Categorias
Search
Close this search box.
Casa lucci

Espaço para casamento: todas as dicas para escolher o ideal

A escolha do espaço para casamento é um dos passos mais importantes na organização deste sonho. Confira como escolher o ideal para você!

Antes de mais nada, a escolha do espaço para casamento é um dos passos mais importantes na organização deste sonho. Afinal de contas, o local vai ditar o estilo da festa, bem como a decoração e toda a atmosfera.

Rancho 21 espaço para casamento
Conheça este espaço de casamento. Clique aqui!

Sendo assim, para ajudar os casais a selecionar o espaço perfeito, a Lejour elaborou um guia completo com todos os passos para esta escolha tão importante.

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre a escolha do espaço para casamento

Como escolher o espaço para eventos?

Em primeiro lugar, o casal deve se identificar com o espaço e com o estilo dele. Acima de tudo, eles precisam avaliar se o local é compatível com aquilo que eles sonham. Não adianta sonhar com um casamento rústico e alugar um espaço fechado e todo modernoso na cidade. Antes de mais nada, os noivos precisam se enxergar casando naquele local.

Por fim, também é fundamental avaliar se o espaço é adequado para o orçamento disponível para seu casamento. Para facilitar a vida dos casais, a Calculadora do Casamento Lejour oferece uma lista de fornecedores totalmente adequada ao seu orçamento.

O que olhar ao contratar o local para casamento?

Sobretudo há uma série de fatores que precisam ser avaliados:
– Se o estilo do espaço combina com o sonho dos noivos;
– Orçamento do casal;
– Infraestrutura do local: climatização, plano B (para quem vai casar ao ar livre), mobiliário, gerador, acessibilidade, estacionamento, banheiros, etc;
– Se a capacidade do local está de acordo com o número de convidados;
– Infraestrutura de equipe: serviço de limpeza, recepcionistas, seguranças, etc;
– Localização ou caso seja um casamento em um local mais afastado, opções de hospedagem próximas/ locação de vans;
– Horário permitido para festas;
– Disponibilidade de datas;

Como marcar a data do casamento?

Primeiramente, é preciso levar em consideração o planejamento pessoal e financeiro do casal: em quanto tempo é possível se organizar para obter o dinheiro necessário? Além disso, os casais devem levar em consideração também o clima – especialmente quem sonha com um casamento ao ar livre.

Outra questão importante a ser avaliada é com relação aos feriados: normalmente, nestas datas especiais, costuma ter uma maior quebra na lista de convidados. A não ser que seja um destination wedding – aí pode facilitar. Ainda, é preciso levar em consideração que em algumas datas religiosas (Páscoa, Carnaval e Nossa Senhora de Aparecida), algumas igrejas não celebram casamentos.

Meses como março, abril, setembro, outubro e novembro são bastante concorridos aqui no Brasil e é preciso planejar com certa antecedência.

E para quem vai casar em ano de Copa do Mundo ou Olimpíadas, é bom sempre ficar de olho para evitar certas datas. Por último, em algumas datas como Dia dos Namorados e Dia das Mães, o preço das flores costuma subir bastante. Em 2022, por conta das remarcações da pandemia, pode ser bem difícil encontrar datas disponíveis.

Quanto custa um espaço para casamentos?

Há espaços com diversos valores disponíveis no mercado. Para consultar os preços de alguns locais, você pode consultar o Guia de Fornecedores Lejour, que apresenta os custos de diversos lugares.
Como contratar o espaço para casamento: um checklist completo com 10 dicas essenciais!

Como contratar o espaço para casamento: um checklist completo com 10 dicas essenciais!

1. Identificação com o local

Em primeiro lugar, o casal precisa saber o que eles esperam do espaço.

Casa Lucci
Casamento na Casa Lucci.

“À primeira vista, o coração precisa bater forte. Eles precisam se imaginar casando naquele local, recebendo os convidados ali. Sobretudo, é preciso ter uma admiração pelo espaço. Em outras palavras, o casamento é a construção de um sonho, portanto, é fundamental que os noivos amem o local”, afirma Caroline Paiva, da área de comunicação da Casa Lucci.

Bruno Chaves Formagio, proprietário do Rancho Sempre Viva, concorda com este ponto:

“Primordialmente, os noivos devem observar se o espaço é do jeito que eles gostam. Por exemplo, se eles procuram algo mais colonial ou rústico, o local deve estar de acordo com esta preferência. De antemão, o local deve combinar com o estilo de festa que eles querem fazer”.

2. Infraestrutura do espaço

Em seguida, os noivos precisam entender o que o local oferece para casamentos e o que está incluso no contrato.

Rancho Sempre Viva
Rancho Sempre Viva.

“Antigamente, os noivos pesquisavam serviço por serviço. Hoje, muitos lugares oferecem pacotes, que podem incluir outros serviços essenciais para a construção deste sonho. Então, é primordial entender tudo o que está incluso nesta locação”, explica Caroline Paiva.

De acordo com Caroline Paiva e Bruno Chaves Formagio, os casais precisam avaliar os seguintes pontos:

  • Som e iluminação: Possui estrutura de som e iluminação?
  • Gastronomia: Tem a parte de gastronomia? Como é a estrutura da cozinha? O que está incluso no menu? O que entra na parte de doces, bolos e bem-casados?
  • Decoração: Possui itens de decoração? Quais? Como é a escolha do projeto de decoração? O mobiliário está incluso? Se o mobiliário estiver incluso, é possível fazer troca ou só dá para usar o que está lá?
  • Parte elétrica: Possui gerador?
  • Manutenção:  O espaço costuma realizar? Com qual frequência? É importante avaliar se está bem cuidado e limpo. Se houver alguma questão de reforma, é bom questionar se estará pronto até a data do casamento.
  • Bar: se o espaço oferecer esta opção, vale averiguar quais são as opções de drinks e bebidas disponíveis e se é possível sugerir outros.
  • Climatização do espaço.
  • Internet do local.
  • Cadeiras confortáveis, de preferência estofadas ou anatômicas.
  • Plano B coberto para casamento ao ar livre, especialmente em cidades onde o clima muda constantemente, como São Paulo.
  • Pista de dança com isolamento acústico: alguns espaços oferecem esta opção para não incomodar os vizinhos com o som alto e respeitar a Lei do Silêncio.

Em suma, é preciso ter clareza e transparência sobre o que está incluso.

“Antes de tudo, os noivos devem verificar se o que está na proposta recebida consta também em contrato”, pontua Caroline Paiva.

Por outro lado, Bruno Chaves Formagio aponta que alguns destes itens podem ser negociáveis.

“Se o espaço não tiver gerador, por exemplo, ele pode abrir mão de um valor em virtude disso”, argumenta. 

3. Conforto para os convidados

Ao mesmo tempo, os casais devem avaliar se o espaço oferece todo o conforto necessário para receber os convidados. Sendo assim, Caroline Paiva e Bruno Chaves Formagio indicam verificar os seguintes pontos:

Casamento Larissa e Paulo Casa Lucci
Casa Lucci.
  • O espaço tem acessibilidade para idosos e pessoas com mobilidade reduzida? Tem muitas escadas?
  • Como é a localização do espaço? O que está próximo a ele? Eventualmente, pode haver convidados de fora. Portanto, é importante avaliar se o espaço está próximo de hotéis. Ainda, se o casal for casar em uma igreja, o melhor é que o espaço seja próximo – ainda mais se for em uma cidade grande como São Paulo. Em caso de chácaras e sítios, é interessante avaliar se o local tem hospedagem ou então proporcionar algum tipo de transporte para os convidados. No entanto, Bruno Chaves Formagio pontua que é comum hoje em dia os casais escolherem espaços mais distantes, ao ar livre, e normalmente não chega a ser um impedimento para a realização da festa.
  • Possui valet ou estacionamento incluso?
  • Tem fraldário?
  • É um local no qual as mulheres poderão andar de salto sem se machucar ou estragar o sapato?

4. Equipe do espaço para casamento

Da mesma forma, Caroline Paiva e Bruno Chaves Formagio apontam que os noivos devem verificar se o local conta com:

Estrutura interna do espaço de casamento
Verifique tudo que está incluso na estrutura do espaço. Foto: Freepik.
  • Equipe de segurança;
  • Equipe de limpeza;
  • Recepcionistas.

5. Conforto para os noivos

Sob o mesmo ponto de vista, Caroline Paiva e Bruno Chaves Formagio indicam que os casais devem analisar se o espaço possui:

Cenários para fotografia, Casa Lucci
Cenário para fotos lindas, Casa Lucci.
  • Sala da noiva ou salas pros noivos – um local onde eles podem se arrumar antes da cerimônia ou até mesmo antes de entrar para a recepção.
  • Locais bonitos para tirar fotos do casal.

6. Estrutura para a equipe

De maneira idêntica, Caroline Paiva também recomenda que os noivos avaliem se o local possui estrutura de backstage:

  • Sala ou espaço para assessoria (se é um espaço separado ou fica todo mundo junto);
  • Lugar adequado para os fornecedores fazerem a refeição.

7. Avaliações

De acordo com Caroline Paiva, atualmente os noivos estão muito ligados nas avaliações feitas a respeito daquele espaço.

“Em outras palavras, eles tentam encontrar as pegadinhas que aquele local pode oferecer. Sobretudo, os casais estão muito mais investigativos e questionadores”, destaca.

8. Visita ao espaço arrumado

Se você já avaliou todos os pontos anteriores com relação ao espaço, por fim, chegou um ponto muito importante: fazer uma visita ao local – melhor ainda se o espaço estiver pronto para a realização de uma festa.

Espaço de casamento decorado

“Dessa forma, os noivos conseguem ter uma dimensão da festa. Antes de mais nada, o casamento é muito visual e os casais buscam muitas inspirações. Nesse sentido, é possível visualizar o espaço pronto, o layout, disposição de mesas e mobiliários, a circulação dos convidados, entre outros pontos. Assim, você consegue imaginar qual será a dinâmica do seu casamento”, explica Caroline Paiva.

9. Capacidade do espaço

Algo que pode acontecer algumas vezes é os noivos gostarem de um espaço, mas o local não ser adequado ao número de convidados.

Capacidade do espaço de casamento
Verificar a capacidade do espaço é fundamental. Foto: Freepik.

“No nosso espaço, conseguimos comportar até 250 pessoas numa área coberta e temos uma área externa grande que pode receber 500 convidados. Simultaneamente, neste local, o cliente pode alugar tendas para poder cobrir. Em suma, essa flexibilidade é importante”, expõe Bruno Chaves Formagio.

10. Regras do local

Enfim, um último ponto que os noivos devem olhar com atenção é com relação às regras do espaço – especialmente para os casos que podem gerar multas.

“Atualmente, algo que é bastante complicado é a manutenção do espaço, no sentido de quebra de materiais. Isso pode acontecer por parte de convidados tal qual por um buffet externo contratado pelos noivos. Nesse sentido, os casais devem ter muita atenção. Se o convidado ou fornecedor danificar algo, os noivos precisarão arcar com este custo. Dessa forma, é importante que o espaço tenha uma pessoa que cuide disso, como um zelador. Muitas vezes é mais barato ter esse profissional do que cobrar do cliente, o que pode gerar uma revolta”, explica Bruno Chaves Formagio.

Os casais podem conferir todas essas informações em um único local, acessando a página dos Fornecedores pela Lejour.

Pandemia: mudou algo na locação do espaço de casamento?

Veja as principais alterações no mercado:

Contratos

Definitivamente, a pandemia mudou muito o mercado de eventos. Consequentemente, muitos profissionais reviram seus contratos e agendas, ao mesmo tempo que tiveram que se adequar a novos protocolos de segurança. Por isso, antes de fechar o contrato, Caroline Paiva indica que os noivos questionem o que pode acontecer em caso de pandemia ou se voltar a fechar.

Contrato fornecedor de casamento
Verifique todas as cláusulas do contrato. Foto: Freepik.

“Acima de tudo, sempre explicamos para eles como funciona o plano de contenção e que seguimos as diretrizes do Plano São Paulo. Em síntese, tentamos deixar claro tudo o que é imposto por esse plano – seja com relação à capacidade, uso de álcool em gel, necessidade da aferição de temperatura, entre outros pontos”, declara Caroline Paiva.

Ao passo que algumas das perguntas mais levantadas pelos casais são:

“Se precisar cancelar, eu pago multa? E se for preciso adiar, o que acontece? E se precisarmos diminuir o número de convidados?”.

Preferência por locais arejados

Do mesmo modo, durante a pandemia, a procura por espaços arejados e com janelas também tem aumentado, segundo Bruno Chaves Formagio.

Espaço a céu aberto para casamento
Locais arejados e abertos estão em alta. Foto: Freepik.

“O local não pode ser totalmente fechado”, alerta.

Tempo de festa

Finalmente, dentre as restrições impostas em alguns momentos da pandemia está o tempo de festa. Portanto, Bruno Chaves Formagio indica ficar sempre atento aos horários.

“Aqui, por exemplo, temos um pôr do sol lindo e muitos noivos gostam de se casar neste período. No nosso espaço, não sofremos muito com a questão de festas que acabam de madrugada. Com isso, não precisamos criar estratégias de finalização de horas. Mas há vários lugares onde há a lei do silêncio e que a partir das 22h não é possível ter som alto”, esclarece Bruno Chaves Formagio. 

banner checklist da noiva

Espaços para casamento em São Paulo com valor acessível

Está com um orçamento menor? Conheça espaços para casamento com aluguel até R$ 5.000:

Rancho em meio à natureza

Antes de mais nada, este é um lugar único que reúne toda a infraestrutura para um evento no campo. A área para a cerimônia é coberta e com estilo rústico ao ar livre, em estrutura de madeira e seu entorno rodeado por gramado – sendo assim, permite ampla visão da paisagem.

Clique aqui para conhecer este espaço para casamento!

Chácara em Jacareí

Primeiramente, sonha em casar no campo? Este espaço rústico e charmoso tem um ótimo custo benefício.  Ainda, a chácara oferece local para cerimônia ao ar livre com vista para lagoa e pergolado, bem como um jardim e muita natureza ao redor. 

Chácara Vivá
Clique aqui para falar com este espaço!

Sítio para casamento ao ar livre

Antes de tudo, este espaço de casamento e mini wedding em Nazaré Paulista oferece várias opções para cerimônia ao ar livre: no gramado, no bosque ou com vista para o lago.  

Sítio Vale da Colina
Quer saber quanto custa casar aqui? Clique e descubra!

Espaço para casamento interior de São Paulo

Vai casar no Estado de São Paulo? Veja algumas sugestões de lugares incríveis:

Espaço para casamento em Jundiaí

Primordialmente, se você procura um local para casamento em Jundiaí, este espaço oferece a melhor estrutura para você realizar o dia mais especial da sua vida! Em primeiro lugar, conta com prédio novo e moderno, além de área externa para a realização da cerimônia religiosa e flexibilidade total do layout do seu evento.

Espaço Brunholi
Conheça este espaço clicando aqui!

Espaço para casamento em Osasco

Antes de mais nada, quer um casamento no estilo industrial? Este espaço lembra um galpão, além de ser amplo, com piso único e pé direito alto. O local com dois ambientes é ideal para casais que procuram uma atmosfera diferenciada e rústica na cidade, ao mesmo tempo em que buscam ótimo custo benefício.

Estação 840
Agende sua visita neste espaço clicando aqui!

Espaço para casamento em Mairiporã

Sonha com um casamento cercado por muita natureza? Então este espaço localizado em Mairiporã é perfeito. Aqui, os noivos encontram área para cerimônia ao ar livre ou coberta, lago com carpas, deck, pista de dança, bem como jardins e belos cenários para uma recepção inesquecível. 

Espaço Natureza
Gostou deste espaço? Saiba quanto custa clicando aqui!

Espaço para casamento em Embu-Guaçu

Espaço no campo com estrutura coberta rústica e possibilidade de cerimônia ao ar livre.  Primordialmente, a casa possui excelente infraestrutura externa, com piscina, jardim, varanda, churrasqueira e gramado. Assim também, permite hospedagem para alguns convidados.

Rancho Sempre Viva
Entre em contato com esse espaço de casamentos clicando aqui!

Espaço para casamento na cidade de São Paulo

Vai casar na capital paulista? Confira opções:

Restaurante para mini wedding

Vai casar na cidade de São Paulo? Sobretudo, este restaurante charmoso localizado em Perdizes é Ideal para mini weddings e celebrações de casais modernos e descontraídos. Trata-se de uma casa rústica, com quintal e área coberta.  Em contrapartida, oferece um ótimo custo benefício para casamentos na cidade.

Villa Mangiona
Clique aqui para conhecer este espaço de casamento!

Espaço para casamento na Zona Sul em SP

A proprietária, que é uma das decoradoras mais renomadas de casamento, criou uma casa moderna, versátil que permite personalizar cada evento com sofisticação ao mesmo tempo em que proporciona um custo acessível.

Casa Lucci
Clique aqui para solicitar um orçamento!

Espaço na Zona Oeste de SP

Antes de mais nada, a casa possui infraestrutura moderna para casamentos. Nesse sentido, o espaço oferece diversos ambientes conectados entre si para casais que buscam custo benefício. Juntamente com isso, o local ainda possui uma requintada escada que dá acesso a parte superior da estrutura. 

Espaço Paralelo 23
Conheça este espaço, clique aqui!
Sobre a Lejour

Primordialmente, quer praticidade na organização do seu casamento? Então, a plataforma Lejour é perfeita para você. Sobretudo, aqui é possível calcular todo o orçamento do seu casamento, além de contratar fornecedores com segurança.  Clique aqui para falar direto em nosso chat!

banner painel Lejour

Veja também:

Espaços para casamentos em São Paulo

Casamento a céu aberto: os 10 melhores espaços em São Paulo

Quanto custa casar? Os 3 principais itens de casamento

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!