Vestido de noiva: O que perguntar para o estilista

Veja o que perguntar para o estilista antes de “dizer sim” ao vestido dos seus sonhos:

3 Fotos

O vestido de noiva é um dos protagonistas do casamento, e por isso sua escolha se torna uma das partes mais importantes da organização do grande dia.

Por mais decidida, fashionista, minimalista, low profile ou desencanada que a noiva seja, não tem jeito: ela terá dúvidas antes de bater o martelo para o estilista ideal e o  modelo perfeito.

Isso porque, mesmo que saiba na teoria exatamente como ele deve ser, entram nessa conta outros tópicos como o caimento no corpo, o tipo da festa, conforto, o tecido, corte, o horário do evento…

Veja o que perguntar para o estilista antes de “dizer sim” ao vestido de noiva dos seus sonhos:

Com quais estilos você trabalha?

Cada estilista tem uma especialidade, e cada perfil de noiva, um estilo de vestido. Ana Julia Figueiredo, assessora de São Paulo, alerta que a noiva precisa entender qual caminho de vestido ela quer seguir antes de dizer “sim” a um determinado profissional. “Alguns estilistas são mais clássico e trabalham com tecidos pesados, o que não combina com um casamento na praia, que pede uma peça mais fluida. Já outros profissionais têm como marca registrada uma modelagem justa e sexy, o que foge do desejo de uma noiva clássica”.

vestido de noiva

Posso fazer alterações?

O vestido pode levar até um ano para ficar pronto e, no meio do caminho,  o resultado pode ficar diferente do que a noiva imaginava. Por isso, é preciso saber o que pode ser alterado. “Saiba o que pode e o que não pode ser mudado, desde detalhes como adicionar mais renda ou volume na saia à estrutura do vestido, e não deixe de questionar qual o valor de cada alteração. Alguns estilistas permitem até o desenvolvimento de um novo modelo, mas para isso a noiva tem que estar ciente que haverá um custo”, antecipa Georgia Nog, da assessoria Toda de Branco, de São Paulo.

Qual será o cronograma da primeira visita até o vestido de noiva ficar pronto?

Georgia conta que cada prova do vestido tem um papel e uma importância tanto para o estilista quanto para a noiva, e é interessante saber o que será feito a cada visita e em que data exatamente o vestido ficará pronto. “O vestido de noiva é um dos protagonistas do casamento. Informe-se de todo o processo: quantas provas, qual o espaçamento entre elas, quando os tecidos serão escolhidos e quando o vestido estará em suas mãos”, conta Gerogia. “A última prova deve ser agendada já com o sapato e o acessório de cabelo em mãos, para que a noiva faça uma prova completa. Vale até agendar a prova de cabelo e maquiagem para o mesmo dia e ter uma prévia do look do grande dia”.

vestido de noiva

Você estará presente em todas as provas?

Não é essencial que ele esteja em todas as provas da peça, mas a noiva precisa saber em quais momentos vai estar cara a cara com ele. “A noiva tem mil ideias ao longo da jornada e, às vezes, chega cheia de expectativas e urgências sobre o vestido, mas o estilista não está lá”, conta Heloísa Juliato, sócia na Babi Leite Eventos. “Na última prova é indispensável a presença do estilista do começo ao fim do agendamento”.

Leia também: 

3 segredos para escolher o penteado de noiva

Saiba o que levar para o Dia da Noiva

Penteado para a festa de noivado e chá de panela

Passo a passo para organizar a festa de noivado

Artigos Relacionados

Comentários