Organização do casamento | O que fazer primeiro

Ficou noiva? Saiba quais são as 5 coisas que você deve fazer primeiro na organização do casamento e prepare-se para o grande dia.

Você disse sim, o anel está no seu dedo e é hora de trabalhar na organização do casamento para que ele se torne realidade.

Planejar o casamento é um momento único e delicioso, mas também requer disciplina e organização para manter tudo em ordem e não deixar nenhum detalhe importante de fora.

Organização do casamento
Planejamento é fundamental na organização do casamento. Foto: Freepik.
banner lista de cozinha

Principais dúvidas sobre organização do casamento

Como funciona a organização de um casamento?

Antes de mais nada, organizar um casamento demanda tempo e planejamento. Os três primeiros itens a definir são: a data de cerimônia, o estilo do casamento, se será realizado na praia, no campo ou na cidade, e o orçamento. Você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada ou fazer sozinho.

Qual o primeiro passo para organizar um casamento?

Primordialmente, os primeiros meses para a organização do casamento requerem a definição de alguns itens:
– data
– lista de convidados
– orçamento total do evento
– local da cerimônia e festa
– buffet
– decoração

Como fazer um check list do casamento?

Primeiramente, existem diversas listas do que fazer para organizar o casamento disponíveis na internet. Você pode baixar um e seguir os passos dados pelos especialistas. Confira o Check List do Casamento Lejour e comece a sua jornada de organização do casamento!

Quanto custa a organização do casamento?

Antes de mais nada, depende da quantidade de convidados, itens que terá na festa e sonho dos noivos. Um profissional especializado pode ajudar, assim como a ferramenta Calculadora do Casamento Lejour, que ajuda a distribuir o budget total da festa pelos fornecedores que os noivos terão que contratar. Confira!

Prioridades na organização do casamento

Sendo assim, veja quais são as prioridades no começo da organização da festa:

1. Decida o estilo do casamento

Primeiramente, sente-se com o noivo de decida o que vocês querem: festa pequena ou grande? Destination wedding ou na sua cidade? Durante o dia ou no final da tarde? Praia ou campo?

Casamento na praia
Escolher o estilo é fundamental para todo o resto da programação do casamento. Foto: Freepik.

Nesse sentido, essa escolha é a que vai ditar todo o resto da preparação do seu casamento, da decoração ao modelo do vestido da noiva.

2. Defina o orçamento

Primordialmente, escolher detalhes do casamento sem antes decidir quanto você pode gastar é arriscado – e as chances de você se apaixonar por algo que está fora do seu alcance é grande. Para evitar frustrações, saiba logo de cara quanto de verba você tem disponível.

3. Monte a lista de convidados

Antes de mais nada, não dá para planejar o seu grande dia antes de saber o tamanho que ele terá. Portanto, definir uma média de quantas pessoas irão ao seu casamento influencia em outras etapas, como na escolha do espaço e no valor que será gasto.

Nesse sentido, uma boa ideia é montar duas listas, a  principal, com os nomes de quem você com certeza você vai chamar para a festa, e a B, de quem pode ficar de fora caso o orçamento fique apertado ou o local escolhido não comporte.

4. Escolha local e data

Antes de mais nada, seja flexível em relação a datas antes de escolher o local da cerimônia e da festa. Em vez de definir um dia específico, visite os locais levando em conta pelo menos um mês mais ou menos. Você quer se casar em novembro? Então pode ser entre a primeira e a última semana, por exemplo.

banner site de casamento

5. Monte um cronograma

Primordialmente, com um cronograma básico do que fazer a cada mês que antecede o evento dá para organizar o seu grande dia sem deixar nada importante de lado.

Cronograma do casamento
Cronograma do casamento é ideal para o planejamento total. Foto: Freepik.

6. Crie seu site de casamento e lista de presentes

Finalmente, criar um site de casamento e uma lista de presentes virtual irá conectar você aos convidados desde o início da jornada! Lá, vocês poderão compartilhar informações, expectativas do evento e muito mais.

Sobre a Lejour

Primeiramente, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

banner personalize seu site de casamento

Veja também:

RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

Lista de presentes online | Saiba porque criar a sua

Site de casamento | Saiba porque criar o seu

Fiquei noiva, e agora? Ferramentas essenciais para ajudar nos preparativos do casamento

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados