Traje do noivo: smoking, terno, costume, fraque ou meio-fraque?

Definir o traje do noivo nem sempre é uma tarefa fácil. A escolha depende de uma série de fatores, inclusive do estilo do casamento.

Definir o traje do noivo nem sempre é uma tarefa fácil. A escolha depende de uma série de fatores, inclusive do estilo do casamento que a noiva e ele escolheram. E ainda existem aquelas “chatas”, mas necessárias, regras de etiqueta que devem seguir.

Como escolher o traje do noivo
Traje do noivo, ponto alto do look.

Traje do noivo, como escolher

Veja os 5 estilos mais usados pelos noivos, e escolha de acordo com a etiqueta.

Smoking

Primeiramente, o mais tradicional traje do noivo é o smoking e ele pede uma cerimônia ou festa Black Tie.

O smoking tradicional é composto por um casaco curto com a opção de lapelas em seda ou cetim, faixa ou colete, camisa branca com plissado, gravata borboleta e sapato clássico.

Para qual tipo de casamento?

Sendo assim, use apenas em cerimônias formais e noturnas e convidados, atenção: só use smoking caso isso os noivos mencionem diretamente no convite.

Traje de casamento do noivo - tipos
Quem deve usar?

Primordialmente o noivo, pais dos noivos, padrinhos e convidados (quando pedido).

calculadora casamento
Clique aqui e calcule quanto custa casar!

Terno

A princípio, esse traje é clássico e formal, o terno não tira a elegância do noivo, padrinhos ou pais, e tem sido uma das opções mais usadas no casamento.

Nesse sentido, é composto por três peças: calça, colete e paletó. Calça e colete no mesmo tecido e na mesma cor. Acompanhe com uma camisa social.

Como escolher o traje do noivo
Gostou do terno? Entre em contato pelo nosso chat

Para qual tipo de casamento?

Por fim, mais eclético e democrático, use o terno para casamentos em diversos estilos. Quanto às cores, preto, chumbo e azul marinho são ótimas alternativas para casamentos à noite, enquanto bege e cinza claro são as melhores para os casamentos diurnos. A camisa branca e a gravata completam o look.

Quem deve usar?

Primordialmente o noivo, pais dos noivos, padrinhos e convidados.

Costume

A dupla paletó e calça chama-se costume, ou seja o terno sem o colete. Sendo assim, é o costume que usamos, em geral, para ir a casamentos, festas e reuniões. Lembrando que as duas peças devem ser da mesma cor, tecido — e padronagem, se houver alguma.

Portanto, é composto pela calça e o paletó, sem colete e fica perfeito com a gravata borboleta, um look mais moderno e informal.

Para qual tipo de casamento?

Nesse sentido, é indicado para um casamento mais informal, pode ser de dia ou à noite.

Quem deve usar?

Geralmente os convidados usam e preferem o costume. Mas em casamentos informais, o noivo, pais e padrinhos também podem usar.

Veja os fornecedores de casamento selecionados pelo Lejour!

Fraque

Em primeiro lugar, o fraque é aquele traje do noivo que possui um paletó mais comprido nas costas. No Brasil, é muito usado nas cerimônias mais clássicas e formais, mas isso não é uma regra, pois ele foi criado para ser usado em eventos diurnos.

Em seguida, é composto pelo paletó cinza escuro com a parte de trás mais longa, camisa branca, calça rica de giz e gravata na cor prata. As principais características desse traje do noivo são sua longa cauda, que vai até a altura do joelho, e o corte triangular na frente. As cores mais comuns para paletó e calça são o preto e o cinza. O colete normalmente é cinza ou branco.

Para qual tipo de casamento?

Primordialmente esse traje é usado em cerimônias formais durante o dia – normalmente antes do pôr-do-sol. No Brasil, a regra do horário não existe e o fraque muitas vezes é visto em casamentos noturnos.

Quem deve usar?

O mais comum é apenas o noivo usar, mas, se o casal decidir, pais dos noivos e padrinhos também podem vestir.

Harmonização do traje dos noivos
Harmonizar o traje do noivo e da noiva é fundamental. Foto: Freepik.

Meio-fraque

O meio-fraque surgiu no Brasil a partir de uma adaptação do fraque, com a intenção de uso em situações menos formais do que as que deve-se usar o fraque.

A diferença do meio-fraque é o paletó curto. O restante se mantém o mesmo: calça listrada, colete cinza, camisa branca e gravata prata.

Para qual tipo de casamento?

Casamentos chiques, mas com uma pitada de informalidade. Muitas vezes usado em cerimônias durante o dia.

Quem deve usar?

Pais dos noivos e padrinhos. Não é regra absoluta, mas o meio-fraque raramente é usado pelo noivo, que normalmente opta pelo fraque.

Escolha do terno do noivo
O importante é se sentir bem no Grande Dia! Foto: Freepik.
Sobre o Lejour

Por fim, o Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento, onde criamos ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.

Nós podemos ajudar em sua jornada do casamento! Converse com o time de especialistas.

Veja também:

Casamento virtual | Saiba como organizar a realização do seu

Calculadora para casamento: 10 dicas práticas para economizar

Casamento na pandemia | Tudo o que você precisa saber

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados