Músicas para cada momento da cerimônia do casamento

Consultamos o maestro João de Pierro Júnior para dar dicas de como ter a trilha sonora perfeita

3 Fotos

A música é a grande responsável por embalar os momentos que compõem a cerimônia e a festa. Assim, a escolha dos profissionais é tão importante quanto as letras e melodias das músicas de casamento selecionadas.

A personalização de arranjos — conforme os estilos preferidos do casal — é tarefa a ser confiada para grupos especializados, pois a experiência pesa positivamente para a execução impecável e emocionante.

Consultamos o maestro João de Pierro Júnior, da empresa Musiccata, para dar dicas de como ter a trilha sonora perfeita.

A escolha das músicas de casamento

Além da preferência dos noivos, alguns detalhes precisam ser considerados no momento de eleger o repertório.

“É necessário saber o local, pois, em muitas igrejas, existem regras em que a música deve ser apenas clássica ou sacra. No entanto, se o casamento for em espaços destinados a eventos não há exigências”, aponta o Pierro.

Outro ponto importante destacado pelo maestro é que as músicas não sejam paradas, a fim de dar fluidez aos cortejos (noiva, pajens, padrinhos).

A entrada da noiva, um dos momentos mais aguardados, não deve haver certo e errado, seja com a Marcha Nupcial, uma música especial que a marcou. E há dicas para os demais momentos também.

“A música para a benção deve ser algo bem introspectivo; já a dos cumprimentos pode ser emotiva (para noivos que querem emocionar seus padrinhos e pais) ou agitada e alegre para encaminhar para o encerramento. A saída deve ser a música mais forte e animada da cerimônia, já pensando na festa”, explica o profissional.

Etapas da definição de repertório

Com o Musiccata, que possui coral e orquestra, todos os detalhes são definidos em reunião em data que não deve ultrapassar 60 dias do grande dia.

Nesse momento o casal recebe auxílio para que as músicas escolhidas funcionem perfeitamente em cada momento, além de terem sugestões, caso estejam em dúvida.

Mas a indicação principal é que as escolhas sejam pelas músicas que os noivos realmente gostem, para que aproveitem ao máximo todo o decorrer.

“Um grande diferencial que temos junto ao Lejour é que desenvolvemos dois arranjos inéditos, ou seja, se os noivos não encontrarem as músicas que querem na nosso portfólio, com mais de 700 opções, iremos escrever duas músicas sem qualquer custo para eles”, explica o maestro.

Sugestões para acertar em cheio

Para garantir que tudo funcione como sonhado, uma ajuda é sempre bom, não é mesmo? Abaixo estão dicas do maestro para a sua escolha de músicas de casamento, tanto clássicas quanto mais badaladas, de acordo com a etapa do dia do sim!

Entrada dos Padrinhos

Canon – J. Pachelbel

Here Comes the sun – The Beatles

Entrada do Noivo

Concerto de Brandemburgo n. 3 – J. S. Bach

Is this Love – B. Marley

Daminha e Pajens

Dance of the sugar Plum Fairy – P. I. Tchaikovsky

Leãozinho – C. Veloso

Entrada da Noiva

Marcha Nupcial – F. B. Mendelssohn

La vie en Rose – E. Piaf

Benção das Alianças

Ave Maria – Bach/Gounod

Hallellujah – L. Cohen

Assinaturas

Arioso – J. S. Bach

Tocando em frente – A. Sater

Cumprimentos

Divertssement – S. Preux

I’ll be there for you – Tema do seriado Friends

Saída dos Noivos

9ª Sinfonia – L. V. Beethoven

Crazy little thing called love – Queen

Texto: Patrícia Milão

Artigos Relacionados

Comentários