Categorias
Search
Close this search box.
Aurea Fotografia

Como escolher o fotógrafo de casamento ideal?

Saiba como escolher o fotógrafo de casamento, o profissional responsável pelos registros do dia mais especial da sua jornada!

O fotógrafo de casamento é uma escolha importante para os noivos – afinal de contas, este profissional é o responsável pelos registros do grande dia.

Orlando Soares Fotógrafo de Casamento
Gostou dessa fotografia de casamento? Clique aqui para conhecer a empresa!

Primeiramente, se você ficou noiva agora e não sabe como selecionar o melhor fotógrafo para seu casamento, calma: preparamos este guia com as dicas fundamentais para fazer esta escolha. Confira!

banner calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas dos noivos sobre fotografia de casamento

Como escolher um bom fotógrafo?

Primeiramente, a escolha de um fotógrafo é um mix de fatores – e o principal deles, que deve nortear a decisão do casal é a identificação com a fotografia e o olhar do profissional. Ainda, é preciso buscas referências – seja através de indicações de pessoas conhecidas ou de depoimentos – para ter certeza de que está contratando uma empresa idônea. A conexão e relação com o fotógrafo também é fundamental – afinal de contas, se os noivos estiverem mais à vontade, certamente as fotos ficarão melhores.

Quanto custa um bom fotógrafo de casamento?

Quer saber o preço de um fotógrafo de casamento em SP? Na Calculadora de Casamento Lejour você encontra os melhores profissionais e informações sobre os valores de cada um.

Quantos fotógrafos para um casamento?

De acordo com Andréia Russo, fotógrafa da Believe Fotografia, o ideal é ter pelo menos dois fotógrafos – independente do tamanho do casamento. Desta forma, caso haja qualquer problema pontual – uma câmera que quebrou ou um cartão que foi corrompido, por exemplo – um pode cobrir o outro, enquanto a questão é ajustada e não se corre o risco de perder alguma imagem importante. Juntamente com isso, os profissionais presentes devem ter pelo menos duas câmeras, para evitar problemas.

O que saber antes de contratar um fotógrafo?

Em síntese, é importante entender sua forma de trabalho: prazos, equipe, estilo de fotografia, contrato e o que esperar no grande dia. Por outro lado, também há um fator mais subjetivo que diz respeito à identificação com o estilo de fotografia de casamento. Sobretudo, os noivos precisam gostar do olhar do fotógrafo.
Confira o Checklist da Noiva Lejour para ajudar na escolha de todos os itens do Grande Dia!

Fotografia de casamento: dicas para acertar na mosca!

Antes de mais nada, para contratar um fotógrafo de casamento, é fundamental seguir alguns passos:

1. Busque referências

Primeiramente, de acordo com Gabriel Fernandes Faria, Aurea Fotografia e Filmes, muitos noivos buscam indicações com amigos, familiares e com a assessoria antes de contratar um fotógrafo. Além disso, há aqueles que procuram depoimentos de outros casais. Este é bom ponto de partida, mas não deve ser o único.

“Muitas vezes, o que essas pessoas indicam não tem a ver com o estilo do casal. Fotografia é como música: cada um tem um gosto e suas preferências, um estilo pode tocar mais o coração de uma pessoa e menos o de outra”, explica a fotógrafa Marina Maeda.

2. Acompanhe o profissional nas redes sociais

Em primeiro lugar, ao começar a planejar o casamento, é comum que os casais comecem a seguir profissionais da área nas redes sociais – Pinterest, Instagram, entre outras. Esse também é um caminho interessante para conhecer melhor o estilo e a personalidade do fotógrafo.

Marina Maeda Fotografia
Gostou desta foto? Clique aqui para falar com a empresa de fotografia.

“É importante acompanhar a/o profissional nas redes sociais para ver se o casal se identifica com aquela pessoa”, pontua Marina.

Para Faria, as redes sociais são um bom caminho para avaliar a qualidade do material do fotógrafo bem como plataformas como a Lejour.

banner checklist da noiva

3. Entenda o estilo de foto que vocês gostam e procure fotógrafos com um olhar que encante vocês

A princípio, dentro da fotografia de casamento, cabem vários estilos: a fotografia mais clássica, o fotojornalismo, a fotografia documental, o retrato, a fotografia artística, a fotografia criativa.

“Um fotógrafo de casamento tem um estilo predominante (alguns são mais clássicos, outros usam mais a fotografia documental etc…), mas o profissional precisa saber dosar cada um desses estilos para que o evento seja registrado da forma mais completa possível e a história desse dia seja narrada de uma forma dinâmica e não monótona. Ao casal, cabe entender não necessariamente essas nomenclaturas todas, mas o que mais ‘fala’ com eles, o que mais lhes agrada, como eles querem ver a sua história contada”, aponta Marina.  

Da mesma forma, segundo Andréia, a fotografia de casamento é para ser vista e sentida.

“A essência da fotografia está no olhar do profissional, na entrega dele. A fotografia tem um poder incrível de mostrar o amor verdadeiro, congelando o momento. Os noivos precisam entender se o fotógrafo vai entregar aquilo que eles querem – há casais, por exemplo, que não querem fotos mais ‘melosas’. Por isso, deve haver essa identificação com o estilo”, destaca.

Nesse sentido, é preciso ter cuidado com estilo de fotografia e o tratamento das fotos.

“É o tipo foto que te agrada? E o tratamento? É importante pensar nesses aspectos”, lembra Marina.

4. Conheça bem o fotógrafo de casamento

Acima de tudo, é fundamental conhecer quem vai fotografá-los. “É importantíssimo marcar uma, duas ou até três conversas com a/o fotógrafa/o antes de contratar”, sugere Marina.

Além disso, é indicado questionar se a/o fotógrafa/o faz mais de um evento por dia e se a pessoa com quem o casal está conversando é realmente quem estará no dia do casamento.

Marina Maeda Fotografia de casamento
Conheça esta empresa de fotografia de casamento. Clique aqui!

“Muitas vezes, o casal é atendido por uma pessoa, mas chega no dia do casamento é um desconhecido que está lá. Também é importante saber se o fotógrafo principal estará do começo ao fim do casamento”, aponta Marina. 

Sendo assim, outro ponto que os noivos devem questionar é sobre a experiência do fotógrafo com casamentos. “É um evento muito particular e cheio de detalhes. Então, ter experiência é fundamental”, alerta Marina.

5. Peça para ver o álbum e o portfólio do fotógrafo

Como dito anteriormente, acompanhar as redes sociais do profissional é um passo importante. No entanto, ao marcar uma reunião com o fotógrafo, avalie o portfólio dele, bem como os álbuns.

“As redes sociais são apenas uma vitrine. Peça para ver alguns casamentos completos, por exemplo. Dê uma boa ‘passeada’ pelo site do fotógrafa/o”, recomenda Marina.

Orlando Soares fotografia
Converse com este fotógrafo de casamentos. Clique aqui!

Ainda, com relação ao álbum, Marina indica ver se ele possui uma diagramação limpa e a qualidade do material. Igualmente, pergunte como será o processo de escolha das fotos: se o fotógrafo deixará a cargo do casal, ou se o fotógrafo vai sugerir uma pré-seleção de fotos e entregar uma prévia do álbum.

“Eu sempre entrego uma pré-seleção para o casal como sugestão porque acho que os ajuda na escolha das melhores fotos”, afirma Marina.

Segundo Andréia, há álbuns que são feitos com um material que incha com a umidade – e isso limita a vida útil deles.

Gabriel também recomenda avaliar a nitidez das fotos, se não há manchas de tinta saindo para fora da imagem, e a durabilidade do material. Outra dica é que o álbum deve contar a história do casamento, desde o making of dos noivos até a festa – afinal, ele conta uma história.

6. Conexão com o fotógrafo de casamento

Antes de mais nada, o trabalho do fotógrafo de casamento depende muito da sintonia com o casal. Os noivos precisam estar à vontade na presença do profissional. Por isso, a conexão entre as duas partes é fundamental.

“Contrate alguém com quem você se identifique e crie uma conexão, uma relação de confiança. A fotografia envolve um certo grau de intimidade com quem está sendo fotografado, então é importante conhecer e se sentir à vontade com quem o fotografa. Quanto mais à vontade você se sente com o profissional, mais naturalmente as cenas fluem e você age espontaneamente em frente às câmeras”, explica Marina.

R3 Visual fotografia de casamento

Para Faria, é muito mais do que uma venda, mas uma relação de longo prazo.

“É comum estabelecermos uma relação de amizade com os casais”, comenta.

7. Avalie o contrato com cuidado

Kuguio Fotografia de Casamento
Converse com este fornecedor clicando aqui!

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de verificar todos os pontos do contrato. Marina, Andréia e Faria citam alguns pontos importantes:

  • Número de profissionais presentes no casamento;
  • Soluções e condições para o caso de o fotógrafo não poder comparecer no dia do casamento;
  • Horários e tempo de cobertura;
  • Quantidade de fotos;
  • Refeição dos profissionais normalmente estão inclusas e é preciso acrescentá-los no buffet;
  • Estilo de edição – alguns fotógrafos colocam em contrato que não fazem modificações em características físicas das pessoas;
  • Situações que acarretam em multas;
  • Prazos de entrega;
  • Forma de pagamento;
  • Descumprimento do contrato;
  • Condições em casos de adiamento ou cancelamento do evento.
banner painel Lejour

Fotógrafos de casamento em São Paulo

Primeiramente, se você está buscando um fotógrafo de casamento em SP, confira a seleção que fizemos dos melhores profissionais da região.

Registro do casamento com sensibilidade

Antes de mais nada, empresa de fotografia que atua estilo documental que busca captar, além dos fatos, as emoções presentes em cada momento. Aliando sempre a sensibilidade à técnica, nossos registros possuem uma estética analógica e retrô.

Triade Imagem
Clique aqui para falar com esta empresa!

Fotografia clássica

Cliques precisos e espontâneos, conheça o estilo do fotógrafo paulistano que trocou as páginas de jornais por álbuns de casamento.  Tem à sua disposição um serviço de fotografia e vídeo com a máxima qualidade.

Ricardo Hara Fotografia
Gostou deste estilo de fotografia? Clique aqui para falar com a empresa!

Fotografia jovem e emotiva

A princípio, o carro-chefe da empresa, que leva seu nome, são os álbuns de casamento personalizados, ensaios pré-wedding e destinations wedding.

Lucas Lima Fotografia
Conheça este fotógrafo de casamentos. Clique aqui!

Fotógrafo especializado – Guarulhos

Em primeiro lugar, com diferentes pacotes de ensaios e coberturas, faz o registro completo de sua cerimônia e recepção em foto e filmagem. Faz ensaio do casal em outras localidades, como praia ou campo, além destinations wedding.

Edu Federice Fotógrafo de Casamento
Conheça o trabalho deste fotógrafo de casamento. Clique aqui!

Fotografia espontânea

Em primeiro lugar, a principal característica desta empresa de fotografia é fotografar o espontâneo, não interagir nas cenas, sempre fotografando as cenas reais, registrando como elas acontecem de verdade, as pessoas como elas realmente são, transmitindo o que elas sentem.

Paulo Cezar JR Fotografia
Clique aqui para solicitar um orçamento.
Sobre a Lejour

Antes de mais nada, a Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem simplificar a vida na hora de procurar e contratar os melhores fornecedores para o casamento. Clique aqui para falar direto em nosso chat!

Veja também:

Ensaio pré-wedding no Brasil | Os 5 melhores locais

15 lugares incríveis para casar ao pôr do sol

10 tendências de casamentos para 2021

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.