Como escolher o espaço para o casamento

O espaço do casamento é um dos primeiros (e decisivos) itens da lista da organização do grande dia

Dicas certeiras para escolher o local da sua festa

Ambiente que irá acolher os convidados e reunir todas as escolhas dos itens da festa – como móveis, mesa de bolo e decoração – o espaço para o casamento é um dos primeiros (e decisivos) itens da lista da organização do grande dia.

Para ajudar na escolha dessa tarefa tão importante, confira dicas das assessoras de casamento Adriana Sapag, da Entrevento, e Georgia Nog, da Toda de Branco, ambas de São Paulo.

Tipo de cerimônia

É preciso decidir quanto a parte legal e religiosa, pois, caso a cerimônia seja feita no mesmo espaço que a festa de casamento, será necessária uma maior metragem.

A montagem e desmontagem de ambientes (começar como cerimônia e, após, ser montado para festa), pode impactar no evento, atrapalhando a fluidez e no bem-estar dos convidados.

Portanto, o ideal é que haja ambientações diferentes para que os momentos da festa aconteçam sem interrupções.

Número de convidados

É preciso ter um número em mente, pois é a partir dele que todo o trabalho será desenvolvido. A fim de garantir a comodidade de todos, o ideal é que o espaço comporte pelo menos 20% a mais do que o número de pessoas da lista, pois mesmo que possíveis ajustes futuros aconteçam, os convidados serão comportados com facilidade.

Localização e datas

Decididas as questões acima é preciso começar a buscar as opções. No caso de a cerimônia ser celebrada em outro local, o ideal é que a festa de casamento seja o mais próximo possível.

A dica aqui é antecedência, pois conciliar a agenda da igreja com a do salão não é uma tarefa fácil.

A facilidade de acesso, estacionamento e segurança do bairro onde será a festa também são pontos a serem levados em consideração, pensando na conveniência para todos os presentes.

Além da decoração. O estilo da festa (rústico, moderno, clássico, temático) tem de estar decidido, uma vez que a arquitetura do espaço pode interferir nos sonhos dos noivos.

Contrato

Passo importante para que as próximas providências possam ser tomadas, o contrato deve ser avaliado com calam e atenção.

Dentre os pontos discriminados, deve estar a quantidade de horas de montagem pré-evento e desmontagem pós-evento inclusas na locação, a fim de evitar multas por exceder o limite, além do alvará de funcionamento da empresa.

Outro ponto importante é verificar se há parcerias já previstas em contrato. Ou seja, os serviços adicionais que espaço para casamento oferece além do salão físico (como buffet, iluminação, música).

Pesquisar a idoneidade da empresa e também verificar os termos de possíveis cancelamentos é algo imprescindível, pois esses passos trarão segurança para todas as etapas seguintes até o final da festa.

Texto: Patrícia Milão. 

Veja também:

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários