Categorias
Search
Close this search box.
criar identidade visual casamento grátis

Identidade visual de casamento minimalista: tudo que você precisa saber para fazer a sua!

Quer fazer uma identidade visual de casamento minimalista? Veja as dicas de especialistas para desenvolver a papelaria.

É impossível falar sobre minimalismo sem usar a frase clichê: “menos é mais”. E, no mundo dos casamentos, não é diferente. Muitas noivas têm apostado neste estilo que se caracteriza pelo uso formas geométricas simples e cores neutras para o grande dia.

convite de casamento minimalista
Conceito “menos é mais” rege identidade visual minimalista. Foto: Chic no Último

Mas isso se reflete não só na decoração ou no vestido – a identidade visual de casamento minimalista também é um elemento super importante. Quer saber como criar a sua? Veja abaixo as dicas de profissionais para arrasar!

banner app Lejour

Principais dúvidas sobre identidade visual de casamento minimalista

O que faz parte da identidade visual do casamento?

A identidade visual de um casamento é uma representação visual consistente e coordenada de elementos gráficos que ajudam a criar uma atmosfera única e personalizada para o evento. Esses elementos contribuem para a coesão estética e transmitem a essência do casal. Alguns dos principais componentes da identidade visual de um casamento incluem:
– Paleta de cores
– Monograma do casal (como se fosse uma logo, e geralmente inclui as iniciais dos noivos)
– Tipografia (as fontes a serem usadas nos convites, save the date, site dos noivos, entre outros itens de papelaria)
– Elementos gráficos decorativos (padrões, ilustrações ou ícones)

Quanto custa a identidade visual de um casamento?

Sobretudo, é difícil determinar o preço da identidade visual de casamento. Isso porque vai depender do local onde você mora (os valores costumam variar bastante conforme a região escolhida) e do fornecedor selecionado. Portanto, o melhor é entrar em contato com as empresas e solicitar um orçamento. Na comunidade de parceiros Lejour + Fast Shop, é possível encontrar uma lista de fornecedores confiáveis.

O Save the Date tem que manter a mesma identidade do convite?

Sim! A identidade visual do casamento é importante em todas as peças. O save the date pode ser enviado assim que o casal tiver fechado o espaço do casamento e, portanto, já tiver a data e o local confirmados.

Identidade visual de casamento minimalista: o que é?

Carla Kienen, proprietária da Chic no Último, explica que o minimalismo nos casamentos surgiu com ideia de simplificar, dar elegância sem excessos.

“Isso também vale para a identidade visual, onde o ‘menos é mais’. O foco é explorar mais a tipografia, elementos leves e muito espaço em branco. E lembrando que o estilo minimalista não é clássico, que também é bem clean. Sobretudo, o que os difere é que o minimalista tem tipografia moderna junto com elementos leves, enquanto o clássico, como o nome diz, tem uma estrutura similar em todos os convites e fontes mais rebuscadas”, pontua Carla.

convite de casamento minimalista
Identidade visual minimalista explora tipografia, elementos leves e muito espaço em branco. Foto: Chic no Último

De acordo com Francis Murakami, proprietária da White Studio, a identidade visual de casamento minimalista é uma papelaria que prioriza a qualidade dos materiais para um design “limpo”, sem excessos.

“Um bom design minimalista é algo difícil de obter, pois de ser elegante e sofisticado, sendo aparentemente simples”, define Francis.

banner RSVP

Cores

O visual minimalista se apoia basicamente em tons neutros, pastéis e pode usar pitadas dos metálicos, segundo Francis.

“Posso citar os tons de brancos, cinzas, beges, verdes, azuis pálidos ou escuros, preto, prata, ouro, entre tantos outros”, comenta.

convite de casamento minimalista
Tons neutros são predominantes, mas tons de verde também podem ser usados.
Foto: Chic no Último

Carla menciona que, em geral, os tons mais utilizados são preto, branco, neutros e suaves. No entanto, ela também afirma que os tons de verde e folhagens também podem ser utilizados.

“Em suma, nada impede de usar um tom forte e monocromático e deixar o minimalismo para os detalhes da diagramação do texto”, sugere.

Tipografia para design minimalista e elegante

Já que a ideia que é ter um design clean e equilibrado, Carla recomenda o uso de fontes estilo manuscritas (como se os noivos escrevessem à mão) ou retas (com ou sem serifa).

“Fontes mais clássicas e rebuscadas não são utilizadas para esse estilo”, alerta.

fontes para identidade visual de casamento minimalista
Fontes podem ser mais retas ou manuscritas. Foto: White Studio

As combinações entre fontes serifadas e sem serifa, fontes “altas”, contraste de “peso”, por exemplo, light e bold, podem criar efeitos sofisticados, segundo Francis.

Papel

Como o foco é ter menos detalhes, Carla revela que os mais utilizados são tons suaves: papéis claros com textura leve.

“O nosso favorito é o Rives Design Tradition. Como o convite tem menos elementos, combina com gramatura maior, para dar um ar sofisticado, como gramatura 200g ou mais. Por ser um estilo focado em sustentabilidade, o kraft também combina muito pois é um papel natural”, sugere.

convite de casamento minimalista
Papel kraft também combina com identidade visual minimalista. Foto: Chic no Último

Francis conta que, atualmente, no Studio White, estão sendo bastante utilizados os translúcidos, artesanais e lineares, além dos lisos de sempre.

identidade visual de casamento minimalista
Papéis translúcidos, artesanais e lineares são ótimos para uma identidade visual minimalista.
Foto: White Studio

Elementos gráficos x identidade visual minimalista

Será que é possível incorporar elementos gráficos únicos sem comprometer a simplicidade? De acordo com Carla, elementos que combinem com o casal ou com o estilo do casamento são super indicados.

“Elementos gráficos com linhas leves podem compor o layout junto com o convite. Se forem folhagens ou florais mais elaborados, sugerimos utilizar esses detalhes impressos no envelope e deixar o minimalismo para o convite”, aconselha.

convite de casamento clean e minimalista
Elementos gráficos com linhas leves podem compor o layout junto com o convite.
Foto: Chic no Último.

Tendências relacionadas à identidade visual de casamento

De maneira geral, segundo Carla, há duas situações mais comuns:

caderno de votos de casamento com design minimalista
Alguns noivos amam o estilo bem clean e escolhem envelope e convite com poucos detalhes. Foto: White Studio
  1. Noivos que amam o estilo bem clean e escolhem envelope e convite com poucos detalhes, em geral texto em preto e o convite claro, fechamento com lacre de cera.
  2. E os noivos que amam aquarelados, florais, árvores ou folhagens que remetam ao estilo do casamento. Nesse caso, eles optam então por usar esses detalhes no envelope e deixar o convite com as informações de forma mais simplificada.

Na opinião de Francis, atualmente tem-se visto o crescimento de uma linha mais evocações românticas.

“Lembrando que o estilo minimalista também irá refletir na decoração do casamento, harmonizando com todas as escolhas da papelaria”, afirma Carla.

É possível criar identidade visual casamento grátis?

Atualmente, é possível criar uma identidade visual de casamento grátis, já que algumas ferramentas online trazem essa possibilidade. No entanto, ao contratar um profissional para fazer este serviço, os noivos certamente terão um trabalho com melhor qualidade e mais personalizado, já que uma empresa especializada poderá criar uma identidade visual única que capte a essência do casal e também com o conceito geral do casamento.

Além disso, ao contratar um profissional, os noivos não precisarão gastar seu tempo tentando entender as ferramentas ou quebrando a cabeça para criar uma identidade visual.

Por fim, a contratação de uma empresa de papelaria pode ser muito útil na hora da impressão – especialmente se os noivos não têm muito conhecimento nessa área. Assim, evita-se desperdício e possíveis erros na hora de imprimir os convites.

Dá para criar identidade visual casamento no Canva?

Acima de tudo, a ferramenta Canva é muito utilizada por noivos que têm um orçamento de casamento menor ou que vão fazer uma festa menor e não priorizam tanto este item. Com ela, é possível desenvolver alguns layouts, convites e outros elementos para o seu casamento.

Quais os itens de papelaria de casamento?

Dentre os itens de papelaria estão:

  • Save the date: uma espécie de pré-convite, onde o casal informa a data do casamento e o local. É muito utilizado para Destination weddings.
  • Convite de casamento
  • Convite para pais, padrinhos, daminhas e pajens: muitos casais costumam fazer um convite especial para os pais e para os padrinhos. Muitos gostam de usar caixas que incluem presentes e mimos. No caso dos padrinhos, alguns noivos gostam de incluir uma paleta de cores para os trajes da festa também.
  • RSVP: incluído junto com o convite, esse cartão solicita aos convidados que confirmem a presença no casamento.
  • Mapas e Itinerários: Fornece orientações e informações sobre locais de cerimônia, recepção e eventos relacionados.
  • Missal para casamento: no caso de casamentos religiosos, pode conter informações sobre a cerimônia.
  • Tags diversas: para lágrimas de alegria, bem-casados, lembrancinhas e quaisquer outros itens do casamento.
  • Papelaria para votos: alguns noivos escolhem incluir os votos da cerimônia em uma papelaria especial.
  • Menu de casamento: apresenta as opções de refeição para o evento.
  • Placas de assentos ou lugares: Indicam a disposição dos convidados nas mesas durante a recepção.
  • Livro de Visitas: um livro onde os convidados podem deixar mensagens e desejos para o casal.
  • Cartões de agradecimento: enviados após o casamento para expressar gratidão aos convidados por sua presença e presentes.
  • Display ou placa com o link ou QR code da gravata digital do casal
identidade visual de casamento minimalista
Identidade visual do casamento inclui paleta de cores, monograma, tipografia e elementos gráficos. Foto: White Studio
Sobre a Lejour

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 100 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop. 

banner lejour Fastshop

Leia também:

Lista de presentes | Dicas para usar a TAG de convite com elegância

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Site de casamento | 20 inspirações de texto para colocar no seu

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.