Categorias
Search
Close this search box.
lista de convidados

Noivas contam: Como diminuir a lista de convidados do casamento

Conversamos com noivas reais para saber quais critérios elas usaram para diminuir o número de pessoas no casamento

A lista de convidados é uma fator determinante quando o assunto é casamento. É a partir do número de pessoas que serão chamadas para o evento que se calcula o custo da maioria dos itens do grande dia, como buffet, bebida e lembrancinhas.
Uma das questões que mais tira o sono das noivas neste período de planejamento é “como diminuir a lista de convidados?”. Longe de ser fácil, essa tarefa muitas vezes envolve sentimento e, em alguns casos, politicagem.
Conversamos com noivas reais para saber quais critérios elas usaram para diminuir o número de pessoas no casamento. Vem saber:
Carolina
“Sem dúvida a parte da lista de convidados foi a mais difícil da organização do casamento. Foram inúmeras listas e possibilidades de festas até definirmos o que realmente seria. Depois de colocar todas as opções em planilhas intermináveis tanto de convidados como de gastos, concluímos que seria melhor fazer uma festa para 250 convidados. No nosso caso as famílias já são enormes, então, acabamos convidando familiares e os amigos que realmente convivem com o casal. Também incluímos algumas pessoas que tiveram um papel importante na história de um dos noivos mesmo o outro não conhecendo.
Fazer a lista de casamento nunca será fácil assim como montar o casamento, acho que bom senso é a solução tanto para os noivos como para os amigos e familiares que infelizmente não foram convidados. Todos passarão por essa dificuldade em um momento e vão entender a quantidade de gastos que envolve um casamento.  
Uma dica: esquecer do assunto depois que encaminhar os convites.”
Lorena
“A parte mais difícil é quando você compreende que uma lista de 200 pessoas como a nossa, na verdade, é muito maior, pois todo mundo tem um par ou acompanhante para levar.
Outra questão são os colegas de trabalho, pois é muito difícil decidir entre ser política e convidar chefes ou só chamar quem eu realmente considero importante naquele dia.
Também tentamos eliminar as pessoas com quem não falamos sobre o casamento e quem pudessem ficar deslocadas por não conhecer mais ninguém que estaria na festa.”.
 
Maíra
“O primeiro passo foi fazer uma lista ampla com todas as pessoas que eu gostaria de chamar. Logo depois, definir o número de convidados que a festa teria e, assim, começaram os trabalhos para adaptar a primeira lista à lista real.
Tirei familiares que não tenho muito contato, como pessoas que nunca vejo e que não sei direito nem o nome. No final, a lista estava em 340 convidados e acabei me arrependendo de ter chamado tanta gente. Conforme  a data foi se aproximando, notei que tinha perdido contato com algumas pessoas da lista e que não precisaria ter convidado. Teve o caso até de pessoas que estavam com convite nominal pronto, mas que eu não entreguei porque não via mais tanta ligação assim para considerar parte desse dia tão importante”.
 
Luciana
“Lista de convidados é o maior problema dos noivos e o que gera mais atrito. Os pais influenciam muito nisso, e sabemos que é importante para eles. Por isso eu e meu noivo deixamos 10 amigos para os respectivos pais e não tivemos problemas com isso, afinal, 20 convidados não matam ninguém. O meu critério de lista foi familiares próximos e os amigos que têm convivência. O maior problema mesmo é o pessoal do trabalho, que você convive todos os dias. Para isso, convidamos apenas o chefe direto e os colegas de projeto diretos. Também procurei evitar ao máximo falar sobre o casamento no trabalho ( isso é uma tortura pra uma noiva). Um fator limitante é o espaço físico. Nunca escolha um salão que caiba pessoas sem fim. O espaço físico ajuda muito a limitar o número máximo de convidados”.
 

Você pode contar com o Lejour para criar sua lista de convidados do casamento e definir qual o orçamento do seu grande dia. Clique para saber mais. 

 
Veja também:
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!