Músicas de casal para os 10 momentos da cerimônia de casamento

Veja algumas sugestões de músicas de casal para os 10 momentos da cerimônia do seu casamento, que vão desde a entrada do noivo até a saída.

Antes de mais nada, veja algumas sugestões de músicas de casal para os 10 momentos da cerimônia do seu casamento, que vão desde a entrada do noivo até a saída.

A escolha das músicas para casamento é, sem dúvida, uma das etapas mais gostosas dos preparativos. Nesse sentido, em meio a trâmites que podem ser burocráticos ou estressantes, a contratação de um DJ e a escolha das faixas que vão embalar noivos e seus convidados é um momento de pura diversão e relaxamento.

Sendo assim, e também uma grande chance de dar personalidade à festa, deixando a comemoração com a cara do casal. Por isso, neste artigo eu vou te ajudar com algumas dicas importantes para vocês fazerem uma seleção incrível que vai ficar para a memória!

Por que é importante pensar bem sobre as músicas do casamento?

As músicas têm o poder de emocionar. Por isso, elas dão o tom a qualquer ocasião. Eu te convido a fazer um teste: escolha um filme que sempre te faz chorar, um de muito suspense ou ainda um de ação. Assista uma cena forte com o volume no mudo. A emoção foi a mesma? Garanto que não.

Este é o poder da música! E ela vai estar presente ao longo de toda a celebração, desde a cerimônia matrimonial, até a recepção com festa para os convidados. Ou seja, ela será responsável por agregar sentimento e representar o amor, a alegria e as expectativas para esta união.

Assim, pensar sobre o ritmo, a batida, a letra e a instrumentação das músicas de casal que farão parte de cada um dos ritos do seu casamento é fundamental. É assim que você vai ser capaz de criar a atmosfera que sempre sonhou, transformando a ocasião em uma verdadeira experiência para você, seu parceiro, suas famílias e demais convidados.

músicas de casal
Músicas de casal

Quais diferentes momentos requerem músicas de fundo?

Primordialmente, um fator do qual muitos noivos não se dão conta, até a preparação dos detalhes do casamento, é a quantidade de músicas que são incluídas. São muitas!

Cada formalidade ou protocolo, da cerimônia à recepção, pode ser acompanhado de uma música diferente. Somente na cerimônia, é possível ter cerca de dez canções diferentes. Elas se encaixariam nos momentos a seguir:

  • Chegada dos padrinhos e das madrinhas;
  • Entrada do noivo;
  • Passagem de daminhas floristas;
  • Anúncio da noiva;
  • Chegada da Noiva;
  • Chegada das alianças, trazidas por pajens ou daminhas;
  • Momento da benção das alianças;
  • Momento dos noivos assinarem o livro e os documentos;
  • Cumprimentos aos noivos;
  • Saída da cerimônia.

A entrada de padrinhos e madrinhas normalmente oferece mais versatilidade e irreverência. Por isso, podem ser usados diferentes estilos, de modo a incluir facilmente as faixas preferidas do casal, desde músicas populares, até os temas de filmes e séries e as tradicionais músicas clássicas.

Já a entrada do noivo geralmente pede mais opulência, para valorizar a sua chegada, representando sua importância. Só é preciso tomar cuidado para não selecionar uma canção que ofusque outros momentos igualmente ou mais importantes, como a entrada da noiva e a assinatura dos papéis.

A passagem das daminhas é um momento mais leve. Assim, pede músicas mais alegres para acompanhar o espírito da criança, preservando delicadeza e um toque de romantismo.

Chegada da noiva

A chegada da noiva é um grande momento na cerimônia. Por isso, a música selecionada pede mais pompa. Muitas vezes são músicas instrumentais, e em alguns casos com os músicos presentes para dar mais força ao momento.

Já na entrada a noiva, a opulência deve ser ainda maior. Temos a tradicional marcha nupcial, mas outras canções de grande impacto podem ser utilizadas.

Para a chegada das alianças, muitas vezes trazidas por crianças, utiliza-se novamente músicas leves e alegres. Elas também podem ser mais românticas neste momento.

A benção das alianças, momento muito solene, mas também suave pede músicas que suscitem pureza e delicadeza.

Na assinatura dos documentos, aplicam-se músicas suaves, para ser apenas um som de fundo. Elas podem ser românticas também.

Cumprimentos

Já os cumprimentos e a saída dos noivos são não apenas um momento de grande alegria, mas também precedem a recepção e os festejos. Por isso, pedem músicas animadas e festivas, para comemorar a união que acabou de ser formalizada.

Claro que tudo isso depende muito do estilo de cerimonial contratado e do desejo dos noivos. Além disso, vocês podem criar suas próprias tradições e agregar a sua personalidade à ocasião, pensando em outras oportunidades de inserir diferentes faixas musicais.

Por fim, temos a recepção. Neste momento, o casal pode usar a criatividade e fazer uma lista bem mais eclética.

Músicas românticas gospel

As músicas românticas gospel são perfeitas para as seleções de casamento. Elas trazem os sentimentos com muito amor e pureza, celebrando as emoções que regem a união de forma sagrada e bela.

Elas também se encaixam perfeitamente em todos os momentos que pedem canções. Especialmente durante a cerimônia em si.

Veja a seguir algumas opções de músicas românticas gospel para tornar a playlist do seu casamento ainda mais especial:

  • Meu eterno namorado: Aline Barros
  • Dia do casamento: William Nascimento
  • Eu e você: Novo Som
  • Apaixonado coração: Bruna Karla
  • Te amaria outra vez: Fernanda Brum
  • Você me conquistou: Pâmela

Com essas músicas românticas gospel seu casamento com certeza será encantador e ficará na memória dos convidados!

músicas de casal das antigas e românticas
Músicas de casal das antigas

Como escolher as melhores músicas de casal?

Não existe música certa ou errada. Além das músicas românticas gospel, existem outras faixas que são músicas de casal perfeitas. É preciso que os noivos tenham em mente que embora toda cerimônia de casamento siga certos protocolos, ela deve ter a personalidade dos dois e encantar as famílias e amigos.

Por isso, as melhores músicas de casal são aquelas que simbolizam a história e o jeito de ser dos noivos. Uma boa ideia é optar por músicas que marcaram momentos importantes de sua trajetória, além daquelas que embalaram momentos com amigos e famílias, afinal, eles também fazem parte desta história.

Prontinho, agora você já sabe como escolher as melhores músicas de casal e músicas românticas gospel para a sua cerimônia. Divirtam-se neste processo!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados