Primeiro, se há uma pessoa que tem influência em um casamento é a mãe dos noiva. Afinal, ela é a figura que acompanha as filhas em boa parte do planejamento e organização do casamento. Entre os cuidados que essa convidada mega especial merece, confira como escolher os penteados para mãe da noiva.
Entretanto, algumas mães podem se sentir restritas a antigos hábitos ou tradições.
Ou seja, para ajudar a desmistificar esse assunto, conversamos com dois especialistas. Confira os melhores e mais inspiradores cabelos para mães de noiva.
Principais dúvidas sobre penteados para mãe da noiva
Geralmente, as mães das noivas procuram cabelos mais elaborados, com penteados preso ou semi preso. Coques, cabelos presos e semi preso são os mais procurados.
Sem dúvida, as tranças estão na moda! Seja no penteado preso ou semi preso, a trança bolha, trança na frente do cabelo e tranças no topo da cabeça são mais modernas e dão um ar sofisticado.
Tendências de penteados para mãe da noiva
Em resumo, quando o assunto é tendências para penteados de casamento, as palavras-chave são: elegância, originalidade e bem-estar.
De acordo com Gabi Gatt, Hair Stylist na Oesse Hair, a mãe dos noivos “pode ser tudo ou pode ser nada”.
“A mãe da noiva pode escolher o estilo que ela quiser. Só precisa ser elegante. No Oesse Hair, a gente acredita que a questão é ser elegante e ser como ela quer. O que determina o nosso trabalho – o ramo da beleza e o consumo em geral – é ser você mesmo! Você deve buscar a sua originalidade. Numa festa, existem diferentes estilos”, explica.
Para mães que se sentem mais seguras com um penteado especial, Thiago Teodoro, traz ótimas notícias. O proprietário do salão Teodoro Panichi, Templo da Beleza, conta que a tendência superforte para mãe de noiva este ano são os cabelos presos mais despojados.
“É um ‘preso’ mais despojado, sem aquela ‘cara de mãe’. Nada ultrapassado, nem aquela coisa mais ‘durinha’. Elas estão querendo mais movimento, algo mais solto. Porém, trazendo sempre o penteado clássico”, complementa.
De acordo com Thiago, atualmente poucas mães de noiva procuram seu salão para fazer um cabelo solto para o casamento dos filhos. O especialista ressalta que, além da praticidade, o cabelo curto ou preso também traz maior segurança para a mãe da noiva.
“Eu sempre indico para as mães irem com o cabelo preso e mais despojado. Isso porque é uma noite que ela recebe muitos abraços. As pessoas parabenizam não só os noivos, como os pais dos noivos também. Elas acabam tirando muitas fotos, então isso garante que a mãe da noiva esteja mais apresentável. Elas procuram algo mais prático para ficarem bem arrumadas durante todos os momentos do evento. Por isso que acabamos indicando mais essa forma”, conta o empresário.
Cabelos presos despojados
Penteados e cortes de cabelo para mãe da noiva
Entretanto, qual o penteado ideal para a mãe da noiva? Em primeiro lugar, não existe “penteado ideal”, mas sim formas de se apoiar na naturalidade dos cabelos da mãe da noiva. De acordo com Gabi Gatt, o que determina o estilo de um penteado não é a idade ou o tipo de cabelo.
“Dentro disso, a gente tem visto muitas mães usando o cabelo solto. Porém, quem não gosta, acaba ficando um pouco tensa e prefere os semi-presos ou totalmente solto. Um aplique por exemplo, pode deixar esse visual solto mais imponente. As cacheadas, por exemplo, há muito tempo se restringiam a escova e ao alisamento. Agora a gente usa mais o babyliss para reforçar o cacheado e a característica natural dos cabelos”, explica a especialista.
Além disso, a experiência de Gabi mostra que mulheres maduras costumam preferir um corte mais curto. Alguns exemplos são o Chanel ou um corte mais Pixie.
“Hoje em dia, temos visto isso sendo bastante utilizado. É justamente essa questão de trabalhar com o corte que elas já têm, mas um pouco mais arrumado. Manter o que é confortável pra elas”, complementa.
Para Thiago, cabelos curtos ou presos funcionam bem para mães de noiva. Além disso, estes oferecem uma margem de segurança maior para elas.
“Se as mães têm um cabelo mais curto e gostam disso, a gente consegue trabalhar muito com formas. Com babyliss, por exemplo, a gente traz muito movimento pro penteado. Visto que é um cabelo curto, precisa de mais movimento. Então sempre trabalhamos com ele mais preso, mas com muita projeção pra cima pra trazer mais altura, uma imponência no altar ou na cerimônia dos filhos”, ressalta.
Cabelos soltos e curtos mãe da noiva
Mães com cabelos encaracolados ou cacheados
Para mães encaracoladas e cacheadas, Thiago ressalta: o “truque” é apostar na naturalidade e na curvatura dos cabelos.
“A gente usa o cabelo natural pra fazer um penteado mais ‘despojadão’, mas ainda cuidando dessa naturalidade. Além disso, por questão do vento e da umidade, por mais que a gente prepare o cabelo, dependendo, uma garoinha por exemplo, já pode acabar com a escova feita no pré-penteado, o que deixa o penteado com um acabamento não muito bonito”, destaca.
Em resumo, o especialista reforça: trabalhe com a textura natural das curvaturas do cabelo encaracolado ou cacheado. Segundo ele, isso valoriza-se a beleza natural da mãe da noiva.
“Com creme, com uma gelatina, finaliza no difusor, a gente vai definir mais esse cabelo. Com isso, evitamos que esse penteado se desmanche na festa ou ao longo do dia”, explica Thiago.
Além disso, Gabi ressalta uma questão bem importante. Tanto para a mãe da noiva quanto para a noiva em si: a preparação dos cabelos.
Preparação dos cabelos – o “coringa” para as mães
De acordo com a Hair Stylist, para escolher o penteado para a mãe da noiva, a preparação é a chave.
“A gente tem uma preparação gigantesca antes do evento em si. Tem noivas que vem ao salão dois anos antes do evento pra fazer os testes. Uma coloração, por exemplo, para uma mulher loira, precisamos fazer o retoque da cor de mechas de 6 em 6 meses. Então dentro de dois anos são só 4 vezes. A preparação é a chave porque no final do evento, ela vai colher tudo isso. Inclusive, a gente tem uma consultoria justamente para trazer todo esse preparo: cor, aplique, estilo, retoques, troca de penteado, etc.”, explica Gabi.
Entretanto, para mães com pouco cabelo, Gabi aponta que a dica é usar menos química nos fios. Dessa forma é possível manter os cabelos mais naturais, o que colabora para toda a preparação para o grande dia.
Por fim, para mães de noivas que preferem algo menos elaborado, Thiago aposta no coque baixo.
“Um coque baixo, simples e limpo. Um sem ser muito despojado. Acho que o coque clássico nunca vai sair de moda! Ele sempre vai estar perfeito para essas ocasiões, principalmente pra mãe da noiva”, ressalta o especialista.
Escolha do cabelo da mãe da noiva: estação do ano, dia ou noite influenciam?
Aqui as opiniões podem variar, mas há alguns cuidados importantes a se considerar. Ou seja, o cabelo da mãe da noiva deve estar condizente com o clima do evento em si.
“Tem que ter essa harmonia. Os pais dos noivos têm que estar em harmonia com toda a questão pensada pela noiva. Da decoração, enfim… então, se o ambiente está mais clássico, mais fechado, como um restaurante, por exmeplo, a gente pensa mais num penteado mais liso, mais limpo, com pouco despojado, mais clássico mesmo, como coques e tranças”, revela Thiago Teodoro.
Para casamentos e cerimônia no campo ou ao ar livre, a dica do especialista é usar mechas mais soltas para trazer mais movimento aos cabelos.
“Na hora da foto, ter um movimento no cabelo, pra trazer esse ar mais ‘campestre’ mesmo, até pra ter uma recordação legal e essa memória afetiva já dentro da construção de cada penteado”, complementa.
Porém, quanto o assunto é a estação do ano e o clima do dia do casamento, Thiago é categórico: “o horário e a estação do ano influenciam muito”.
“Tudo tem relação! Se é uma coisa mais jovial, mais solta, pra trazer esse movimento, a luz do dia combina bem. Agora, se o ambiente é mais fechado, a gente precisa lembrar que as fotos terão mais flashes, não pode ter muito friz no cabelo, então precisa ser um cabelo, um penteado finalizado com laque. Às vezes, uma pomada pra fechar ele um pouco mais… pra deixar os cabelos com esse acabamento com mais classe”, explica.
Finalização do look
Por fim, Gabi Gatt reforça que, normalmente, se faz o cabelo e o look da mãe da noiva em conjunto.
“Como o cabelo é um formato, às vezes o formato do vestido influencia. Uma gola mais alta, com mangas, sem mangas… às vezes o vestido tem um decote e um semi-preso pode cobrir parte disso, por exemplo”.
A Hair Stylist reforça que o mais importante é a mãe da noiva estar bem e segura com sigo no dia do casamento dos filhos. Afinal, essa é uma data emocionante e importante também para as mães.
“É um marco na vida das mães e elas ficam muito nervosas. Elas querem proteger os filhos de tal forma e às vezes querem agradar tanto que acabam esquecendo de falar o que acham, o que elas querem. Se eu pudesse dar uma dica para as mães seria: ‘relaxa um pouco, curte a festa, curta o dia e confie nos profissionais que vocês contrataram. Confie nos seus filhos’”, conclui.
Sobre a Lejour
Por fim, vale ressaltar que, independentemente de seu casamento ser tradicional, moderno, ao ar livre ou intimista, conte sempre com a Lejour. Nossa plataforma oferece uma solução completa, simples e moderna para que você e seu par possam planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Ou seja, de forma gratuita, a Lejour oferece de conteúdos informativos a ferramentas para criar um site de casamento e lista de presentes.
Sobre a Lejour
A Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 150 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop.
Leia também na Lejour:
Vestido para mãe da noiva | Como escolher
Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis
10 dicas para a maquiagem das mães dos noivos ficar perfeita