Casar a filha é uma emoção única e indescritível. Pensar em todos os momentos que passaram juntas. As felicidades, dificuldades. Enfim, a emoção corre solta no dia do casamento. Mas é inegável que durante os preparativos as noivas ficam cheias de dúvidas, estressadas e precisam da ajuda de suas fiéis companheiras, as mamães. Mas olha lá, é ajuda hein?
Separamos algumas dicas de como auxiliar a filhota até o altar. Confira!
1. Esteja presente nas provas e escolha do vestido de noiva
Um dos momentos mais importantes e difíceis para a mulher durante os preparativos do casamento é a escolha do vestido de noiva. Claro que ter a mãe ao seu lado é primordial e marcará para sempre esse momento. Mas cuidado com as opiniões muito discrepantes! Se ela amou o modelo e você acha que não era o que esperava, dê todo o suporte para que ela se sinta feliz e completa com a escolha.
2. Mesmo que ofereça ajuda financeira, não coloque isso como uma arma para convidar parentes e amigos seus
Muitas mães e pais conseguem ajudar seus filhos nos custos do casamento e isso é realmente muito especial. Mas se esse é o seu caso, nunca use o argumento que deu uma ajuda financeira a ela e peça algo em troca. Isso pode deixá-la sentida e levá-la a se obrigar a acatar seu pedido porque você é a mãe e porque realmente ofereceu o valor no casamento. Mesmo que você queira convidar os seus parentes distantes, ouça o que ela tem a dizer e acate. Afinal, a festa é dela. Você já teve a sua vez!
3. Vá com ela nas degustações e decisões da festa
Quando uma filha te chama para acompanhar ela, que mãe consegue dizer não? Ainda mais nas coisas do casamento. Se a noiva está te pedindo para ir com ela é porque precisa de ajuda. Os noivos odeiam decidir decoração, degustação, roupas de pajem, daminha, cabelo e penteado. Só mesmo a mamãe para enfrentar essa jornada com ela! Garanto que será muito especial.
4. Ajude-a nos itens que ela queira fazer no estilo DIY
Os mini weddings e casamentos personalizados pelos noivos estão super em alta. Itens feitos pelos noivos e familiares podem ser uma boa forma de “colocar a mão na massa” e economizar com os gastos do casamento. E claro, mãe sempre tem aqueles dotes manuais muito mais aflorados do que nós. Se puder ajudar sua filha na confecção de algum item, ela será ainda mais grata!
5. Respeite a opinião da noiva
Como já dissemos anteriormente, mesmo que você esteja auxiliando a noiva financeiramente a opinião e gosto dela e do noivo devem ser respeitados. Nem sempre o que queremos ou achamos que é bom para os filhos é o que eles sentem. Portanto, se ela quer uma festa mais intimista, só com os amigos e familiares mais próximos e você sonhou com uma “festa de arromba” respeite-a!
6. Resolva os problemas e não os leve para a noiva
Se você está auxiliando a noiva nos preparativos do casamento, inclusive com as assessoras, tente levar o menor número de problemas e decisões possíveis para sua filha. Ela já está em um período bem tenso, cheio de preocupações e se ela deixou na sua mãe é porque confia.
7. Acompanhe a noiva em uma sessão relaxante antes do casamento
Um tempinho único de mãe e filha é fantástico, não é mesmo? E que tal presenteá-la antes do casamento com um dia relaxante só vocês duas? A relação vai ficar ainda melhor e vocês poderão se divertir.
8. Esteja ao seu lado no Dia da Noiva
O Dia da Noiva é um momento especial e de muitas emoções. Impossível não ficar emocionada, com aquele frio na barriga. Afinal, é a realização de um sonho e um momento que marca uma mudança na vida dela. Esteja ali, firme e forte para ampará-la e acalmá-la.
9. Ajude-a a montar a casa nova
Algumas noivas nunca moraram fora de casa e não tem a menor noção de tudo o que precisará na casa nova, e até mesmo de como cozinhar. Está aí uma função deliciosa: montar a lista de presentes e dar aulas de culinária para a futura esposa.
10. Abrace-a com toda a sua emoção nos cumprimentos
Um dos momentos mais marcantes do casamento para mim é os cumprimentos aos pais. É aquela hora em que percebemos que eles estarão ao nosso lado, mas de uma forma diferente. Geralmente nessa hora as lágrimas caem e não conseguimos segurar a emoção. É como se fosse uma passagem da vida com os pais para a vida com o marido. Dê todo o seu amor e carinho a ela em um abraço especial!
11. Curta a festa como se fosse sua e ajude-a a receber os convidados
Em um piscar de olhos, a festa de casamento acabou! Os noivos, muitas vezes, nem se lembram de detalhes do evento pois são muitas coisas a fazer e muita gente para receber. Portanto, agradeça por seus filhos a presença de cada convidado e aproveite a festa. Afinal, é um momento de celebrar!
Leia também:
Plaquinhas para a decoração e os detalhes do casamento
Noivas contam: Como diminuir a lista de convidados do casamento
Ideias de decoração para miniwedding
Músicas para primeira dança dos noivos: As mais tocadas segundo o Spotify