Organizar um casamento é uma tarefa delicosa, mas que exige muita dedicação. Muitos detalhes devem ser levados em conta e especialistas do ramo de festas recomendam um período de um ano para deixar tudo em ordem.
O papel da assessora (ou cerimonialista/wedding planner) é fundamental e faz toda a diferença neste cenário. Ela é a responsável pela gestão do casamento como um todo e vai acompanhar os noivos do começo ao fim dos preparativos.
Entre suas tarefas, está indicar os melhores fornecedores de acordo com o orçamento do casal e o estilo da cerimônia e festa, além de acompanhar os noivos em degustações e visitas técnicas.
A assessoria também cuida da verificação dos contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas, administra o cronograma, cuida RSVP e faz a ponte entre os fornecedores.
Já no dia do casamento, é ela que acompanha a montagem e desmontagem da festa, garante que os prazos sejam cumpridos, cuida do cerimonial e resolve eventuais imprevistos.
Algumas profissionais se encarregam, inclusive, de detalhes como a devolução dos itens alugados, como trajes e bolo cenográfico.
Como e quando contratar
O ideal é contratar a assessoria desde o início, quando se define a data do casamento.
O mais importante é que os noivos se identifiquem com o modo de trabalhar da assessorial, e que a profissional escolhida respeite o estilo e as vontades do casal.
Vale marcar um reunião para alinhar expectativas e conhecer melhor o portfólio da cerimonialista.
Para saber se a empresa tem credibilidade, o mais indicado é pesquisar referências e opiniões em sites, com ex-clientes, com outras noivas e com profissionais do mercado.
Veja também
Ideias de porta-alianças para o casamento
25 músicas mais pedidas para a cerimônia de casamento
Conheça as TOP 10 Igrejas para casamento em São Paulo
50 frases de amor mais lindas para colocar no convite de casamento
Smoking, terno, costume, fraque o meio fraque, escolha o traje para o noivo
10 lugares para fazer um mini wedding charmoso em São Paulo