Tipos de serviços de buffet de casamento

Conheça os diferentes tipos de serviços de buffet de casamento

5 Fotos

Junto com a decoração e a música, a comida do casamento é uma das protagonistas da festa e deve ser escolhida com cautela pelos noivos. 

Mais importante do que o que vai ser servido, é escolher um cardápio que tenha a cara do casal, corresponda ao estilo do celebração e caiba com folga dentro do orçamento.

Para ajudá-la nesta tarefa, explicamos abaixo os principais tipos de serviços de buffet de casamento

Serviço americano (ilhas e estações)

Muito popular entre as noivas brasileiras, no estilo americano são montadas ilhas ou estações com as opções de comida da festa. As pessoas comem na hora que quiserem, o que quiserem e o quanto quiserem.  Essa liberdade agrada aos convidados, que podem escolher se querem ficar sentados e comer ou dançar.  Para evitar na famosa fila para se servir, o ideal é ter um buffet completo a cada 100 convidados.

Degustação ou finger food (volante)

A proposta deste serviço é informal, com comidinhas passando e as pessoas podendo comer de pé ou em lounges. O interessante é que os convidados podem degustar diversas comidas e é possível ser mais criativo com a louça, podendo usar colheres, copinhos, taças, panelinhas de prata, cumbucas, etc. Proporciona uma festa mais dinâmica sem altos e baixos já que a comida é servida o tempo todo.

buffet de casamento

Empratado

Neste estilo, os pratos são servidos prontos, e vão até a mesa dos convidados em um determinado horário. A maior vantagem é não é preciso se deslocar para comer – o que é bom especialmente para as festas com muitas pessoas da terceira idade. A desvantagem é que esse serviço pode “engessar” o evento, já que se circula pelo espaço. Além disso, obriga os convidados a comerem na hora e na quantidade estipuladas.

buffet de casamento
We Cook Buffet

Brunch

Mistura de café da manhã com o almoço, fica delicioso quando realizado num local ao ar livre. Pode ser servido a partir das onze horas da manhã e durante toda à tarde. O que mais caracteriza esse tipo de serviço é a simplificação o que barateia consideravelmente os custos finais. Um cardápio de brunch inclui quitutes típicos de café da manhã, como pães variados, geleias e frios, bolos com e sem cobertura e outras comidinhas mais substanciosas, como omeletes, saladas e torta salgada.

buffet de casamento

Coquetel (volante)

Opção mais utilizada para os casais que possuem um orçamento mais baixo, mas que preferem oferecer algo a mais aos convidados do que o tradicional bolo com champagne. É um serviço volante no qual são servidos canapés e salgados quentes, fritos e assados, podendo ou não ser seguido de um prato.

buffet de casamento

Serviço à francesa

Muito raro nos casamentos brasileiros, o serviço à francesa  é um jantar sentado no qual o prato principal é oferecido em travessas para que o convidado se sirva. Já as entradas e as sobremesas são servidas no prato. É o serviço mais requintado.

Veja também:

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários