Lista de casamento virtual: como facilitar a compra para seus convidados?

Vai fazer uma lista de casamento virtual? Veja dicas para facilitar a compra de presentes por seus convidados.

Antes de mais nada, a lista de casamento virtual é uma mão na roda para noivos e convidados. Por um lado, sua criação pode ser feita online, do conforto da sua casa.

Ao mesmo tempo, permite que os noivos resgatem os valores em dinheiro e invistam naquilo que precisam. Por outro lado, para os convidados, há a possibilidade de comprar online e escolher um item que é desejado pelos noivos.

noivos acessando lista de casamento virtual
Lista de presentes virtual disponibiliza itens fictícios para convidados comprarem e noivos recebem dinheiro para investir em produtos para casa ou viagem. Crédito: Freepik

“Quando as listas de presentes foram criadas, elas eram vistas como deselegantes porque era como se você tivesse cobrando um presente do convidado. No entanto, com a modernidade e a procura por praticidade, hoje elas são vistas como um avanço e ajudam a tornar tudo mais fácil. Para quê perder horas escolhendo um presente sem ter a certeza que os noivos vão gostar, se podemos dar algo que eles próprios escolheram e melhor com apenas um clique?”, questiona Alê Criballi, personal organizer e proprietária da OrganizandU – Soluções em Oganização de Ambientes.

banner monta lista em dinheiro goiaba

Principais dúvidas sobre lista de casamento virtual

Como funciona lista de presente de casamento online?

Primeiramente, a lista de casamento online é formada por itens “fictícios”, como passeios para lua de mel, hotéis, itens para casa e até mesmo cotas para pagar fornecedores do casamento. Só que ao invés de receber estes itens, os noivos resgatam o dinheiro correspondente ao valor de cada produto. Por fim, é importante saber que estas listas de casamento costumam cobrar uma taxa em cima dos presentes adquiridos – esta taxa pode ficar por conta dos noivos ou dos convidados. Acima de tudo, é uma forma mais elegante de pedir presente pros convidados. Ao invés de solicitar dinheiro ou indicar o pix.

Como fazer lista de presente de casamento virtual?

Em primeiro lugar, os noivos devem escolher uma plataforma segura, como a Lejour. Em seguida, o casal deve selecionar um modelo de site de casamento e personaliza-lo com suas informações e fotos. É um processo bem rápido e pode até ser feito pelo smartphone. Em seguida, os noivos podem optar por incluir uma lista de presentes, que pode conter itens para casa ou cotas de lua de mel. Para facilitar e deixar este processo mais prático, a Lejour tem mais de 30 listas prontas.

Como enviar lista de presente pelo WhatsApp?

Primordialmente, os noivos podem enviar pelo WhatsApp o endereço do site dos noivos e lá eles poderão encontrar a lista de presentes, além de confirmar presença.

Como funciona a lista de presentes na Lejour?

Sobretudo, na Lejour, os noivos podem criar uma lista de casamento moderna, linda e 100% em dinheiro. Nesse sentido, os casais ficam livres para usar o dinheiro da lista de casamento quando e como quiser, sem burocracias ou créditos presos em lojas. É possível escolher seus presentes virtuais e receber o valor em crédito com a taxa única de 3,89%, nada mais. Ainda, os noivos têm direito a saques gratuitos a qualquer momento, além de um site do casamento lindo e gratuito.

Como mandar a lista de presentes para os convidados?

Antes de mais nada, grande parte dos noivos põe no convite o endereço do site dos noivos. Com isso, ao acessar o site, os convidados podem visualizar a lista de presentes.

Lista de casamento virtual: como facilitar a vida dos convidados?

Essencialmente, a lista de casamento é uma forma mais elegante de pedir dinheiro aos convidados, uma vez que ao invés de simplesmente colocar uma conta para depósito ou passar uma chave do pix, os casais criam uma lista virtual, com itens fictícios (como passeios de lua de mel ou produtos para a casa) e compartilham com os convidados.

Quer deixar a vida dos seus convidados mais prática? Então, veja um passo a passo para montar sua lista de presentes e divulga-la com sucesso:

noivas se abraçando
Noivos devem criar site em plataforma especializada e incluir lista de presentes. Crédito: Freepik

1. Crie o site dos noivos

Primordialmente, você pode criá-lo assim que souber a data e o local do casamento. Além disso, você pode colocar algumas fotos do casal e a história de vocês.

2. Envie um save the date

Para que os convidados já possam ir se programando para o seu grande dia, você pode enviar um save the date (por e-mail, WhatsApp ou físico) com a data do seu casamento, local e o site dos noivos. Assim, os convidados já ficarão habituados com o site e essa forma de comunicação).

3. Atualize o site e crie a lista de casamento virtual

Antes de tudo, inclusive da entrega dos convites físicos, você deverá atualizar seu site. Neste momento, você pode incluir mais informações sobre o casamento, como dress code, mapa para o local, indicações de salão de beleza e hotéis (principalmente se for um destination wedding), entre outras.

Além disso, você pode incluir uma ferramenta de RSVP, isto é, confirmação de presença e a lista de presentes. Se você não tiver ideia sobre o que pedir de presente, você pode escolher uma dentre as mais de 30 listas prontas da Lejour.

Mockup lista de casamento Lejour
Lista de casamento Lejour, simplifica a vida de noivos e convidados.

4. Como fazer uma lista de casamento mais amigável e atraente?

Segundo Alê, para facilitar a vida dos convidados na hora de criar a lista de presentes, vale separar os itens pelos cômodos da casa: itens para cozinha, quarto, sala, área de serviço etc. Outra maneira é separar por preço do mais barato para o mais caro.

noivos atualizando informações da lista de casamento virtual
Lista de presentes deve ter itens de preços diversos para ser mais amigável para os convidados. Crédito: Freepik

“Ainda, uma boa ideia é ir acrescentando itens de diferentes valores a cada semana, já que muitos convidados deixam para fazer suas compras mais perto da data do casamento e quando entram na lista só sobra o que é mais caro”, complementa Alê.

organização da lista de presentes de casamento

5. Qualidade x preço

As listas vieram para facilitar a vida de todos os convidados, por isso é importante os noivos conhecerem seus convidados e colocarem itens que atendam a todos, tanto no preço, que deve ter várias faixas de valores, como na qualidade dos itens.

“Itens mais finos como cristais, faqueiros e peças de arte também devem ser incluídas, caso tenham a ver com o estilo dos noivos. Já vi muitos convidados não comprarem na lista por acharem que não tinha nada fino ou à   altura do casal, não porque a loja não tinha estes itens, mas porque os noivos ficaram com medo de colocar itens mais caros”, alerta Alê.

6. Entregue os convites

Ao fazer os convites impressos, não se esqueça de colocar a indicação do site dos noivos. Inclusive, você pode informar que a confirmação de presença será feita por lá. Dessa forma, ao acessar o site, os convidados terão acesso, de forma prática, a todas as informações sobre o casamento, lista de presentes e RSVP.

7. Reforço pelo WhatsApp

Caso a confirmação de presença ou a lista de presentes não tenham tido muita aderência, você pode sempre enviar uma mensagem de reforço pelo WhatsApp, convidando as pessoas a acessarem o site dos noivos.

banner lista de cozinha

Lista de casamento virtual: como facilitar a vida dos noivos?

Já sabemos que a lista de presentes pode ser uma mão na roda para os convidados. E para os noivos? Como escolher os itens certos e evitar supérfluos? Confira aqui algumas dicas:

lista de casamento dos noivos
Em um primeiro momento, noivos podem recorrer à listas prontas e, depois, podem fazer seleção de itens de acordo com o que vão usar mais. Crédito: Freepik

Na hora de montar a lista de casamento virtual

Em primeiro lugar, sabemos que muitas vezes na hora de criar a lista de presentes, os noivos estão super preocupados com detalhes da festa e não sabem como montar a lista – seja de cotas de lua de mel ou de itens para casa. Para facilitar a vida dos casais, a Lejour já possui mais de 30 listas pré-montadas que deixam tudo mais prático. Após a festa, os noivos poderão resgatar o dinheiro e decidir com calma como investir o valor recebido.

Escolhendo os itens para casa  

Estilo de vida do casal

Se vocês ainda não possuem uma casa montada, a dica de Alê é levar em conta seu modo de vida.

“Se são pessoas mais caseiras e gostam de ver um filminho e comer pipoca juntos, se são festeiros e gostam de receber visitas, se gostam de cozinhar, se vão lavar suas roupas em casa ou na lavanderia, se ainda são adeptos de roupas passadas. Enfim, o estilo de vida vai influenciar diretamente nos itens que vão precisar para seu dia a dia em casa”, explica Alê.

Tamanho da casa

Da mesma forma, os noivos vão precisar levar em conta, também, o tamanho da nova casa.

“Não adianta pedir um monte de presentes e a maioria ficar em caixas no chão do quarto porque não têm espaço para guardá-los. É muito importante começar a vida de casados já pensando em um ambiente organizado, por isso ter armários para armazenar tudo o que ganha é primordial. Não adianta ganhar e não poder usar”, pontua Alê. 

Tipo de decoração

Além disso, outra boa ideia é descobrirem seu estilo de decoração. Certamente o casal vai querer uma casa bonita, e como há muitas opções de cores, tipos e texturas, escolher seu estilo é fundamental. Sobretudo, uma maneira de fazer isso é ver revistas ou sites de decoração juntos e definir um estilo em conjunto, assim vai ficar mais fácil pedir os presentes de acordo com aquilo que admiram e criar um estilo único para a casa nova.

Erros ao fazer a lista de casamento virtual

Não se conhecer

De acordo com Alê, o maior erro que os casais podem cometer ao elaborar a lista de casamento é não se conhecer.

“Uma boa lista de presentes vai ter muita variedade, por isso quanto mais o casal conhecer o estilo de vida que vai levar, mais ele poderá usufruir de tudo o que ganhar. Afinal, vocês não vão querer pedir uma máquina de fazer pães se preferem tomar café na padaria todas as manhãs”, explica. 

noivos criam lista de casamento virtual personalizada
Noivos devem conhecer bem seus gostos e hábitos para evitar supérfluos. Crédito: Freepik

Cuidado com os supérfluos

Para a personal organizer Carol Mayumi, não existe certo ou errado na hora de montar uma lista, mas às vezes os casais pedem itens que não são imprescindíveis.

“Nunca é fácil montar uma lista de casamento, especialmente quando o casal ainda não mora junto e não tem nada. É importante que eles sentem juntos e pensem no que realmente é útil, levando em consideração produtos essenciais”, sugere Carol

Não ultrapasse o necessário

Nesse sentido, Alê aconselha tomar cuidado com os produtos que você não usa ou porque ultrapassa a sua necessidade, ou porque é redundante e desnecessário.

“Sendo assim, evitem pedir itens repetidos só porque são de outra cor ou forma e se atentem ao tamanho da sua mesa, do seu fogão e da sua casa. Isso vai evitar que vocês peçam 15 panelas quando só há 4 bocas no fogão. Nesse sentido, tomem cuidado com excesso, pois ele mais atrapalha do que ajuda. Começar a vida apenas com o essencial vai leva-los a ter um lar mais tranquilo e harmônico. Prefira pedir variedades daquilo que realmente você vai usar. Por exemplo, um casal que gosta de mesa posta vai querer ter mais tipos de pratos e guardanapos de pano para troca-los e caprichar no visual”, pontua Alê.

Itens que não podem faltar

Como escolher o que pedir de presente? Quais itens não podem faltar? Segundo Alê, cada casal tem suas próprias escolhas na hora de fazer a lista de presentes e muitas vezes se baseiam em coisas que viram nas casas dos pais ou amigos, mas a questão é que existe uma lista mínima de itens que não podem faltar na casa, sejam para facilitar o processo de escolha, como para tornar a vida mais prática.

Sobre a Lejour

Em suma, a Lejour é uma plataforma ajuda a planejar cada passo do casamento – desde o orçamento à escolha de fornecedores, oferecendo ainda ferramentas para criação do site de casamento e lista de casamento.

banner monte lista em dinheiro

Leia também:

Lista de presente virtual | Dicas para fazer a sua e render bons presentes

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Cotas de lua de mel no site de casamento, como funcionam?

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados