Primeiramente, a lista de presentes envolve várias etapas: criar o site de casamento, abastecer o site com todas as informações necessárias e relevantes sobre o casal e também sobre o evento, pensar e selecionar os produtos que o casal deseja ganhar e um item super importante de todo esse processo é a TAG da lista de casamento que vai no convite de casamento.
Principais dúvidas sobre a TAG e lista de presentes
Antes de mais nada, especialistas indicam que a TAG ou mini card precisa ser discreta, não pode se sobressair ao convite. Portanto, evite chamar atenção. É possível informar com originalidade e discrição.
“Temos usado cards anexados aos convites para + detalhes do casamento: como R.S.V.P, dress code, e claro, a lista de presentes. Na parte da lista, vale descontrair e escrever algo que seja realmente a cara dos noivos”, sugere Roberta Colás, proprietária da Galliari Design.
Primeiramente, a TAG pode ser colocada na parte de trás ou até mesmo em um envelopinho colado ao envelope principal do convite.
“Geralmente orientamos as noivas a colocarem o cartão (TAG) junto com os outros cartões de controle de entrada e se possível na parte de trás do convite, para não cobrir nenhuma parte do texto”, explica Betina Bassi, Diretora Geral e Marketing da Art Invitte Convites.
Foto: Art Invitte Convites.
A dica principal é: façam a lista de casamento juntos. O ideal é incluir na lista produtos que serão úteis para o novo lar. Pensem nas necessidades de uma casa e comecem a lista por ela.
Também é bom lembrar que a lista de casamento deve ter produtos variados e diversas faixas de preço, assim os convidados ficarão à vontade para comprar o que estiver ao seu alcance.
O ideal é escolher uma lista de presentes flexível com resgate em dinheiro ou produto.
Por fim, muitas lojas e sites disponibilizam listas prontas. Geralmente essas listas já contam com a variedade de presentes e preços. Conheça a Lejour!
Principais dicas para uso de TAG nos convites
Antes de mais nada, juntamente com o convite vem a TAG da lista de presentes que informa de maneira sutil, que o casal disponibilizou uma lista de casamento para os convidados. E não é vergonha alguma pedir presentes de casamento, é tradição. Aliás, é muito comum colocar uma TAG ou mini card junto ao convite.
Cards descolados
“Quando falamos em lista de casamento, o que está em alta é fazer cards que falem de forma descontraída e elegante onde os convidados podem presentear os noivos. Nossa recomendação é fazer algo que chame atenção, mas que ao mesmo tempo seja delicado quando falamos em presentear”, comenta Roberta.
QRCode em convites
Betina acrescenta que recentemente fez convites com QRCode do site do casal. “Discretos, o QRCode, na parte inferior, é um link para o site, onde os convidados encontram todas as informações inclusive os links para as lojas”.
Colocar ou não a TAG?
“O cartão de lista até hoje é muito controverso, alguns acham que colocar implica em uma atitude “pedinte” enquanto outros agradecem por não ter que ficar em busca do que os noivos gostariam”, finaliza Betina.
Linha do tempo da lista de presentes
O costume de presentear os noivos vem de uma tradição que surgiu no Ocidente por volta da Idade Média. Naquela época era muito comum presentear o novo casal com o enxoval, ou seja, lençóis, fronhas, toalhas entre outros utensílios para o lar.
Primordialmente, como tudo evolui, a maneira de presentear também mudou. Antes, os convidados levavam os presentes até o casamento e os entregava aos noivos. A partir dos anos 2000 surgiu uma demanda de criar a lista na própria loja e inserir no convite um mini card informando que a lista de presentes do casal estava disponível naquela loja. E esse formato de comunicar sobre os presentes ainda existe.
Na era digital
Sobretudo, com a chegada da internet as empresas foram transformando seu modelo de negócio e passaram a criar lista de presentes virtuais e consequentemente surgiram as empresas de tecnologia que investiram pesadamente nesse nicho e criaram os sites de casamento.
Sobretudo, a lista de presentes passou a fazer parte do pacote desse serviço (site de casamento) e hoje tanto os noivos, quanto os convidados têm mais autonomia, praticidade e comodidade quando se trata de lista de presentes. Afinal, está tudo em um único lugar e, literalmente, na palma da mão.
As listas com resgate flexível, em produtos e dinheiro, é o mundo ideal para os noivos que já possuem alguns itens da casa nova e querem utilizar o saldo em dinheiro para outras coisas. Conheça a Lejour, que tem exatamente esse sistema!
Vantagens da lista de presentes
- Comodidade
- Cotas para lua de mel
- Economia de dinheiro
- Otimização de tempo
- Praticidade
- Produtos convertidos em dinheiro
- Receber produtos em casa
- Sem deslocamentos
Seja em loja física ou virtual, a lista de presentes é uma ajuda e tanto para quem está começando a vida a dois.
Sobre a Lejour
A Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 80 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop.
Veja também:
Lista de casamento: o que pedir?
O melhor site de casamento: como escolher?
Lua de mel no Brasil | Conheça 13 lugares paradisíacos para sua viagem