Categorias
Search
Close this search box.
confirmação de presença

RSVP | Como fazer os convidados confirmarem presença?

Está com dificuldades para confirmar presença no casamento? Confira dicas essenciais para fazer o RSVP sem erro!

A confirmação de presença, também chamada de RSVP (que vem do termo francês “Répondez S’il Vous Plaît”, ou “Responda, por favor”), é algo fundamental para os noivos.

RSVP no casamento
RSVP passivo é quando os noivos disponibilizam ferramentas para que convidados confirmem presença, e o ativo é quando a assessoria entra em contato com as pessoas. Foto: Freepik.

É a partir do número total de convidados que os noivos irão fechar a conta de itens como o buffet e decoração. No entanto, aqui no Brasil, não há uma cultura muito forte de confirmar presença em eventos – a maioria das pessoas deixa para última hora ou acaba nem respondendo. Quer saber como lidar com esta situação? Confira as nossas dicas!

rsvp

Principais dúvidas sobre RSVP, como confirmar presença no casamento

Como fazer o convidado confirmar presença?

Em primeiro lugar, os noivos devem colocar uma indicação no convite sobre como confirmar presença – pode haver a indicação do site dos noivos, além de um telefone ou e-mail da assessoria.
Caso os convidados não confirmem presença da forma desejada, os noivos podem contratar um serviço de RSVP ativo, no qual a assessoria de casamento irá entrar em contato com as pessoas e perguntar se poderão comparecer ou não à festa.

O que escrever para pedir confirmação de presença?

Normalmente, as mensagens para confirmação de presença contêm os seguintes dados:
– Prazo para confirmação/data limite para confirmação de presença;
– Telefone para contato, e-mail ou endereço do site dos noivos/plataforma de confirmação.

O que fazer se os convidados não confirmam presença?

Primordialmente, se os convidados não confirmarem presença através dos contatos indicados no convite, os noivos poderão contratar um serviço de RSVP ativo. Com isso, a assessoria de casamento irá contatá-los e verificar quem poderá ir ao casamento.

Como criar um link para confirmar presença?

Sobretudo, você pode criar um site de casamento e incluir uma seção de confirmação de presença. Em seguida, você pode compartilhar este link com seus convidados – seja através do WhatsApp ou de um e-mail.

Protocolo RSVP: como funciona?

Confira como funciona e os tipos de RSVP para o casamento.

RSVP passivo

Em primeiro lugar, o RSVP passivo é quando o cerimonial/assessor de casamento disponibiliza o seu contato para que o convidado confirme a presença, segundo a assessora de casamentos Maysa Zanette. Neste caso, de acordo com Carol, a iniciativa de confirmar presença parte dos convidados – seja por e-mail, site ou telefone.

“Antes de mais nada, hoje, cerca de 60 a 70% dos convidados não fazem a confirmação de presença da forma passiva”, alerta Maysa.

Maysa afirma que hoje a maioria dos convidados envia mensagem por WhatsApp e não fazem ligação. Ainda, ela acredita ser importante ter uma plataforma de confirmação de presença automatizada através de um site – e que seja ligado à plataforma usada pela assessoria.

“Acima de tudo, essa ferramenta facilita muito. Os convidados que não confirmam, por exemplo, enviamos uma mensagem através desta plataforma e eles recebem um link de confirmação. É uma mensagem personalizada com fotos dos noivos”, explica Maysa.

A Lejour possui o serviço de RSVP passivo, confira no site essa solução que ajuda muito os noivos!

checklist casamento

RSVP ativo

Ao contrário do que acontece no RSVP passivo, este tipo de confirmação de presença requer que alguém entre em contato com o convidado diretamente, seja por WhatsApp, e-mail ou ligação. No caso, geralmente é a assessoria de casamento que desempenha esse papel.

Quem deve fazer a confirmação de presença no RSVP?

Sobretudo, este é um serviço que deve ser preferencialmente pela assessoria de casamento ou alguma pessoa que não tenha ligação direta com os donos da festa.

Planejamento casamento
Para os noivos, é melhor que a assessoria ou uma pessoa neutra façam o RSVP para evitar saias justas. Foto: Freepik.

“Os convidados muita das vezes ficam sem graça de dizer que não irão para pessoas conhecidas que solicitam a confirmação de presença. Sempre uma pessoa neutra é o ideal”, pontua a assessora de casamentos Carol Pessanha.

Além disso, quando os noivos se propõem a fazer este serviço, fica mais difícil para eles serem objetivos.

“Se um convidado pedir para convidar mais pessoas que não estavam na lista, por exemplo, eles dificilmente conseguirão dizer não. Geralmente, eu oriento os noivos a não fazer, porque gera um estresse muito grande, bem na contagem regressiva para o casamento. Muitas vezes os convidados não poupam os noivos e acabam os constrangendo”, argumenta a assessora de casamentos Samara Alves.

Quanto tempo antes fazer a confirmação de presença, RSVP?

Primeiramente, o RSVP passivo vem no convite físico. De acordo com Carol, geralmente pede-se a confirmação até 20 dias antes da festa e os convites começam a serem distribuídos com 2 meses de antecedência.

Confirmação RSVP casamento
Confirmação de presença deve começar a ser feita entre 30 e 20 dias antes do casamento. Foto: Freepik.

“Logo, os convidados tem o prazo desde o recebimento até 20 dias antes para confirmar”, explica Carol.

Por outro lado, o RSVP ativo se inicia após o prazo dado para a confirmação passiva.

“Geralmente começa 20 dias antes do evento e é finalizado com 10 dias de antecedência”, sugere Carol.

No entanto, Samara pontua que, se for uma festa muito grande e com muitos convidados, ela inicia esse processo 30 dias antes.

Confira mais dicas de organização de casamento assistindo a esse vídeo:

Margem de erro na confirmação de presença

De acordo com Maysa, pode acontecer de os convidados confirmarem e não comparecerem, algo que é bem comum.

Pode acontecer de alguns convidados confirmados não irem no dia. Foto: Freepik.

“Infelizmente, isto causa um transtorno aos noivos pois precisamos passar ao buffet e decoração um número de confirmados com pelo menos 10 dias de antecedência. Caso alguém não compareça, isso gera custos”, aponta Samara também lembra que imprevistos podem acontecer no dia, como o caso de um cancelamento de um voo ou até de alguém que havia confirmado ficar doente. Por isso, é preciso levar em consideração essa “quebra”.

Na opinião de Carol, se a confirmação de presença for bem feita, a margem de erro costuma ser de , no máximo, 5%.

Formas de confirmar presença

Veja as principais maneiras de fazer o RSVP:

convite de casamento RSVP
Ultimamente, a confirmação de presença por WhatsApp tem tido melhores resultados. Foto: Freepik.

RSVP por WhatsApp

Atualmente, tem sido a forma mais comum de confirmar presença. Em suma, a pessoa responsável pelo RSVP entra em contato com os convidados pelo aplicativo de mensagens, se apresenta e pede confirmação para o evento. Há também a possibilidade de enviar um link de confirmação. Para Carol, é uma das formas que melhor funciona.

Samara lembra, no entanto, que usar listas de transmissão não funciona bem. “Se a pessoa não tem o meu contato, por exemplo, ela pode não receber minha mensagem”, alerta. A assessora ainda pontua que costuma usar também o SMS, pois o convidado não precisará de internet para ler a mensagem.

RSVP online gratuito: site para confirmar presença

Igualmente, alguns sites de casamento, como o Lejour, oferecem uma ferramenta gratuita de RSVP, que os convidados podem acessar e confirmar presença. Nesse sentido, geralmente, as pessoas acessam o site dos noivos para ver informações sobre o casamento ou verificar a lista de presentes e aproveitam para assinalar que vão ao casamento.

Nesse sentido, na Lejour, é simples, fácil e prático confirmar a presença no site de casamento. Confira!

RSVP por e-mail

Para Carol, a confirmação por e-mail também costuma funcionar bem.

RSVP por telefone

Na opinião de Samara, esta é a forma mais assertiva de fazer a confirmação de presença.

“Em primeiro lugar, eu ligo e me apresento, falo sobre o evento com a data e nome do casal. Algumas vezes, eles já confirmam de cara. Em outros casos, eles nos pedem alguns dias – muitas pessoas acham que 30 dias é muito longe para saber se poderão ir. Por outro lado, há noivas que me pedem para fazer a confirmação em 20 dias, que é possível ter uma resposta mais concreta – e funciona para casamentos menores, de 150 convidados. Sendo assim, quando presto o serviço desta forma, o resultado no dia do casamento costuma ser bem integral – fica entre 5% a 3% de margem de erro”, comenta Samara.

Entretanto, um dos pontos contra este tipo de abordagem, segundo a própria Samara, é que algumas vezes as pessoas não gostam de atender ligação de números desconhecidos, por acreditar ser telemarketing.

Mensagem de confirmação de presença

Antes de mais nada, ainda não sabe como pedir para seus convidados confirmarem presença? A dica de Carol é usar os seguintes textos:

mensagem de RSVP
Mensagem de RSVP deve ter data do evento e contatos para confirmação da presença. Foto: Freepik.
  • Favor confirmar a presença até dia (data) pelo e-mail (inserir e-mail), site (inserir endereço) ou telefone (inserir telefone).   
  • RSVP até o dia (inserir data), através do e-mail (inserir e-mail), site (inserir endereço) ou telefone (inserir número).  

Confirmação de presença pós-pandemia

Para Samara, nesse período pós-pandemia, a confirmação de presença passou a ser ainda mais fundamental.

“Primordialmente, ela traz mais segurança para o casal. Antes, tínhamos cerca de 20 convidados faltantes. Hoje, esse número diminui para cerca de cinco”, destaca Samara.

ebook 2
Sobre a Lejour

Acima de tudo, a Lejour é uma plataforma que auxilia os casais a planejar cada momento do casamento – desde a definição de orçamento e busca de fornecedores até a criação do site de casamento e lista de casamento.

Leia também:

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Listas de presentes de casamento: todas que você irá precisar

RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.