Categorias
Search
Close this search box.
bolo de casamento

Confira as Tendências do momento para Bolo de Casamento

Indispensável, o bolo de casamento pode – e deve – ser o dos sonhos dos noivos. Mas precisa estar em harmonia com a decoração da festa. Veja como calcular a quantidade ideal e ainda estar na moda!

Indispensável, o bolo de casamento pode – e deve – ser o dos sonhos dos noivos. Mas precisa estar em harmonia com a decoração da festa.

bolo de casamento clássico
Créditos: Bolo Cenográfico Jessica Vitor

A cerimônia de casamento é rodeada de mistérios que deixam os convidados curiosos e ansiosos para a chegada da celebração. Hoje, além do vestido da noiva, o bolo escolhido é um dos elementos que gera grande expectativa nas pessoas. Não é à toa que, ao definir esse detalhe, os noivos são criteriosos para não desapontar.

Mas, antes de optar por qualquer tendência, é importante ter em mente que o bolo de casamento dos sonhos deve ser uma combinação entre o desejo dos pombinhos e a proposta do Grande Dia, para evitar excessos e realmente surpreender quem estiver presente.

Saibam quais estilos de bolo de casamento estão em alta e escolha o que mais se encaixa à temática do evento e, claro, ao gosto de vocês!

Aposte sem medo
Estão em busca de algo diferente, para os convidados comerem com os olhos? Bolos de rolo, naked com flores de açúcar, bolos mais rústicos com cobertura espatulada em ganache de chocolate branco ou preto, bolos decorados com rendas e flores artesanais em pasta americana ou com flores coloridas são opções que estão em alta e se destacam em meio à decoração da festa.

Créditos: Flávia Vitória (Bolo Piece of Cake)
Créditos: Flávia Vitória (Bolo Piece of Cake)

Bolo de casamento com chocolate
Créditos: Artur Curvel (Bolo Piece of Cake)

Bolo de casamento branco com rosas
Créditos: Chris Picanço (Bolo Piece of Cake)

Bolo de casamento com flores e renda
Créditos: Bolo Mariana Junqueira

Bolo de casamento branco com flores
Créditos: Bolo Mariana Junqueira

Bolo de casamento na mesa de doces
Créditos: www.amarofoto.com (Bolo Jessica Vitor)

Outra tendência são os bolos altos. “O nosso maior bolo até o momento foi um de 2,60 metros. Ele tinha 10 mil orquídeas feitas em açúcar e levou três meses para ser produzido”, conta Marcelo Vignatti, sócio da The King Cake. Mas um bolo dessa dimensão não é indicado para casamentos despretensiosos e informais.

Bolo de casamento clássico e alto
Créditos: primefotocinema.com (Bolo The King Cake)

Vá de clássico
Se vocês são um casal menos ousado e preferem algo mais clean, Julie Orberg Piovezanni, sócia da Piece of Cake, ressalta que o bolo tradicional com detalhes em renda e flores brancas é uma alternativa que nunca sairá de moda. Ainda assim, para dar um toque especial e atual ao clássico bolo branco, a sugestão de Vignatti é reproduzir a renda do vestido de noiva em açúcar ou adotar o monograma utilizado na comunicação do casamento no doce.

Bolo de casamento clássico
Créditos: Bolo Mariana Junqueira

Bolo de casamento branco e clássico
Créditos: Bolo Cenográfico Jessica Vitor

Bolo de casamento clássico na mesa de doces
Créditos: www.tdigital.com.br (Bolo Jessica Vitor)

Tudo em harmonia
O modelo do bolo deve conversar com o estilo do casamento. Eventos mais informais, na praia ou no campo, pedem bolos menos tradicionais, como os naked ou com coberturas mais rústicas, coloridos ou com bastante flor. Celebrações clássicas, por outro lado, combinam com bolos mais imponentes e ricos em detalhes, especialmente de pasta americana.

Bolo de casamento lousa
Créditos: Bolo Cenográfico Jessica Vitor

No geral, para festas que acontecem durante o dia, a cake designer Mariana Junqueira indica bolos clean. Os mais glamorosos são ideais à noite. “Em casamentos noturnos ou em espaços fechados, os noivos podem optar por bolos ousados, com brilhos, rendas e metalizados”, completa Jessica Vitor, cake designer da Jessica Vitor Bolos Cenográficos.

Considerar a estação do ano em que o casamento acontecerá também é importante na hora de definir o bolo. Modelos com design em tons mais quentes são boas escolhas durante o outono e o inverno, já os tons pastel ficam lindos na primavera. E incrementar o bolo com flores tropicais, como a estrelítzia, é uma alternativa certeira no verão.

E não deixem de considerar o clima ao definir o sabor do bolo. Marcelo Vignatti ressalta que os mais frescos caem bem em dias de calor e os sabores mais fortes no frio.

Bolo cenográfico ou de corte
Todo decorado com base de isopor, o bolo cenográfico é uma boa opção caso os noivos precisem economizar ou haja a necessidade de transportá-lo para regiões muito distantes de onde foi confeccionado. O bolo de corte é comestível e ideal para os noivos que não abrem mão de ter uma foto cortando o bolo.

Se vocês estão indecisos, a sugestão é que pelo menos uma parte do doce seja de corte, para ser servida aos convidados, e a outra cenográfica. Isso porque o bolo de casamento carrega uma série de tradições e significados que vão muito além da decoração do casamento. O corte do bolo representa o primeiro ato do casal feito em conjunto, o primeiro pedaço simboliza uma vida de muita harmonia e o bolo retrata a união, afinal é o único elemento do casamento compartilhado por todos os presentes no evento.

Na medida certa
Quem opta pelo bolo de corte deve se atentar a mais um ponto para acertar na escolha de todos os detalhes do doce: a quantidade ideal por pessoa. Afinal, nenhum casal quer arcar com desperdício ou que não haja bolo o bastante para servir os convidados, não é mesmo?

Bolo com flores
Créditos: Marcos Costa (Bolo The King Cake)

O indicado é estimar 100 gramas por pessoa, considerando de 30% a 40% do número de convidados para o casamento, pois nem todos consomem o doce, principalmente quando há, além do bolo, outras opções de sobremesa e comidinhas extras.

Outra opção é calcular a quantidade por fatias. Julie ressalta que quanto maior a festa, menor será o número de pessoas que comerão bolo. “Se a festa for para 100 convidados, recomendo 80 fatias de bolo. Se for para 500, indico de 100 a 150 pedaços no máximo”, conclui.

Fornecedores dessa matéria

Jessica Vitor

Piece of Cake

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!