Passo a passo para organizar a festa de noivado

Como e quando organizar essa festa pré-casamento

4 Fotos

A festa de noivado é o primeiro evento que marca as comemorações pré-casamento. É nele que os noivos reúnem as pessoas mais importantes de suas vidas para anunciar que vão subir ao altar.

Antes de se aventurar no universo do planejamento do grande dia, vale a pena anunciar – e celebrar – o tão esperado “sim” com uma festa.

O que é a festa de noivado?

Como o nome já sugere, é um evento para comemorar a mudança de status do relacionamento. É uma festa sem complicações ou formalidade, em que os amigos e familiares se reúnem para celebrar o amor dos noivos e a união que está por vir.

Quem deve ser convidado?

Essa será a primeira incursão dos noivos na elaboração da lista de convidados: familiares e amigos próximos são os que costumam participar. Necessariamente, todos que forem convidados para a festa de noivado devem ser convocados também para o casamento. Portanto, certifique-se de não exagerar no número de pessoas chamadas caso deseje se casar com uma celebração pequena e intimista.

festa de noivado

Quando a festa deve ser feita?

Não existe regra quando o assunto é a data da festa de noivados, mas, geralmente, ela costuma acontecer cerca de um ou dois meses depois do pedido. É quando os noivos estão super empolgados com o pedido –  e a noiva quer exibir logo seu anel.

Onde a festa deve acontecer?

Onde os noivos quiserem! Seja em casa, em um restaurante ou no salão do prédio, o importante é escolher um lugar aconchegante, que comporte os convidados com conforto e que seja de fácil acesso.

festa de noivado

Quando os convites devem ser enviados?

Para que os noivos se organizem com a quantidade de confirmados para assim planejar a quantidade de comida e bebida, vale a pena mandar o convite, seja físico o virtual, cerca de três a quatro semanas antes da data do evento. Assim, os convidados se organizam para não marcar nenhum outro compromisso no mesmo dia.

Quem paga?

Como são os noivos que estão convidando, geralmente são eles – ou seus pais – que arcam com os custos da festa.

O que a noiva deve vestir?

Também não existe regra quando o assunto é o look que será usado nessa ocasião, mas a escolha da roupa ideal deve ser feita pensando no estilo da noiva e no estilo de celebração que será dada. O segredo é estar elegante e, ao mesmo tempo, confortável para aproveitar com os amigos.

Já as cores podem variar entre o tradicional branco – que não é uma obrigação, tons de off-white, rosa ou verde clarinho ou até mesmo uma estampa floral.

festa de noivado

Os convidados devem levar presente?

Não é comum, mas alguns amigos e parentes podem levar flores, bebidas ou uma pequena lembrança. Os presentes para os noivos costumam ficar para o casamento, portanto, não se deve esperar grandes mimos nessa primeira festa.

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários