Definir o traje do noivo nem sempre é uma tarefa fácil. A escolha depende de uma série de fatores, inclusive do estilo do casamento que a noiva e ele escolheram. E ainda existem aquelas “chatas”, mas necessárias, regras de etiqueta que devem seguir.
Traje do noivo, como escolher
Veja os 5 estilos mais usados pelos noivos, e escolha de acordo com a etiqueta.
Smoking
Primeiramente, o mais tradicional traje do noivo é o smoking e ele pede uma cerimônia ou festa Black Tie.
O smoking tradicional é composto por um casaco curto com a opção de lapelas em seda ou cetim, faixa ou colete, camisa branca com plissado, gravata borboleta e sapato clássico.
Para qual tipo de casamento?
Sendo assim, use apenas em cerimônias formais e noturnas e convidados, atenção: só use smoking caso isso os noivos mencionem diretamente no convite.
Quem deve usar?
Primordialmente o noivo, pais dos noivos, padrinhos e convidados (quando pedido).
Terno
A princípio, esse traje é clássico e formal, o terno não tira a elegância do noivo, padrinhos ou pais, e tem sido uma das opções mais usadas no casamento.
Nesse sentido, é composto por três peças: calça, colete e paletó. Calça e colete no mesmo tecido e na mesma cor. Acompanhe com uma camisa social.
Para qual tipo de casamento?
Por fim, mais eclético e democrático, use o terno para casamentos em diversos estilos. Quanto às cores, preto, chumbo e azul marinho são ótimas alternativas para casamentos à noite, enquanto bege e cinza claro são as melhores para os casamentos diurnos. A camisa branca e a gravata completam o look.
Quem deve usar?
Primordialmente o noivo, pais dos noivos, padrinhos e convidados.
Costume
A dupla paletó e calça chama-se costume, ou seja o terno sem o colete. Sendo assim, é o costume que usamos, em geral, para ir a casamentos, festas e reuniões. Lembrando que as duas peças devem ser da mesma cor, tecido — e padronagem, se houver alguma.
Portanto, é composto pela calça e o paletó, sem colete e fica perfeito com a gravata borboleta, um look mais moderno e informal.
Para qual tipo de casamento?
Nesse sentido, é indicado para um casamento mais informal, pode ser de dia ou à noite.
Quem deve usar?
Geralmente os convidados usam e preferem o costume. Mas em casamentos informais, o noivo, pais e padrinhos também podem usar.
Veja os fornecedores de casamento selecionados pelo Lejour!
Fraque
Em primeiro lugar, o fraque é aquele traje do noivo que possui um paletó mais comprido nas costas. No Brasil, é muito usado nas cerimônias mais clássicas e formais, mas isso não é uma regra, pois ele foi criado para ser usado em eventos diurnos.
Em seguida, é composto pelo paletó cinza escuro com a parte de trás mais longa, camisa branca, calça rica de giz e gravata na cor prata. As principais características desse traje do noivo são sua longa cauda, que vai até a altura do joelho, e o corte triangular na frente. As cores mais comuns para paletó e calça são o preto e o cinza. O colete normalmente é cinza ou branco.
Para qual tipo de casamento?
Primordialmente esse traje é usado em cerimônias formais durante o dia – normalmente antes do pôr-do-sol. No Brasil, a regra do horário não existe e o fraque muitas vezes é visto em casamentos noturnos.
Quem deve usar?
O mais comum é apenas o noivo usar, mas, se o casal decidir, pais dos noivos e padrinhos também podem vestir.
Meio-fraque
O meio-fraque surgiu no Brasil a partir de uma adaptação do fraque, com a intenção de uso em situações menos formais do que as que deve-se usar o fraque.
A diferença do meio-fraque é o paletó curto. O restante se mantém o mesmo: calça listrada, colete cinza, camisa branca e gravata prata.
Para qual tipo de casamento?
Casamentos chiques, mas com uma pitada de informalidade. Muitas vezes usado em cerimônias durante o dia.
Quem deve usar?
Pais dos noivos e padrinhos. Não é regra absoluta, mas o meio-fraque raramente é usado pelo noivo, que normalmente opta pelo fraque.
Sobre o Lejour
Por fim, o Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento, onde criamos ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.
Nós podemos ajudar em sua jornada do casamento! Converse com o time de especialistas.
Veja também:
Casamento virtual | Saiba como organizar a realização do seu
Calculadora para casamento: 10 dicas práticas para economizar