Categorias
Search
Close this search box.
convite

Convite de casamento virtual: tudo o que você precisa saber

O convite de casamento é, sem dúvida, uma das peças mais importantes de um casamento. Veja todas as dicas sobre convite de casamento virtual!

Antes de mais nada, precisamos entender que o convite de casamento é, sem dúvida, uma das peças mais importantes de um casamento. Afinal, sem as informações para os convidados, a festa não existe, certo? Por isso, veja todas as dicas para fazer o seu convite de casamento virtual, a ferramenta mais atualizada para o seu ‘grande dia’!

convite de casamento virtual
O convite de casamento virtual pode ser grátis e não substitui o convite físico. Foto: Freepik
banner checklist do casamento 2

Principais dúvidas sobre o convite de casamento virtual

Como criar convite virtual do casamento?

Primeiramente, isso vai depender das suas habilidades. Se você tem familiaridade com aplicativos e programas de edição de imagens, como o Photoshop ou até mesmo o Canva, você poderá criar seu próprio convite.
No entanto, se esta não é sua praia, não se preocupe, existem plataformas e até mesmo empresas especializadas que fazem este serviço. Ainda, se você quiser manter a mesma identidade visual do convite de casamento, poderá pedir à empresa responsável pela sua papelaria para criar uma arte para a versão virtual.

Como fazer convite de casamento virtual para WhatsApp?

A princípio, os melhores formatos para fazer o convite virtual de casamento são o JPEG e o PDF. Neste último, da pra incluir um link para o site ou para RSVP.

O que é um site de casamento?

De fato, fazer o seu site é trazer a intimidade do casal para os convidados. Normalmente, os sites são feitos por meio de plataformas e hoje existem várias opções para os noivos, com uma diversas opções de templates prontos, com possibilidade de personalização por meio de troca de cores, elementos do layout e textos. Além disso, há quem escolha músicas e ou até grave seu próprio vídeo para colocar no site de casamento.

convite de casamento virtual layout azul
Os noivos precisam decidir o projeto gráfico do convite, para que ele harmonize com os outros elementos, como decoração e trajes. Foto: Freepik.

Convite de casamento: informações, como editar e outras dicas

Segundo a designer Rita Silva, os noivos precisam decidir quais formatos querem de convite e qual será o projeto gráfico, ou seja, as artes que estarão presentes.

casal olhando para o celular e sorrindo
Os especialistas indicam pensar bem nos formatos e peso dos arquivos do convite de casamento virtual. Foto: Freepik.

“A gente precisa entender qual será o ‘projeto gráfico’ do casamento, traduzindo, quais são as cores, a tipografia, a decoração, e por aí vai, que os noivos pensaram.” aponta Rita.

Assim, diz Rita, fica mais fácil para quem for fazer o convite virtual e até o físico. Essa dica vale também para quem não vai contratar um designer, mas tem familiaridade com ferramentas de edição gráfica, ou até a utilização de programas como o Canvas.

convite impresso com alianças e flores
Atente-se para as informações básicas que você quer colocar no seu convite de casamento virtual, ok? Foto: Freepik.

Além disso, é preciso pensar nos formatos que os noivos querem. Se for um convite de casamento para o WhatsApp, o ideal é que ele seja no formato vertical, do tamanho da tela do celular.

“Normalmente, eu aconselho quem faz artes no Canvas a mandar para algumas pessoas que tenham celulares diferentes. Assim, você consegue ver como a arte vai ficar em diferentes telas e configurações”, explica Rita.

O melhor formato é o PDF! Desta forma, o convidado consegue acessar o link do site ou do RSVP, se tiver, clicando no próprio PDF. Atualmente, existem alguns formatos de interativos, com uso de vídeo e imagem, porém, ele pode pesar na hora de enviar ou até atrapalhar o seu convidado.

banner descubra lista de presentes

Quais informações não podem faltar no convite virtual do casamento?

Assim como o formato físico, o convite de casamento virtual precisa conter as informações básicas de logística, pensando sempre em facilitar a vida do seu convidado. O assessor de casamentos Rodrigo Meirelles indica que tenham os dados abaixo:

noiva no altar ao ar livre no campo com decoração rosa
Se quiser adicionar imagens ou vídeos ao convite virtual, fique atento ao tamanho do arquivo, para não travar na hora de enviar. Foto: Freepik.
  • Nome dos noivos
  • Data
  • Horário
  • Local (e formas de chegar, dependendo do endereço)
  • RSVP
  • Site de casamento, se tiver, com link de acesso

Em quanto tempo eu preciso enviar o convite de casamento?

Rodrigo explica que tudo depende do tipo de casamento, todavia, o normal é mandar com, pelo menos, um mês de antecedência. Desta forma, os convidados podem pensar com calma no transporte, na agenda, nos trajes, etc…

informações para o convite de casamento virtual
Pense bastante na harmonia entre os elementos do seu casamento e do convite de casamento físico e virtual. Foto: Freepik.

“Se for um casamento muito longe de onde a maioria dos convidados mora, eu sempre aconselho a mandar uns dois meses antes. Especialmente, quando são cerimônias na praia ou no campo, pois, muitas vezes, quem vai precisa ver a parte de hospedagem.” afirma Rodrigo Meirelles.

O assessor indica que o convite virtual não substitui o físico. Muito pelo contrário, ele é uma extensão criada para facilitar a vida dos noivos e a lista de convidados.

“Já vi muito noivos falarem que iriam fazer uma determinada quantidade de convites físicos e outra parte seria convidada pelo WhatsApp, como uma forma de economizar e deixar o dinheiro para outros gastos”, relatou Rita.

Inspirações para convite de casamento virtual

Primordialmente, Rita indica a pesquisa de referências. Os noivos podem encontrar diversas artes nas redes sociais, como o Instagram e o Pinterest (inclusive da Lejour!). Uma dica que a designer dá é quanto ao uso das fontes.

“Normalmente, as fontes mais cursivas, como se fossem escritas à mão, são clássicas e elegantes, porém, tendem a se tornar mais difíceis de ler, dependendo da visão do convidado. O que a gente aconselha é usar fontes mais retas, sem tantas serifas, para as informações; e as cursivas para o nome dos noivos” indica Rita Silva.

banner site de casamento
Sobre a Lejour

Primeiramente, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

Veja também:

Lista de presentes | Dicas para usar a TAG de convite com elegância

Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes

Site de casamento | 20 inspirações de texto para colocar no seu

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.