Categorias
Search
Close this search box.
convite

Convite de casamento: Tudo o que você precisa saber

O convite de casamento é a porta de entrada para o grande dia. Tire dúvidas e saiba vantagens de fazer o seu convite físico e virtual!

Um dos itens mais clássicos do universo ‘bridal’, o convite de casamento é a porta de entrada para a história e a celebração do casal. Tire todas as suas dúvidas e veja as principais vantagens de fazer o seu convite de casamento físico e virtual.

Tire todas as suas dúvidas sobre os convites de casamento físico e virtual e aprenda como fazer todo o processo sem dor de cabeça. Crédito: Freepik
banner checklist do casamento 2

Dúvidas frequentes sobre convites de casamento

O que é um convite de casamento?

O convite de casamento é um item indispensável quando o assunto é o grande dia. Interativos, sofisticados, rústicos, modernos, românticos, com pinturas personalizadas e os eternos clássicos… Ou seja, existem vários estilos que o casal pode escolher. O que vai definir como será o convite de casamento é o budget, pois os valores são fatores decisivos nessa tarefa.

Como começar a fazer um convite de casamento?

É importante lembrar que o convite de casamento será o primeiro contato do seu convidado com a festa. A formalidade ou não do convite será crucial na definição do traje e na expectativa do convidado para a cerimônia e a recepção. Então, todos os detalhes da peça, seja a física e/ou virtual, são imprescindíveis.

Como escolher um fornecedor de convite de casamento?

A ansiedade e a vontade de fechar todos os fornecedores são grandes, mas procure a orientação de um especialista para se certificar qual modelo de convite está de acordo com a proposta do seu evento. Atualmente, no mercado, existem vários tipos de artistas e empresas, então, o ideal é chegar no seu assessor ou no fornecedor com uma ideia já amadurecida.

Qual é o prazo ideal para começar a fazer o convite de casamento?

O prazo ideal para iniciar os trabalhos de um convites de casamento é de 6 a 4 meses antes do cerimônia. Para não comprometer a entrega dos convites, também é necessário contabilizar o tempo para caligrafia ou manuseio/acabamento.

convites de casamento
Os convites de casamento bem feitos ajudam e MUITO os convidados, especialmente na preparação deles para o ‘grande dia’. Crédito: Freepik

O que precisa ter em um convite de casamento? Quais as principais informações?

Previamente, comentamos sobre o convite de casamento ser a porta de entrada para o universo dos noivos. No entanto, esse item indispensável é também uma forma de ajudar os convidados com informações muito importantes do casamento. Ou seja, desta forma, é imprescindível que, no convite, tenha informações de logística, trajes, e, se quiserem, outros detalhes sobre a história do casal.

Veja também Dicas infalíveis para escolher o convite de casamento

Lembrando que as informações abaixo precisam estar no convite de casamento físico e virtual:

  • Nome dos noivos
  • Data
  • Horário
  • Local (e formas de chegar, dependendo do endereço)
  • RSVP
  • Site de casamento, se tiver, com link de acesso

Como calcular a quantidade ideal de convites, a partir da lista de convidados?

Após a lista de convidados feita e repensada, de acordo com o casal e o quanto cada pessoa irá custar, pois muitas vezes os noivos se empolgam, mas não pensam no orçamento final; a dica é organizar cada nome por famílias e casais.

Então, contabilize a quantidade de convites de acordo com a quantidade de famílias e considere, no mínimo, 10% a mais de peças, como margem de segurança, devido aos possíveis erros de caligrafia ou convidados acrescentados na lista após seu fechamento. Novamente: é muito importante, revisar a lista de convidados com atenção antes da contratação dos convites.

planejamento de casamento
Um bom planejamento de entrega faz toda a diferença. Por isso, tenha a lista de convidados perfeitamente ajustada, para saber como distribuir os convites de casamento. Crédito: Freepik.

Como se entrega um convite de casamento?

A forma mais correta de entregar o convite é em mãos, mas sabemos que nem sempre essa é uma tarefa fácil. Para quem mora em cidade grande ou capitais, como São Paulo ou Rio de Janeiro, o trânsito é um fator que complica ainda mais. Uma sugestão, que, aliás, está caindo em desuso, é pedir ajuda aos pais e aos familiares.

como entregar o convite casamento
Casamentos fora do país precisam de máxima atenção aos prazos, pensando sempre em folgas para evitar erros, ok? Crédito: Freepik.

Porém, no pós-pandemia, é perceptível o aumento, mesmo que em último caso, da contratação de empresas especializadas em entrega, justamente pela rapidez e praticidade. O que pode deixar esse tipo de serviço mais íntimo é adicionar, segundo alguns especialistas, um mini-gift, como um kit difusor, bolachas, mas nada muito perecível.

Em casos de estados mais longes, os correios continuam a ser uma opção, porém, requer planejamento minucioso de sua lista de convidados e os locais em que eles moram.

Saiba mais em Convite de casamento: Quando e como entregar

Como escolher o convite de casamento e regras para entrega

E as entregas internacionais do convite, como um Destination Wedding? Como funcionam?

Quando falamos em um casamento no exterior, como um Destination Wedding, caso no qual envolve passagens de transporte, hospedagem, férias ou folga no trabalho, outros detalhes importantes aparecem no planejamento do casal.

convite destination wedding

Para que os convidados tenham tempo para se organizar (vendo suas próprias datas e recursos), o ideal é que os noivos considerem adicionar pelo menos quatro meses ‘extras’ em todos os prazos (de contratação e entrega). Se algum convidado seu mora já em outro país, é recomendado um período de 120 dias de antecedência, pelo menos. Lembrando que para esses casos, um Save the Date antes é recomendável, para que os convidados possam organizar tranquilamente a viagem

No caso de casamentos fora do país, é melhor ‘pecar’ pelo excesso de tempo do que pela escassez, ok?

Modelos de textos para introdução de um convite de casamento

  • Modelo 1. (Nome dos pais dos noivos) convidam para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos (Nome dos noivos) a realizar-se às (…).
  • Modelo 2. (Nome dos noivos) convidam para a cerimônia religiosa de seu casamento a realizar-se às (…).”
  • Modelo 3. (Nome dos noivos) convidam para a celebração e recepção de seu casamento (…)”

Veja também Convite de casamento: as 50 frases de amor mais lindas para colocar

Por que é importante colocar o R.S.V.P?

Um bom planejamento requer o famoso R.S.V.P. (Répondez S’il Vous Plâit, em francês, ou, em tradução literal, Responda por favor). Inclua no convite de casamento o nome e telefone do responsável pela confirmação, com um prazo de até 20 dias antes da data do casamento. Essa ação ajuda o casal e sua equipe a deixar o planejamento cada vez mais impecável, uma vez que o número de convidados fica mais próximo da realidade. Outra opção é utilizar a frase “Favor,confirmar presença”.

Independente do estilo, mais informal ou formal, é primordial ter a quantidade de convidados confirmados até no máximo 10 dias antes do casamento. Desta forma, especialmente para a parte de buffet e bebidas, fica mais fácil de prever alguma modificação em quantidades, evitando aumentos expressivos de última hora.

Veja também Razões para contratar RSVP ativo no casamento

RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

E quanto ao Save the Date? Ele é incluso no convite de casamento oficial?

Nunca é demais enviar um Save the Date, eletrônico ou em papel, com, no mínimo, 4 meses de antecedência ao casamento. Nesse primeiro momento, não é necessário informar local, horário da cerimônia e recepção. Pense que, para este caso, o objetivo é garantir que os convidados reservem suas agendas e se programem para o evento do ano.

Uma dica valiosa é sempre se colocar no lugar de quem vai receber o seu convite. Pensamentos como ‘como está minha agenda neste dia, nesta semana?’, ‘quais são as coisas que preciso resolver antes e depois do casamento?’ e outras parecidas podem ser de importância ajuda para os noivos.

Veja também Save the date para o casamento | Dicas e inspirações

Save the date no site de casamento: como funciona?

Como lembrar os convidados da confirmação de presença?

Antes de mais nada, uma forma super comum de pedir confirmação de presença é através do site dos noivos, um recurso bastante utilizado pelos casais, especialmente pela praticidade. Ainda, os noivos podem pedir à assessoria para fazer uma confirmação, isto é, entrar em contato com os convidados e perguntar se eles poderão comparecer ao casamento. Porém, é preciso entender como funciona a comunicação passiva e a ativa.

banner descubra lista de presentes

RSVP | Como fazer os convidados confirmarem presença?

Confirmação de presença passiva X Confirmação de presença ativa

Acima de tudo, a confirmação de presença passiva é quando o convidado entra em contato com a assessoria ou com os noivos de forma espontânea. Essa comunicação pode ser feita por e-mail, telefone, ou, principalmente, pelo site de presentes do casal, onde há um campo de confirmação de presença. Ou seja, é o convidado que vai lá e ‘sinaliza’ que estarão presentes no dia.

empresa de assessoria de casamento
Converse antes com a empresa de assessoria e/ou de entrega, se eles possuem os serviços de confirmação ativa, ok? Crédito: Freepik.

Por outro lado, a confirmação ativa é quando a assessoria ou os noivos entram em contato com os convidados, para ter um retorno se ele poderá comparecer ou não. Primordialmente, essa é a forma mais usada e mais eficaz, por meio do trabalho ‘braçal’ da assessoria e seus funcionários, no entanto, esse tipo de serviço precisa ser visto antes da contratação da empresa, para não haver problemas no futuro.

Nesse sentido, a confirmação ativa pode ser realizada por telefone, WhatsApp ou e-mail. No entanto, aqui no Brasil, as pessoas não têm o hábito de confirmar presença em nenhum evento. Por isso, para evitar mais dor de cabeça, recomenda-se pedir um orçamento para a assessoria sobre esse assunto.

O que fazer se os convidados não confirmam presença?

Nestes casos, a melhor saída é investir na confirmação de presença ativa, na qual a assessoria de casamento entra em contato com os convidados para verificar se eles poderão ir.

Eu preciso ter um convite de casamento virtual de casamento? Se sim, como fazer?

Primeiramente, isso vai depender de como você planejou seus convites físicos ou se optou por ter só virtual ou as duas versões. Então, se você tem familiaridade com aplicativos e programas de edição de imagens, como o Photoshop ou até mesmo o Canva, você poderá criar seu próprio convite. Atualmente, o mercado tem vários layouts, mas, claro, vai depender se você já fez ou não fez a identidade visual do seu casamento.

convite de casamento virtual
O fazer ou não o seu convite virtual sozinho vai depender das suas habilidades com os programas e plataformas disponíveis no mercado. Crédito: Freepik.

No entanto, se esta não é sua praia, não se preocupe, existem plataformas e até mesmo empresas especializadas que fazem este serviço. Ainda, se você quiser manter a mesma identidade visual do convite de casamento, poderá pedir à empresa responsável pela sua papelaria para criar uma arte para a versão virtual. O importante é deixar tudo arrumado para os convidados e, claro, para você e seu companheiro/a!

O que colocar em um convite de casamento virtual? É o mesmo conteúdo do convite físico?

Normalmente, o convite de casamento virtual tem as mesmas informações que um modelo tradicional impresso: nome do casal, data, horário e local, além de link para RSVP ou site dos noivos. Existem outros ornamentos que os noivos podem colocar, como música, vídeos, e links para listas de presente de casamento, para dar mais prática e rapidez para o convidado.

convite de casamento virtual
Converse em conjunto com quem você ama para criar o texto. Foto: Freepik.

Todavia, aqui fica um importante alerta. Vai usar música e vídeo? Tome cuidado para que isso não vire um problema para o convidado, abrindo no trabalho, por exemplo. Ou, um vídeo que seja muito longo, que pode tomar muito o tempo de quem vê. Prefira links que a pessoa possa clicar e dar play nesse assunto.

Veja também Presentes de casamento | Como pedir no convite?

Quanto custa um convite de casamento online?

Antes de mais nada, conforme explicado anteriormente, a resposta para esta pergunta vai depender, sobretudo, da maneira como o convite virtual de casamento será feito. Se for feito por conta própria, não haverá custos. Entretanto, algumas plataformas online e as empresas de papelaria cobram por isso. Se você quiser saber mais sobre quanto vai gastar no seu grande dia, vale a pela consultar a Calculadora do Casamento Lejour.

Existe algum formato ideal para os convites de casamento virtual?

O melhor formato é o PDF! Desta forma, o convidado consegue acessar o link do site ou do RSVP, se tiver, clicando no próprio PDF. Atualmente, existem alguns formatos interativos, porém, conforme já adiantamos, neste caso de vídeo e música, cuidado, ok?

Convite de casamento virtual: tudo o que você precisa saber

Convite virtual do casamento | 7 dicas incríveis para fazer seu

Qual é a melhor forma de fazer o convite de casamento para os padrinhos e madrinhas?

Os padrinhos devem ser convocados bem antes dos convidados ‘normais’, para que se programem e não faltem, afinal, eles são parte importantíssima da festa. Além disso, eles precisam providenciar os trajes, normalmente mais formais (ou de cores específicas, dependendo dos pedidos da noiva), o que demandará tempo também.

caixa padrinhos

Uma boa pedida é realizar o convite verbalmente, pelo menos seis meses antes da festa, assim que todos os casais de padrinhos já estiverem definidos (alô, lista feita e refeita!). Para demonstrar a importância deles no grande dia, é de bom tom que se faça um convite diferenciado, com uma lembrancinha para representar a gratidão em tê-los no altar.

Na hora de escolher o que colocar como lembrança especial para os padrinhos e madrinhas de casamento, o mais recomendável é que os noivos conheçam bem a personalidade de cada um deles, para que o presente seja uma ligação entre quem vai casar e quem vai ‘abençoar’. Abaixo, algumas ideias de lembrancinhas para o convite de casamento dos padrinhos e madrinhas:

  • Vinhos
  • Caixa com chocolates variados
  • Cesta de Café da Manhã
  • Produtos de beleza
  • Itens para ser usado no dia ou antes, como gravatas e roupões
  • Canecas personalizadas
  • Quadros com mensagens ou frases impactantes
  • Vale jantar
  • Esculturas impactantes
  • Imagens sacras

Dica de fornecedor

Antes de mais nada, a Chic no Último está há 12 anos apostando em convites com significado. Seu estilo é rústico com foco na sustentabilidade: todos os itens são pensados em surpreender os convidados, mas também no reuso deles.

chic no último

Nesse sentido, os convites em madeira são peça central dessa proposta e encantam os noivos e convidados. O Jardim Secreto transformou esse sonho em realidade: uniu o rústico da madeira com o clima de romance, perfeito para quem quer um casamento com detalhes vintage e delicados, rodeado de elementos naturais

Tudo sobre identidade visual de um convite de casamento

Confira as dicas de tudo que deve conter na identidade visual do seu convite de casamento.

O que compõe a identidade visual de um convite pra casamento?

Cores, texturas, tipografia, e estampas são alguns dos elementos utilizados para imprimir o estilo dos noivos. Eles podem estar presentes fisicamente, como na papelaria, na pista de dança e em objetos decorativos, ou na comunicação digital, como no site do noivos e Save the Date.

Começando a pensar na identidade visual

Inicialmente, o casal pode sentar e reunir referências gráficas, como desenhos, cores, grafismos (flores, folhagens, símbolos, brasões), para ter um norte inicial para seguir. Com esse material em mãos, o importante é bater o martelo quanto à paleta de cores e a essência do tema do casamento.

identidade visual do casamento

Depois, é interessante procurar fornecedores especializados no assunto. Um bom designer ou empresa vai, muito provavelmente, apresentar ao casal algumas propostas de identidade visual, a partir da paleta e da essência decidida anteriormente. Com isso, os noivos decidem as artes finais e pronto… (Ufa!).

Além do convite de casamento, vale ressaltar a importância de contratar todos os outros itens de papelaria com o mesmo fornecedor. A apresentação, layout, papel, impressão, entre outros, devem seguir o padrão do convite como, por exemplo, cardápios, tags de carro, cartões de agradecimento, missais, Save the Date, kits toillets, lágrimas de alegria e produtos com rótulos personalizados dos noivos. Até o álcool em gel, se tiver, entra nesse grupo, ok?

5 tendências de identidade visual para convites de casamento

1. Da arquitetura do dia a dia para o seu convite

Os noivos têm tantas opções que, às vezes, o mais inovador está bem próximo e não enxergamos. Por exemplo, somos o tempo todo influenciados por tendências de design e arquitetura. Nesse sentido, porque não levar esse conceito para o convite de casamento? Então, surgem os convites geométricos, com um visual nada convencional, elegante e com formas bem marcantes são um recente sucesso.

2. Praticidade virtual e minimalista

Antes de mais nada, outra ideia que está muito em alta é a de fazer o reenvio dos convites de maneira digital. Essa estratégia é muito usada pelos noivos que já tinham feito a entrega de todos os convites, mas que precisaram mandar um novo Save the Date.

convite minimalista

Sendo assim, além de ser mais econômico, o formato digital, normalmente em PDF, traz um toque de informalidade, uma boa notícia em tempos difíceis. Sobretudo, noivos podem usar uma nova arte que tenha a mesma identidade visual da papelaria do casamento.

3. A sustentabilidade virou convite de casamento

A sustentabilidade continua muito forte entre as maiores tendências no setor de casamento. De certa forma, os últimos dois anos fizeram com que as pessoas pensassem mais no coletivo, no meio ambiente e isso influenciou também nas escolhas dos noivos.

convite sustentável
Convite sustentável é a moda! Foto: Freepik.

Existem ideias incríveis como convites feitos de papel semente, que servem para plantar, convites que trazem desenhos tão lindos que podem ser emoldurados e virar uma linda decoração, além de convites feitos com material 100% reciclado. São muitas as oportunidades de cuidar do meio ambiente no convite de casamento.

4. Spoiler do que vem por aí

Como dito anteriormente, o convite dá o tom ao casamento. Entretanto, ele pode ser mais do que isso. Os noivos estão levando a decoração do casamento para a papelaria e o resultado pode te surpreender. Sendo assim, estampas que combinem com a vegetação do lugar, para casamentos no campo; ou cores e detalhes marítimos, em cerimônias na praia, de repente, podem ser uma ótima opção para a criação do convite de casamento. Essa pode até ser a ideia de um spoiler, caso você use bastante alguma flor ou planta, como as orquídeas, para toda a decoração da sua festa.

5. Bom humor e designs inovadores

Foras da curva, os convites de casamento cool se tornaram tendência, especialmente quando falamos em mini e micro weddings, ou até cerimônias civis com algum brunch ou festejo depois. Tende a ser um convite mais informal, pois, nesse sentido, os noivos estão levando o bom humor o lado da tipografia, mais solta, além de designs um tanto inovadores.

Além disso, há também a questão do adiamento por conta da pandemia. Assim, diversos casais precisaram enfrentar os adiamentos para a papelaria do casamento. Muitos que se casariam no final do ano passado ainda não tinham feito os convites e aproveitaram para deixá-los engraçados. Fica uma boa ideia para tirar esse peso que, se tudo der certo, já passou!

Veja também Convite de casamento com aquarela

Convite de casamento floral

Papelaria e a pandemia: Ainda precisa?

Diversos especialistas afirmam que todo o cuidado é pouco. Por isso, é importante se atentar ao distanciamento das mesas, e a disponibilização de máscaras e álcool em gel, para até passar uma sensação a mais de segurança para os seus convidados.

Então, se quiser e tiver orçamento para isso, procure unir sua identidade visual nesses espaços específicos para casamento, deixando tudo muito harmonioso.

banner RSVP online
Sobre a Lejour

Antes de mais nada, a Lejour pode te ajudar a escolher os melhores fornecedores para o seu casamento, inclusive para a papelaria, desde a caixa dos padrinhos passando pelos convites até o menu. Além disso, são tantos os benefícios da plataforma que você pode até continuar pagando seu casamento depois que ele acontecer.

Ou seja, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.