A música é a grande responsável por embalar os momentos que compõem a cerimônia e a festa. Assim, a escolha dos profissionais é tão importante quanto as letras e melodias das músicas de casamento selecionadas.
A personalização de arranjos — conforme os estilos preferidos do casal — é tarefa a ser confiada para grupos especializados, pois a experiência pesa positivamente para a execução impecável e emocionante.
Consultamos o maestro João de Pierro Júnior, da empresa Musiccata, para dar dicas de como ter a trilha sonora perfeita.
A escolha das músicas de casamento
Além da preferência dos noivos, alguns detalhes precisam ser considerados no momento de eleger o repertório.
“É necessário saber o local, pois, em muitas igrejas, existem regras em que a música deve ser apenas clássica ou sacra. No entanto, se o casamento for em espaços destinados a eventos não há exigências”, aponta o Pierro.
Outro ponto importante destacado pelo maestro é que as músicas não sejam paradas, a fim de dar fluidez aos cortejos (noiva, pajens, padrinhos).
A entrada da noiva, um dos momentos mais aguardados, não deve haver certo e errado, seja com a Marcha Nupcial, uma música especial que a marcou. E há dicas para os demais momentos também.
“A música para a benção deve ser algo bem introspectivo; já a dos cumprimentos pode ser emotiva (para noivos que querem emocionar seus padrinhos e pais) ou agitada e alegre para encaminhar para o encerramento. A saída deve ser a música mais forte e animada da cerimônia, já pensando na festa”, explica o profissional.
Etapas da definição de repertório
Com o Musiccata, que possui coral e orquestra, todos os detalhes são definidos em reunião em data que não deve ultrapassar 60 dias do grande dia.
Nesse momento o casal recebe auxílio para que as músicas escolhidas funcionem perfeitamente em cada momento, além de terem sugestões, caso estejam em dúvida.
Mas a indicação principal é que as escolhas sejam pelas músicas que os noivos realmente gostem, para que aproveitem ao máximo todo o decorrer.
“Um grande diferencial que temos junto ao Lejour é que desenvolvemos dois arranjos inéditos, ou seja, se os noivos não encontrarem as músicas que querem na nosso portfólio, com mais de 700 opções, iremos escrever duas músicas sem qualquer custo para eles”, explica o maestro.
Sugestões para acertar em cheio
Para garantir que tudo funcione como sonhado, uma ajuda é sempre bom, não é mesmo? Abaixo estão dicas do maestro para a sua escolha de músicas de casamento, tanto clássicas quanto mais badaladas, de acordo com a etapa do dia do sim!
Entrada dos Padrinhos
Canon – J. Pachelbel
Here Comes the sun – The Beatles
Entrada do Noivo
Concerto de Brandemburgo n. 3 – J. S. Bach
Is this Love – B. Marley
Daminha e Pajens
Dance of the sugar Plum Fairy – P. I. Tchaikovsky
Leãozinho – C. Veloso
Entrada da Noiva
Marcha Nupcial – F. B. Mendelssohn
La vie en Rose – E. Piaf
Benção das Alianças
Ave Maria – Bach/Gounod
Hallellujah – L. Cohen
Assinaturas
Arioso – J. S. Bach
Tocando em frente – A. Sater
Cumprimentos
Divertssement – S. Preux
I’ll be there for you – Tema do seriado Friends
Saída dos Noivos
9ª Sinfonia – L. V. Beethoven
Crazy little thing called love – Queen
Texto: Patrícia Milão