ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
vestido de noiva cores diferentes

Vestido de noiva diferente: como escolher?

Quer um vestido de noiva diferente para seu casamento? Veja as dicas para escolher seu modelo com sucesso!

Você sabia que a tradição do vestido de noiva branco começou com Josefina, a esposa de Napoleão Bonaparte? Abaixo, a Lejour te conta mais sobre o assunto e sobre tipos de vestido de noiva diferente que fogem da tradição!

vestido de noiva vintage

Durante a coroação do imperador francês em 1804, também foi oficializada a união de Josefina e Napoleão. Na ocasião, ela usou um vestido branco. Anos mais tarde em 1840, a Rainha Vitória da Inglaterra, também optou por um modelo desta cor. Sobretudo, isso ajudou a popularizar a tendência entre as noivas. Por muitos anos, o vestido de noiva branco foi visto como sinônimo de pureza.

De lá para cá, muita coisa mudou. Embora o branco ainda continue sendo o mais tradicional, hoje certamente há mais espaço para ousar. Atualmente, as mulheres estão mais abertas a escolher um vestido de noiva diferente, com um modelo que foge ao tradicional.

checklist casamento

Principais dúvidas sobre vestidos de noiva

O que é uma noiva clássica?

Antes de mais nada, uma noiva clássica geralmente usa o tradicional vestido branco ou o off white. Além disso, alguns dos modelos mais pedidos são o vestido de noiva império (evasê) e o vestido de noiva princesa. Renda, seda e mikado de seda são alguns dos tecidos mais presentes nestes modelos clássicos. Por fim, o cabelo de uma noiva clássica costuma ser preso.

Que tipo de vestido devo usar no casamento?

Sobretudo, isso vai depender do seu estilo, gosto pessoal e orçamento. Por isso, o ideal é provar vários modelos, para saber qual é o modelo que faz você se sentir melhor.

Pode se casar com vestido de noiva vermelho?

Embora não seja muito comum, nada impede que essa cor seja utilizada. Na China, por exemplo, o vermelho é sinônimo de felicidade, sorte e sucesso. Logo, muitas noivas utilizam essa cor por lá.

Que cor de vestido a noiva deve usar no casamento civil?

Tal qual no casamento tradicional, as noivas gostam de usar branco no casamento civil. No entanto, nada impede que a mulher escola outras cores e vestidos de noiva diferenciados.

Famosas com vestido de noiva diferente

Se formos olhar para as famosas, basta lembrar da Anne Hathaway, com seu vestido rosé. Outro exemplo é Angelina Jolie, com seu modelo ilustrado por desenhos dos filhos.

vestido de noiva vintage
Foto: Reprodução Vogue

Mas quando o assunto é vestido de noiva diferente, ninguém supera Gwen Stefani. No seu primeiro casamento, com Gavin Rossdale, ela usou um John Galliano com a barra rosa. Super ousado, ainda mais considerando que o matrimônio foi em 2002. Já no seu casamento com Blake Shelton, ela usou um modelo de georgette de seda branco puro feito sob medida. O vestido tinha um decote em forma de coração profundo, costas recortadas, corpete ajustado e uma saia de tule. No seu véu, ela mandou bordar os nomes de Stefani e Shelton, bem como dos filhos da cantora.

vestido de noiva diferente
Foto: Jeremy Bustos

A socialite Kourtney Kardashian casou com um vestido Dolce & Gabbana curto. A inspiração foi o vídeo-clipe da música ‘November Rain‘, do Guns N’ Roses.

vestido de noiva diferente
Foto: @kourtneykardash/Instagram

Exemplos não faltam de vestidos que fogem do tradicional. Agora, fica a pergunta: como escolher um modelo diferenciado? Veja as dicas!

Como escolher um vestido de noiva diferente?

Para a estilista Aline Couto, quando a noiva opta por um vestido diferenciado, ela deve estar muito segura dessa decisão. “Para isso, ela deve se perguntar o porquê de ela desejar um vestido assim. Se ela é está decidindo por algo que tem muito a ver com ela, isso é incrível. Mas se ela escolheu baseada em modismo ou influência de alguém, é arriscado que ela se arrependa. Não existe muito certo e errado quando se trata do vestido de noiva. O único jeito de ter certeza de acertar é ser leal ao seu gosto, se vestir de si mesma”, opina.

vestido de noiva
Foto: Dry Moura / Maison Delorée

A estilista Margareth Fernandes Alves Silva, do Haret Ateliê, também pensa que a motivação é um ponto a ser analisado. “Estamos muito na era em que as pessoas ficam pensando nas fotos e efeito que elas darão. Às vezes é algo mais para o outro do que para nós mesmos. A escolha deve acontecer por uma motivação interna, uma vez que o vestido fala sobre a pessoa”, alerta Margareth.

ensaio da noiva
Foto: Gabriel Ribeiro Foto/Aline Couto

A estilista Rosana Camargo acredita que o primeiro passo é não se incomodar em não ser “tradicional”. “Falamos aqui em identidade e sonho. O vestido precisa ser a sequência da noiva – e não um acessório para o casamento. Dentro dessa linha, temos noivas mais ‘excêntricas’ e outras mais recatadas na escolha. Dentro dessas duas linhas, o importante é a harmonia com todas as escolhas dentro da cerimônia/festa. Afinal,  ela terá lembranças para sempre”, lembra.

Conforto

Outro ponto importante, quando a noiva quer um vestido diferenciado, é ter em mente o conforto.

“São várias horas de festa, onde a noiva irá querer curtir e dançar. Portanto, é muito importante que ela esteja confortável. Sobretudo, a escolha do vestido ideal vai além de seguir tendências, elas sempre mudam! Nossas mães se casaram com o vestido Lady Di e, hoje em dia, rimos juntas lembrando da época! O vestido deve transmitir a personalidade da noiva. Deve ser uma escolha atemporal. Ela precisa olhar futuramente e ainda assim amar a modelo”, destaca Camilla Galdino, estilista na Maison Delorée.

foto da noiva
Foto: Thai Martelozzo Fotografia | Haret Ateliê

Vestido de noiva cores diferentes: é possível?

Nos últimos anos, desfiles e editoriais foi possível ver noivas com vestidos coloridos. Isso trouxe identificação para algumas mulheres, segundo Aline.

“Além disso, após a pandemia, muitos casais optaram por casamentos menores, apenas com pessoas mais próximas. Consequentemente, eles passaram a se sentir mais livres para trazer detalhes da personalidade do casal para vários elementos da celebração. Inclusive, isso as deixou mais autênticas na escolha do vestido, o que é incrível! Algumas noivas que já desejavam usar vestidos coloridos se sentiram validadas e seguras”, destaca Aline.

vestido de noiva com cores
Foto: Olivia Proença Fotografias/Aline Couto

Por outro lado, Margareth pontua que atualmente as noivas estão mais abertas a esta ideia. No entanto, ainda é uma parcela muito pequena de pessoas que acabam usando um modelo com cores. “Com certeza, é uma proporção muito maior do que anos atrás, mas ainda é um número pequeno”, justifica.

ebook01

Cores mais populares em vestidos de noiva diferenciados

Quer ir além dos tons de branco, off-white? As estilistas apontam os tons mais usados:

  • Marfim
  • Champagne
  • Pérola
  • Nude/Bege
  • Vestidos com renda off-white e forro com uma tonalidade nude
  • Rosas e rosés/matte
  • Azul claro – muito por conta da tradição “Something Blue”

Caso você queira dar um toque de cor no vestido, uma opção é adicionar cor nos detalhes. Aline indica o uso em cintos ou flores.

vestido de noiva bordado
Foto: Thai Martelozzo Fotografia | Haret Ateliê

Vestido de noiva colorido: como não parecer uma madrinha?

Quer um vestido colorido, mas tem medo de parecer uma madrinha ou convidada? A dica é estar atentas aos detalhes e acessórios. “Grinalda e véu são elementos que compõem no nosso imaginário. Consequentemente, ajudam a trazer  ‘cara de noiva’ à produção”, sugere Aline.

vestido de noiva diferente
Foto: Gabriel Ribeiro Foto/Aline Couto

Para Camilla, uma opção para evitar a confusão é optar por um vestido que não seja totalmente colorido. “A ideia é fazer uma mistura do branco e a cor escolhida”, comenta.

Ainda, uma alternativa é a cauda. “Faz uma grande diferença”, pontua.  

vestido de noiva diferente
Foto: @almjunior | Haret Ateliê

Por outro lado, Margareth acredita que a noiva tem uma “aura” especial no grande dia. “É uma coisa colocar um vestido de noiva em uma prova e no dia do casamento. No entanto, uma saída para fazer isso visualmente é usar o off-white/branco com os tons coloridos. Ainda, outra possibilidade é investir nos detalhes, como rendas e pedrarias”, indica.  

Detalhes diferenciados

Não quer ousar na cor, mas quer um vestido com detalhes diferenciados? Rosana indica o uso de aplicações, flores 3D e borboletas – tanto no vestido como no véu.

ensaio da noiva
Foto: Yuri Pinheiro/Maison Delorée

“Tive uma noiva que usou um vestido em tule pele com hot pant em poá . Queria asas no vestido, então estilizamos as asas, ficou linda em sua transparência”, conta Rosana.

Camilla também recomenda o uso de bordados coloridos ou algum detalhe no véu.

Margareth pensa que o céu é o limite quando se fala em detalhes para fazer um vestido de noiva diferente. “Só é preciso ter o cuidado para não se perder e colocar milhares de coisas que não se conversam. Se você é uma noiva mais minimalista, por exemplo, você pode usar um vestido clean, com um corte bem feito. Por outro lado, você pode extrapolar num laço gigante ou colocar ombreiras, isto é, ter pontos focais”, sugere.

vestido de noiva
Foto: Rodrigo Zini Fotografia/Rosana Camargo

Macacão para noivas?

A irmã de Beyoncé, Solange Knowles, trocou o tradicional vestido de noiva por um macacão ao subir ao altar. A escolha, no entanto, tinha tudo a ver com a vibe do casamento: moderno, cool e minimalista. Gostou da ideia?  Aline aponta que macacões são uma ótima opção para noivas que não desejam usar vestidos.

foto de um casal com uma bicicleta
Foto: Josh Brastead/WireImage

Entretanto, ela pontua que é importante pensar em alguns pontos. “Primeiramente, pensar em elementos que o tornem único e característico de noiva dentro de cada estilo. Pode ser um bordado ou uma manga diferenciada. Ainda, é super importante avaliar se a peça oferece conforto e mobilidade. Vale observar, por exemplo, se o gancho (o fundo da calça) tem o ajuste adequado. Isto é, ele deve permitir que a noiva se sente, ajoelhe e dance à vontade. Além disso, pensar em funcionalidade – vale lembrar que alguns macacões são complicados na hora de ir ao banheiro. E, dependendo do modelo e do modo de fechar a peça, você vai precisar de ajuda”.

noiva segurando o buquê
Foto: Aline Couto

Para não errar na hora de escolher um macacão, a dica é apostar num bom corte de alfaiataria. Da mesma forma, o segredo está nos bons tecidos e uma modelagem sob medida. “É isso que vai diferenciar de uma peça do dia a dia”, explica Margareth.

Detalhes no macacão

Rosana, por sua vez, indica um corpo estruturado em corselet, que pode ser em renda leve. Já a calça deve ser alfaiataria boca larga, de acordo com altura da noiva. “Da mesma forma, podemos acrescentar uma meia-saia sobreposta para a cerimônia que pode ser retirada para a festa”, sugere.

Se esta for sua escolha, Camilla recomenda o uso de bordados e pedras. Ainda deve ser um modelo mais estruturado, podendo utilizar rendas.

vestido de noiva
Foto: Haya Comunicação Inteligente/ Rosana Camargo
Sobre a Lejour   

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 80 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop.

ebook 2

Leia também:

15 estilistas de vestido de noiva poderosas no Brasil

Vestido de noiva para casamento civil

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!