Os 6 tipos de serviços de buffet para casamento mais procurados

Conheça os diferentes tipos de serviços de buffet de casamento

8 Fotos

Qual a melhor maneira de servir os convidados? Conheça os diferentes e mais pedidos tipos de serviços de buffet para casamento!

canapes para casamento\
Canapés para casamento, uma ótima sugestão. Foto: Freepik

Antes de mais nada, junto com a decoração e a música, a comida do buffet para casamento é uma das protagonistas da festa e deve ser escolhida com carinho pelos noivos. 

Entretanto, mais importante do que o que vai ser servido, é que se escolha um cardápio que tenha a cara do casal, que corresponda ao estilo do celebração e que caiba com folga dentro do orçamento.

Assim, para ajudá-los nesta tarefa, explicamos abaixo os principais tipos de serviços de buffet para casamento.

Perguntas importantes na hora da escolha

Quais os estilos de buffet para casamento?

Resumidamente, os principais serviços de buffet para casamento são :
1. Serviço Americano
2. Menu degustação ou finger food
3. Empratado
4. Brunch
5. Coquetel (volante)
6. Serviço à francesa

Qual o melhor cardápio para casamento?

A escolha do cardápio do casamento deve ser feita baseada nos gostos no casal, no estilo e no budget que eles têm para o evento. Deve-se considerar se o evento é diurno ou noturno, quantidade de pessoas, estilo do casamento. Só após essa análise é possível definir o melhor cardápio.

Quanto custa um buffet de casamento para 100 pessoas?

O cálculo do buffet para casamento é feito por pessoa e por cardápio escolhido. Quanto mais opções e mais refinado for o serviço, mais caro. Em um cálculo médio, pode-se considerar entre R$150,00 e R$350,00 por pessoa.

O que o serviço de buffet oferece?

O serviço de buffet irá oferecer as opções de comida e serviços que envolvam a alimentação do casamento. Louças, garçons para recolha, garçons para servir, rechaud para as festas com essa opção de serviço, entre outros, dependendo de cada contratação.

Veja também opções de buffets para casamento incríveis clicando aqui!

Estilos de Buffet para Casamento

Escolha o tipo de serviço de acordo com as características da festa. Leve em conta se é mais formal ou não, ambiente aberto ou fechado.

Listamos os 6 estilos mais comuns de buffet para casamento no Brasil. Dessa forma, você poderá escolher com propriedade o melhor tipo de serviço.

1. Serviço americano (ilhas e estações)

Primeiramente, muito popular entre os casamentos brasileiros, no serviço americano montam-se ilhas ou estações com as opções de comida da festa.

Nesse ínterim, as pessoas se servem na hora que quiserem, escolhem suas preferências e a quantidade ideal. Essa liberdade agrada aos convidados, que podem escolher se querem ficar sentados e comer ou dançar.

ilha gastronomica
Serviço americano para buffet. Foto: Freepik

Por fim, para evitar na famosa fila para se servir, a dica é: tenha um buffet completo a cada 100 convidados.

Conheça um fornecedor Lejour que realiza esse tipo de serviço.

2. Menu degustação ou finger food (volante)

A princípio a proposta deste serviço é informal, com comidinhas passando e as pessoas pegando para comer de pé ou em lounges.

Contudo, o interessante é que os convidados podem degustar diversas comidas e é possível ser mais criativo com a louça, usando colheres, copinhos, taças, panelinhas de prata, cumbucas, etc.

finger food
Menu degustação para casamento. Foto: Freepik.

Este estilo de gastronomia, proporciona uma festa mais dinâmica, sem altos e baixos, já que a comida é servida o tempo todo.

Veja um fornecedor da Alta Gastronomia na Capital que realiza esse serviço.

3. Empratado

Antes de mais nada, no serviço empratado, servem-se os pratos prontos, que vão até a mesa dos convidados em um determinado horário.

A maior vantagem é que não é preciso se deslocar para comer, nesse sentido é bom especialmente para as festas com muitas pessoas da terceira idade.

A desvantagem é que esse serviço pode “engessar” o evento, já que se circula pelo espaço. Além disso, obriga os convidados a comerem na hora e na quantidade estipuladas.

buffet para casamento empratado
Serviço empratado. Foto: Freepik.

4. Brunch

A princípio, o brunch é uma mistura de café da manhã com o almoço, fica delicioso quando realizado num local ao ar livre.

Comumente, deve-se servir a partir das onze horas da manhã e durante toda à tarde. O que mais caracteriza esse tipo de serviço é a simplificação, o que barateia ainda mais os custos finais.

Um cardápio de brunch inclui quitutes típicos de café da manhã, assim como pães variados, geleias e frios, bolos com e sem cobertura e outras comidinhas mais substanciosas, como omeletes, saladas e torta salgada.

brunch para casamento
Brunch para casamento. Foto: Freepik.

5. Coquetel (volante)

O coquetel volante é a opção mais utilizada para os casais que possuem um orçamento menor, mas que preferem oferecer algo a mais aos convidados do que o tradicional bolo com champagne.

Sendo assim, é um serviço volante que serve canapés e salgados quentes, fritos e assados, que pode ou não ser seguido de um prato.

canape finger food
Canapés de camarão para serviço volante. Foto: Freepik.

Veja uma opção Lejour para esse Buffet para Casamento.

6. Serviço à francesa

O serviço à francesa não é tão comum nos casamentos brasileiros, mas um dos mais oferecidos na Europa.

Neste estilo, o jantar é servido enquanto o convidado fica sentado e o prato principal é oferecido em travessas para que ele mesmo se sirva.

serviço à francesa
Serviço à francesa, muito utilizado na Europa. Foto: Freepik.

Por fim, as entradas e as sobremesas são servidas empratadas. É o serviço mais requintado.

Veja também:

Como escolher o buffet para a festa de casamento

Dicas para escolher o menu ideal para o seu casamento

Como montar a mesa de doces perfeita