Categorias
Search
Close this search box.
convite de casamento

Convite virtual do casamento | 7 dicas incríveis para fazer seu

O convite virtual do casamento ficou cada vez mais comum entre os noivos. Quer saber como criar seu convite online? Confira nossas dicas!

Primeiramente, com a pandemia e os adiamentos das festas, ficou cada vez mais comum os noivos enviarem um convite virtual do casamento. Assim, ficou mais fácil de atualizar as informações, em caso de mudança de data. Quer saber como criar seu convite online sem erro? Confira nossas dicas!

convidada recebendo convite de casamento virtual
Convite de casamento virtual facilita a mudança de informações. Crédito: Freepik.
banner site de casamento

Perguntas mais frequentes sobre convite virtual do casamento

Como criar convite virtual do casamento?

Primeiramente, isso vai depender das suas habilidades. Se você tem familiaridade com aplicativos e programas de edição de imagens, como o Photoshop ou até mesmo o Canva, você poderá criar seu próprio convite. No entanto, se esta não é sua praia, não se preocupe, existem plataformas e até mesmo empresas especializadas que fazem este serviço. Ainda, se você quiser manter a mesma identidade visual do convite de casamento, poderá pedir à empresa responsável pela sua papelaria para criar uma arte para a versão virtual.

Quanto custa um convite de casamento online?

Antes de mais nada, conforme explicado anteriormente, a resposta para esta pergunta vai depender, sobretudo, da maneira como o convite virtual de casamento será feito. Se for feito por conta própria, não haverá custos. Entretanto, algumas plataformas online e as empresas de papelaria cobram por isso. Se você quiser saber mais sobre quanto vai gastar no seu grande dia, vale a pela consultar a Calculadora do Casamento Lejour.

O que colocar em um convite de casamento virtual?

Normalmente, o convite de casamento virtual terá as mesmas informações que um modelo tradicional impresso: nome do casal, data, horário e local, além de link para RSVP ou site dos noivos.

Como fazer convite de casamento virtual para WhatsApp?

A princípio, os melhores formatos para fazer o convite virtual de casamento são o JPEG e o PDF. Neste último, da pra incluir um link para o site ou para RSVP.

Confira 7 dicas incríveis para fazer seu convite virtual do casamento

1. Melhor formato para enviar seu convite virtual

Antes de mais nada, se você pretende fazer um convite virtual – principalmente se for pelo WhatsApp-, o melhor formato é o vertical, do tamanho da tela do celular, segundo Juliana Kioko Okuhama Shimo, proprietária da empresa Nosso Conto, Beatriz Knipfer , sócia e gerente da empresa Dona Amélie, e Marcos Filho, sócio e head-designer da Dona Amélie.

Com relação aos tipos de arquivo, Juliana, Beatriz e Marcos recomendam fazer em JPEG ou PDF.

“Sobretudo, o melhor formato é o PDF, pois o convidado conseguirá acessar o link do site ou do RSVP clicando no próprio PDF. Existem também convites interativos em vídeo e em imagem”, afirmam Beatriz e Marcos.

2. Quais informações não podem faltar no convite virtual do casamento?

Nesse sentido, assim como no convite físico, no formato online também deve constar as principais informações do casamento. Sendo assim, Beatriz, Marcos e Juliana apontam que o convite precisa ter:

  • Nome dos noivos;
  • Data;
  • Horário;
  • Local;
  • RSVP;
  • Site do casamento se houver. 

3. Com quanto tempo de antecedência este convite virtual de casamento deve ser enviado?

Primordialmente, é preciso enviar os convites com tempo hábil para que os convidados possam se programar. Sendo assim, Juliana indica que para os convidados que moram na mesma cidade, o ideal é enviar com 2-1 meses de antecedência. No entanto, se os noivos tiverem convidados de fora do país, é interessante enviar entre 6 e 4 meses antes, uma vez que as pessoas terão que comprar passagens, reservar hotel e etc.

mulher olhando o whatsapp
Tempo de envio do convite pode variar conforme local do evento. Crédito: Freepik

“É importante lembrar do save the date também, que deve ser enviado antes do convite”, destaca Juliana. 

Por outro lado, para destination weddings, Beatriz e Marcos recomendam enviar de 3 a 4 meses antes.

4. O convite virtual dispensa o convite físico?

Acima de tudo, para Marcos e Beatriz, eles devem ser complementares.

mulher mexendo no celular
Convite online e físico devem ser complementares. Crédito: Freepik

“Primeiramente, nós sempre dizemos aqui que um é complementar ao outro. O convite físico ainda passa uma mensagem que só ele consegue passar. Embora muitas noivas digam que o “convite todo mundo joga fora” – isso também acontece com as flores da decoração, forminhas, comida. Portanto, devemos pensar o convite como o item que vai apresentar tudo que os noivos estão sonhando. É ele que vai ditar a roupa que o convidado vai escolher, o presente que vai dar, como ele acha que será o estilo do casamento e tudo mais. Então, não devemos pensar como um item pra ser guardado, mas sim um item para passar a mensagem correta”, explicam.

Sendo assim, para Beatriz e Marcos, no virtual você não tem o tamanho do convite apresentando, não tem a textura, o peso do papel, e não tem o mais importante: o momento da entrega dos convites. 

“Sendo assim, indicamos para os noivos que pensam em fazer apenas virtual, que faça pelo menos para as pessoas mais próximas e padrinhos o impresso, deixando o virtual para os demais convidados. Sobretudo, é uma tendência que temos visto sim”, esclarecem.

Por outro lado, Juliana aponta que o convite virtual é muito prático e econômico.

“Em suma, é rápido para enviar e não gasta muito. Lógico que o convite físico é muito mais bonito e legal de pegar na mão, acho que a sensação é diferente”, opina. 

banner site de casamento 2

5. Identidade visual

Primordialmente, o convite é o primeiro contato que os convidados terão do seu casamento.

“Portanto, acho importante através dele os convidados sintam como será a festa – independente se for clássico, rústico ou romântico”, comenta Juliana. 

identidade do convite deve estar relacionado ao visual do casamento
Identidade visual do convite online deve “conversar” com a festa. Crédito: Freepik

Portanto, é indicado que a identidade visual seja criada do zero, de acordo com Beatriz e Marcos.

“Principalmente quando os noivos optam por itens apenas virtuais. Se perde muito da experiência tátil quando não se tem o convite impresso. No entanto, pra superar isso, temos que ter uma identidade visual muito bem desenvolvida e estruturada para que o virtual fique tão lindo e único quanto deve ser!”, declaram.

6. Melhores fontes para leitura

Primordialmente, sabemos que a tela de celular costuma dificultar um pouco a leitura das informações. Sendo assim, é preciso escolher as melhores fontes para dar uma boa leitura ao convite de casamento virtual. Como resultado, Beatriz e Marcos indicam o uso de fontes mais leves, cleans, e com menos voltas, pois facilita o entendimento para leitura na tela do celular!

Juliana, por sua vez, recomenda fontes como a Cormorant e Objectivity. “Em síntese, é importante que elas tenham um tamanho maior do que no convite físico para dar melhor leitura”, destaca.

7. Convite de casamento virtual animado

Nesse sentido, já pensou em fazer um convite virtual animado para o seu casamento? De acordo com Juliana, vale muito a pena esta opção.

“Sobretudo, é uma forma que mostra para o convidado um pouquinho da identidade visual mais explorada. Além disso, conseguimos colocar música. Então, também traz um pouco desse momento “sensorial” de convidar. Normalmente, fazemos animação dos itens irem aparecendo na tela, se movimentando, o texto escrevendo e uma música de fundo! Indicamos até 30 segundos!”, expõem Beatriz e Marcos.

Sobre a Lejour

Em suma, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de casamento.

banner estilos de site 2

Leia também:

Site de casamento | 20 inspirações de texto para colocar no seu

Convites de casamento | Conheça as tendências para 2022

Confirmação de presença no casamento | Forma rápida e prática de fazer

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.