Conheça os dois estilos de assessoria de casamento e defina qual o melhor para você
Organizar um casamento não é tarefa fácil, muitos detalhes devem ser levados em consideração e os noivos precisam visitar fornecedores e correr contra o tempo para que tudo seja incrível no grande dia.
Neste cenário, a assessoria de casamento faz toda a diferença. A assessora (ou cerimonialista) é a responsável pela gestão do casamento como um todo, e a atuação dela conta com opções que podem começar logo após o noivado – chamada de assessoria completa – ou poucas semanas antes do evento, conhecida como assessoria final, parcial ou do dia.
Veja as diferenças entre os dois tipos de serviços e o papel do profissional em cada um dos casos:
Assessoria completa
Este modelo de atendimento abrange todos os pontos do casamento, do começo da organização ao pós-festa, e dura cerca de 12 meses.
Cabe ao profissional contratado traçar o perfil o casal e indicar os melhores fornecedores de acordo com o orçamento e o estilo da cerimônia e festa. Ele ainda vai acompanhar os noivos em degustações e visitas técnicas e manter o orçamento previsto sob controle.
A assessora também cuida da verificação dos contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas, administra o cronograma para que todos os serviços sejam entregues dentro do prazo, cuida RSVP e faz a ponte entre os fornecedores.
As atividades no grande dia também estão previstas no atendimento completo, assim como na assessoria do dia, mas vão além.
No casamento, é a assessora que acompanha a montagem e desmontagem da festa, garante que os prazos sejam cumpridos, cuida do cerimonial e resolve eventuais imprevistos.
Algumas profissionais se encarregam, inclusive, de detalhes como a devolução dos trajes alugados, assim como acertos e pendências junto ao salão ou serviços contratados, como pagamentos e quebras de materiais.
Assessoria de Casamento do dia
Neste formato de assessoria parcial, o casal entra em contato com a assessora com todas as decisões acertadas e os fornecedores já contratados.
A atuação da profissional, nesse caso, dá-se principalmente na organização da cerimônia, montagem da festa, recebimento dos produtos e serviços contratados e detalhes da recepção.
O atendimento começa de 10 a seis semanas antes do grande dia para que a equipe possa se inteirar de todos os detalhes.
É um modelo assertivo de suporte, pois a maior parte das ações acontecerá no decorrer da data do casamento.
A primeira etapa, no entanto, é conhecer o cronograma pensado pelos noivos. Isso inclui acompanhamento dos contratos com os fornecedores e particularidades do cerimonial.
Assim, a equipe é orientada e estará apta a conduzir os acontecimentos anteriores e simultâneos à chegada dos convidados na festa, além de solucionar possíveis problemas.
Texto: Patrícia Milão
Veja também
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado