é feito pelo número de convidados, atrações, espaço, decoração e gastronomia. É mito que algo sustentável custa mais caro. Para definir o valor do seu casamento, use a Calculadora do Casamento Lejour e saiba quanto irá custar!

Casamento sustentável: por onde começar?

A sustentabilidade pode estar presente na festa de diferentes maneiras. Para Levy Maeda, sócio-diretor do espaço Villa Mandacaru, ao falarmos de casamento estamos, de certa forma, pensando sobre o futuro – afinal muitos casais pensam em ter filhos e em construir uma família.

“Nesse sentido, nada melhor que começar essa história já pensando no planeta que eles querem deixar para o futuro”, comenta Levy Maeda.

Villa Mandacaru espaço de casamento
Villa Mandacaru, reconhecido por suas ações sustentáveis.

Para Lia Vergueiro Rosario, sócia da Fazenda Vassoural, seria muito legal ter uma consciência coletiva dos espaços e dos casamentos para tentar ter eventos mais sustentáveis

Veja dicas sobre como fazer uma festa de casamento mais sustentável:

Destinação de resíduos

Um dos principais pontos principais quando se fala em eco weddings é a destinação dos resíduos, isto é, como reduzir o lixo e para onde ele vai após a festa. Nesse sentido, de acordo com Levy Maeda, algumas medidas que os noivos podem tomar e cobrar de seus fornecedores é com relação à separação de lixo orgânico e lixo limpo.

“Primeiramente, é preciso avaliar o destino de ambos. No caso do orgânico, ele pode ir para uma composteira ou um biodigestor. Em contrapartida, o lixo limpo pode ser direcionado para uma cooperativa e há espaços que possuem um processo próprio de separação”, comenta Levy Maeda.

Destinação de resíduos - casamento sustentável
Destinação de resíduos é item-chave para o início da sustentabilidade. Foto: Freepik.

Tal qual a Villa Mandacaru faz, Lia Vergueiro Rosario conta que a Fazenda Vassoural usa o sitema de biodigestor.

“O esgoto que o casamento produz é 100% tratado através de um sistema de bactérias que ‘comem’ o esgoto. Como resultado, nós descartamos a água limpa para natureza, com cerca de 90% de pureza. Igualmente, esse processo também gera o biogás, que serve para aquecer as águas dos chalés das fazendas”, revela.

Do mesmo modo, a Fazenda Vassoural também destina as sobras de alimentos nos casamentos para porcos e galinhas do espaço.

“Aos domingos, após a festa, já destinamos a alimentação para os animais”, relata Lia Vergueiro Rosario.

banner checklist da noiva

Trocas inteligentes

Sob o mesmo ponto de vista, os noivos podem fazer escolhas de produtos que gerem menos lixo para o meio ambiente. Levy Maeda cita algumas medidas:  

Villa Mandacaru espaço de casamento
Clique aqui para conhecer este espaço de casamento com ações sustentáveis!
  1. Proibir o uso de copos e canudos de plástico;
  2. Substituir o papel celofane dos docinhos e bem-casados;
  3. Trocar o saco plástico dos banheiros por opções de papel;
  4. Uso de formas de energia mais limpas – como a solar;
  5. Vestido da noiva com tingimento natural;
  6. A papelaria pode ser feita com fibras naturais;
  7. Buffet com opções vegetarianas ou vegana;
  8. Evitar o uso de lembrancinhas com plástico e materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Sustentabilidade x Decoração de Casamento

Você sabia que um dos grandes vilões da sustentabilidade nos casamentos são as espumas florais? Se você nunca ouviu falar nisto, trata-se de um item que é utilizado em arranjos, vasos e ainda em arcos florais.

Decoração de casamento sustentável.
A decoração de casamento pode ser um grande poluidor. Cuidado! Foto: Villa Mandacaru.

Ele tem como utilidade manter a umidade das flores assim como deixa-las bem fixadas. Entretanto, apesar de práticos, estes itens são feitos a partir de micro partículas de plástico comprimidas. De acordo com Levy Maeda, este material não é biodegradável, além de ser tóxico e extremamente prejudicial para o meio ambiente.

“E não dá basta separar a flor e a espuma na hora do descarte, pois não vai adiantar. A água que está no vaso, quando for despejada, já está repleta de micro plásticos. Vai cair no esgoto, nos rios e oceanos e vai chegar até os animais aquáticos. E a espuma que sobrou, mais compacta, certamente vai parar em um aterro e ficar lá por anos”, explica Levy Maeda.

No exterior, criou-se até um movimento chamado #nofloralfoam, em que decoradores questionam o uso dessa espuma e mostram vários arranjos feitos sem elas.

De maneira idêntica, é preciso tomar cuidado com a destinação das flores após o evento.

“Eventualmente, é possível usar flores plantadas ou que possam ser doadas para ONGs que presenteiam casas de idosos e outras instituições”, sugere Levy.

5 lembrancinhas de casamento sustentável

Antes de tudo, a palavra de ordem é evitar plástico e itens que serão desperdiçados/descartados. De maneira idêntica, é preciso redobrar os cuidados com as embalagens para não acumular lixo desnecessário. Veja opções de lembrancinhas eco-friendly:

1.       Suculentas ou sementes

Uma ótima opção para decorar a casa dos convidados sem prejudicar o meio ambiente. E, com certeza, eles lembrarão com carinho do seu grande dia ao ver o vasinho em casa. Se preferir, vale dar também sementes para que as pessoas plantem em casa.

Lembrancinhas sustentáveis - suculenta
Suculentas são opção de lembrancinha sustentável. Foto: Freepik.

2.       Canudos de bambu ou alumínio

Com a proibição dos canudos de plástico em alguns lugares, certamente esta será uma lembrancinha super útil.

Canudos de bambu
Que tal presentear seus convidados com canudos de bambu ou alumínio? Foto: Freepik.

3.       Marcador de livro

Os aficionados por leitura vão amar esta opção! Dá para usar algo temático relacionado à história do casal. Também é possível incluir uma frase do poema preferido dos noivos.

Marcador de livro - lembrancinha casamento
Uma opção de lembrancinha para os leitores ávidos e românticos. Foto: Freepik.

4.       Lembrancinhas comestíveis

Estas opções costumam fazer sucesso e acabam rapidinho – assim, não tem desperdício! Dá para ter o famoso bem-casado, brownies, bolachinhas, amêndoas, geleia, mel, entre outros. Só fique de olho: nada de usar plástico ou papel celofane nas embalagens.

Uma opção de lembrancinha sem desperdício. Todo mundo ama! Foto: Freepik.

5.       Eco bags

Quanto menos sacolas de plástico circulando por aí, melhor. E que tal auxiliar seus convidados nesta empreitada? Uma eco bag com uma estampa descolada pode ser uma ótima lembrancinha.

Ecobag lembrancinha sustentável
Uma opção de lembrancinha pra lá de útil! Foto: Freepik.

Alianças sustentáveis

Quem diria que até as alianças iriam entrar na onda sustentável? Hoje, existem opções com metais reciclados no mercado, como é o caso da aliança de moedas. Para quem quer dar um significado ainda mais especial ao momento, é possível renovar uma joia de família. No entanto, caso os noivos optem por comprar a aliança de ouro tradicional, vale sempre checar a origem e processos de extração e produção da joalheria.

Alianças de casamento
Aliança de moeda é opção com metal reciclado. Foto: Freepik.

Forminhas de doces sustentáveis

Para reduzir o lixo, alguns doces podem ser servidos diretamente nas bandejas ou suportes. No caso de doces como o brigadeiro, por exemplo, em que isso se torna mais difícil, o ideal é apostar em forminhas de papel reciclável.

Forminhas de doce casamento
Se possível, evite usar forminhas no casamento. Foto: Freepik.

Vestido de noiva sustentável

A princípio, uma opção é reformar um vestido de noiva de alguém da família, dando um novo significado a uma peça que já é bem especial. Ao mesmo tempo, a noiva já garante o item antigo  da tradição “Something old, something new, something borrowed, something blue”.

Vestido de noiva sustentável
Reformar vestidos de família é uma alternativa sustentável. Foto: Freepik.

Todavia, caso você queira um vestido novo, procure por modelos com tingimento natural e, se possível, feitos com seda orgânica.

Convite de casamento sustentável e papelaria

Quanto menos papel e itens impressos, melhor para seu casamento.De acordo com Ariane Mayer, gerente de sustentabilidade e economia circular da Solví Essencis Ambiental S.A., a digitalização é uma tendência.

Convite e papelaria de papel reciclado
Papel reciclado é uma boa opção para eco weddings. Foto: Freepik.

O save the date, por exemplo, pode ser feito digitalmente. Por outro lado, se os noivos fizerem questão de entregar o convite impresso, vale apostar em modelos com papel reciclado ou com papel semente, que pode ser replantado posteriormente. No dia da festa, dá para reduzir a quantidade de material impresso – não há necessidade, por exemplo, de colocar um menu por convidado – dá para fazer uma quantidade menor.

Como substituir os sparkles?

Sabemos que este adereço fica lindo nas fotos da saída da cerimônia, mas este item é de difícil descarte. Portanto, se for possível, procure substituí-lo por pétalas ou folhas picadas.

Sparkles casamento
Sparkles são de difícil descarte. Foto: Freepik.

Restaurantes & buffets

Uma boa solução para estes fornecedores, de acordo com Ariane Mayer, é usar biodigestores para resíduos orgânicos.

Práticas sustentáveis restaurantes e buffets
Biodigestor auxilia no descarte de resíduos orgânicos. Foto: Freepik.

“Ao contrário da composteira, não tem restrição de materiais. Ainda, a decomposição dos alimentos gera metano que pode alimentar o fogão industrial. Enfim, esta é uma economia interessante para os estabelecimentos, uma vez que o preço do gás está altíssimo”, recomenda.

Impactos da logística e créditos de carbono

Sobretudo, todas as medidas citadas anteriormente já são muito parecidas com o que fazemos em nosso cotidiano em nossas casas. Entretanto, de acordo com Levy Maeda, se levarmos em consideração a situação atual de um colapso ambiental mundial, elas são pequenas diante do impacto que o mercado de eventos gera.

Transportes e o crédito de carbono
Transporte de materiais e convidados causa impacto no meio ambiente. Foto: Freepik.

“Obviamente, não podemos desconsiderá-las. Essas são as primeiras atitudes que precisam ser pensadas –  mas seria interessante entrar também em um nível mais profundo para neutralizar este impacto de fato”, aponta Levy Maeda.

Definitivamente, para aprofundar esta discussão, Levy Maeda afirma que é fundamental entender o conceito de créditos de carbono. Calma, o nome pode parecer um pouco complicado, mas vamos tratar ponto a ponto para que você entenda tudo:

O que é o crédito de carbono?

O crédito de carbono, de acordo com Levy, é uma medida padronizada para saber o quanto determinado país, cidade ou evento vai impactar na camada de ozônio. Nos eventos, a maior parte do carbono emitido se dá através dos combustíveis que são queimados para que esse evento aconteça. Desta forma, é preciso levar em consideração os deslocamentos realizados por fornecedores e convidados (assim como os tipos de veículos utilizados), o uso de combustível do gerador, entre outros fatores. Tudo isso gera uma determinada quantidade de emissão de CO₂.

Como calcular o impacto ambiental de um casamento?

Para ficar ainda mais claro: se quisermos calcular o impacto em um casamento para 100 convidados em uma fazenda, a cerca de 100 km de São Paulo, teremos que levar em conta os deslocamentos realizados por fornecedores, convidados e noivos. Além disso, é preciso contabilizar também o gerador que usa combustível de origem fóssil e fica queimando durante horas. Existem calculadoras online que podem auxiliar nesta conta.

Impacto ambiental no casamento - Villa Mandacaru
Clique aqui para conhecer este espaço que se preocupa com ações sustentáveis!

E por que ter essa informação é importante? Quando você entende o impacto gerado pelo seu evento, você poderá fazer a compensação.

Como fazer a compensação?

Ok, apostamos que sua dúvida agora é: como funciona isso? Um crédito de carbono corresponde a uma tonelada que deixou de ser emitida para a atmosfera. A princípio, uma forma de uma empresa ganhar estes créditos é ao substituir os tipos de combustíveis usados, escolhendo opções menos prejudiciais. Quando isso acontece, a empresa tem que emitir um certificado e  pode comercializar os créditos para outras (o que pode ser feito através da Bolsa de Valores, fundos ou da negociação direta), criando assim um mercado de compensação.

Noivos Villa Mandacaru
Foto: Villa Mandacaru

Todavia, esta compensação ainda é muito rara no mercado de eventos, segundo Levy Maeda. No entanto, poderia ser extremamente benéfica.

“Da mesma forma, quando os noivos querem neutralizar os impactos desse evento, se eles contrataram fornecedores que fazem isso, para o casal só resta neutralizar a emissão dos próprios convidados. Logo, se cada convidado fizer isso periodicamente, não vai sobrar quase nada para os noivos. Por fim, é importante ressaltar que esse é um movimento progressivo e comunitário. Então, é inevitável que em algum momento essa sustentabilidade se torne uma condição para os fornecedores trabalharem”, pontua Levy Maeda.

Bem como Levy, Lia Vergueiro Rosario acredita que é um processo difícil de ser inserido neste mercado.

“Meu marido trabalha com crédito de carbono e já tentou fazer um selo de evento verde. Ele já tentou vender tags de crédito de carbono para calcular qual é a pegada que cada um dos convidados e fornecedores deixam, mas não é muito não é muito fácil vender isso para casamento. Para corporativo, é mais fácil”, alerta.

Fornecedores para um casamento sustentável

Antes de mais nada, a Lejour facilita a busca por fornecedores que se preocupam com a natureza e disponibiliza uma categoria de fornecedores sustentáveis. Separamos alguns deles para apresentar a vocês, confira!

Espaço para eco wedding em Itu

Em meio à natureza e construído com madeiras de demolição, a arquitetura charmosa e original compõe um ambiente rústico. Primordialmente, em seu contrato, traz cláusulas relacionadas à sustentabilidade, como a proibição de copos descartáveis e canudos de plástico. Simultaneamente, outra preocupação espaço é com o destino de resíduos, os orgânicos vão para um biodigestor e e o lixo limpo é reciclado por uma cooperativa. Conta ainda com uma usina de energia solar.

Villa Mandacaru
Clique aqui para falar com este fornecedor sustentável!

Antiga fazenda de café em Itu

Com mais de 200 anos e estrutura histórica preservada, apresenta uma paisagem bucólica e romântica. Dessa forma, este espaço é perfeito para casamentos rústicos. Conta com biodigestor, coleta seletiva feita por cooperativa e destinação de resíduos de alimentos para animais.

Fazenda Vassoural
Clique aqui para agendar uma visita neste espaço!

Buffet com delícias orgânicas

Conheça o buffet que conta com uma gastronomia inspirada em arquitetar delícias orgânicas brasileiras. Além disso, trabalha uma gastronomia agrícola e sustentável. 

Buffet Arquitetando Paladar
Conheça este buffet e agende uma degustação. Clique aqui!

Sítio em Atibaia para casamento ao ar livre

Este espaço é ideal para quem sonha com uma cerimônia ao ar livre, assistindo ao pôr do sol em frente a um lindo lago.  Assim também, oferece um ótimo custo benefício, além de um ambiente romântico e acolhedor. 

Sítio Magnólia para casamento no campo
Clique aqui para conhecer este espaço.

Espaço para festas com jeitinho de casa

Está buscando um ambiente descontraído para seu casamento? Acima de tudo, este é um um espaço para aqueles que desejam celebrar seu grande dia com deliciosas refeições e pratos, em um local super acolhedor.

Meu Quintal Espaço Casamento
Gostou desta foto? Clique aqui para agendar uma visita!

Um pedacinho da Itália em Sorocaba

Que tal se casar em um espaço com carinha de vila italiana? Definitivamente, um dos grandes charmes deste local é uma linda figueira centenária para cerimônia ao ar livre ou opção coberta na capela cristal.

Villa Asolo para casamento
Quer conhecer este espaço? Clique aqui!

Casamento na represa em São Bernardo do Campo

Se a ideia é fazer um casamento ao ar livre pertinho de São Paulo e com muita natureza, este espaço é perfeito. Atualmente, conta com três  opções de cerimônia: no deck em frente à represa, no espaço represa ou na piscina. Ao mesmo tempo, o salão ainda possui infraestrutura coberta e gastronomia própria.  

Recanto Santa Rita
Que tal visitar este espaço? Clique aqui e fale com eles!

Cerimônia ao ar livre em Itu

Antes de mais nada, localizada em Itu, esta fazenda de 1829 foi adaptada para receber casamentos super charmosos. Em suma, aqui você encontra diversos ambientes para cerimônia ao ar livre e o salão principal é cercado por montanhas, jardins e árvores centenárias.

Fazenda Embuava
Conheça este espaço e agende sua visita clicando aqui!

Espaço para casamento em Itapecerica da Serra

Primeiramente, sonha em casar em uma área decorada com muito verde, piscina iluminada, passarela e portal de entrada? Então conheça este espaço em Itapecerica da Serra, com excelente localização e ótimo custo benefício.

Espaço Pais e Filhos Casamento Sustentável
Clique aqui e fale com este espaço de casamento sustentável!

Casa charmosa para casamento em São Paulo

Em primeiro lugar, o espaço se destaca pela criatividade da cozinha e pelos ambientes de design sofisticado. Sendo assim, madeiras nobres, tijolos de demolição, estruturas retráteis de vidro e peças exclusivas compõem seus espaços versáteis.

Espaço Cantaloup
Agende sua visita a este espaço, clique aqui!
Sobre a Lejour

Primordialmente, a Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem facilitar a vida na hora de organizar o casamento. Como resultado, aqui você encontra e contrata os melhores fornecedores para o seu evento. Clique aqui para falar direto em nosso chat!

banner painel Lejour

Veja também:

Casamento na pandemia | Tudo o que você precisa saber

Quanto custa casar? Os 3 principais itens de casamento

Pacote para casamento: como funciona?

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados