Categorias
Search
Close this search box.
bolo civil

Bolo de casamento civil | 30 inspirações para as noivas

O bolo de casamento civil é um dos itens mais importantes desta celebração e merece total dedicação em sua escolha.

O bolo de casamento civil é um dos itens mais importantes desta celebração e merece total dedicação em sua escolha

bolo de casamento civil
Foto: divulgação Cezar Cassiano.

Primeiramente, o bolo de casamento civil é tão importante quanto o bolo do casamento. A celebração do casamento civil é o primeiro evento que antecede o grande dia e ele não é menos importante em nenhum aspecto. Pelo contrário, é a oficialização da união de um casal perante a lei. Portanto, capriche nos preparativos.

Diferentemente do bolo tradicional das festas de casamento, o bolo de casamento civil pode ser considerado aquele item especial que vai compor a mesa e a decoração dessa celebração mais íntima. Além disso, o bolo de casamento civil também pode cumprir o papel da sobremesa do casamento.

checklist casamento

Principais dúvidas sobre bolo de casamento civil

Como escolher o bolo ideal para a ocasião?

O primeiro ponto é saber qual será o tamanho do evento e quantos convidados o casal pretende ter. O casamento civil é intimista por si só. Exceto se o casal não realizar um casamento tradicional com cerimônia e festa.
 
Para esse tipo de evento, o bolo pode ter um ou dois andares, que são os mais requisitados. Além desses, Cezar comenta que atualmente há uma demanda para os “conjuntos de bolos”, trio ou duo de bolos.

Quantos quilos encomendar?

As pessoas costumam comer, em média, 100 gramas de bolo em um casamento. Essa equação equivale a um pedaço como sobremesa. Ou seja, entende-se que os convidados já almoçaram e esse pedaço de bolo de casamento civil é a sobremesa.
 
No ateliê do Cezar esse cálculo é feito com base em uma fatia de 110 gramas e fica da seguinte forma:
 
15 cm = 10 porções;
20 cm = 28 porções;
25 cm = 42 porções
30 cm = 56 porções
35 cm = 82 porções
40 cm = 100 porções 
 
*Medidas feitas por diâmetro
 
Caso não tenha uma refeição que anteceda o bolo, esse pedaço pode ser maior. Converse com seu confeiteiro e explique como será a dinâmica do seu casamento civil para que juntos possam definir o quanto poderá ser servido aos convidados.

Existe um formato adequado para o casamento civil?

Não. O formato é indiferente. Entretanto, muitos casais têm preferência pelos bolos redondos.

Qual deve ser a cor do bolo?

Segundo Cezar, o branco ainda prevalece como a cor principal para esse tipo de celebração, entretanto, os bolos têm se repaginado com outras cores de acordo com a proposta do evento. Além disso, flores em açúcar, flores naturais, além da grande tendência que são as flores em papel de arroz, transmitem uma “leveza” nas composições e finalização do bolo, que também costumam seguir a paleta de cores do evento.

“As pinturas a mão livre em composição com flores sempre estiveram presentes entre as escolhas, são atemporais. Acredito que os noivos devam escolher o bolo de acordo com o estilo de casamento que imaginaram, pois este além de ter uma tradição é também um dos protagonistas na celebração e simboliza a prosperidade”, diz Cezar.

Além do bolo de casamento civil, precisa ter docinhos na mesa?

Depende da proposta do seu evento e a forma como você e seu noivo querem decorar a mesa do bolo. O mix de bolo e doces fica lindo, mas não é uma regra. Na dúvida ou no intuito de economizar, deixe essa opção para a decoração da mesa de bolo e doces do casamento com festa.

Bolo de casamento civil com personalidade

A personalidade dos noivos não pode ficar de fora dessa celebração. Portanto, o bolo de casamento civil não precisa e nem deve ser todo pomposo como o bolo do grande dia. O que vale realmente é investir em uma boa confeitaria, com uma proposta atual não somente no formato, mas também na decoração e sabor. E isso é tudo que você precisa para ter um bolo de casamento civil digno da celebração.  

bolo
Detalhes definem a personalidade dos noivos. Foto: divulgação Cezar Cassiano

Cezar Cassiano, proprietário da empresa que leva seu nome, é enfático sobre a escolha do bolo de casamento civil.

“Por ser uma celebração com uma atmosfera mais intimista indicamos bolos menores com conceito minimalista e que remetam elegância, simplicidade e romantismo”, diz Cezar.

mesa de doces
Saber combinar os elementos da decoração com o bolo garante um visual incrível. Foto: divulgação Cezar Cassiano

Bolo com espumante

Se a celebração do seu casamento civil for somente um bolo com espumante para brindar e comemorar esse momento especial na vida do casal, certamente o bolo deverá ser maior. Afinal, os convidados vão degustar somente o bolo com o espumante. Aqui vale investir numa proposta de bolo mais robusto para satisfazer a todos. 

bolo com macarrons
Bolo com espumante uma opção simples e acessível. Foto: Canva

Formatos

  • Redondo
  • Quadrado
  • Retangular

Cezar destaca que os bolos redondos são os mais tradicionais, os quadrados são os mais ousados, mostrando-se mais urbanos, porém, o acabamento é que vai contar no final.

Massas

  • Pão de ló
  • Red Velvet
  • Amanteigada
  • Chocolate
  • Bem-casado

Coberturas

Antes de mais nada, a escolha da cobertura do bolo de casamento civil deve ser feita de acordo com a temperatura (clima) do período. Ou seja, para dias quentes os bolos frutados e naked cake com textura leve são os mais indicados. Assim não corre o risco de a cobertura derreter.

bolo com foto dos noivos
Finalização em harmonia com flores e até mesmo uma discreta imagem dos noivos. Foto: Pinterest

Já para as temperaturas mais frias, invista em coberturas mais densas. Cezar explica que em seu ateliê a pasta americana é a cobertura mais utilizada devido a sua versatilidade de manuseio e resistência.

“As coberturas mais despojadas como o espatulado, são facilmente adaptáveis a diferentes temas e apresentações, são bastante procurados para bolos menores. Outras coberturas como ganache e buttercream têm uma demanda menor no nosso país, considerando nosso clima”, explica.

ebook 2

Chantilly

Todo mundo ama e não tem erro. Evite em dias quentes.

Drip cake

Queridinho dos casais essa tendência de cobertura é linda e deliciosa só de olhar.

Espatulado

Muita gente confunde o bolo espatulado com o naked cake, mas essa proposta carrega um pouquinho de acabamento na finalização da cobertura. Combina muito com arranjos de delicadas flores e folhagens.

Marmorizado

Nem parece bolo, seu efeito é uma arte. É mais comum de ver esse tipo de bolo em casamentos tradicionais, mas dependendo da proposta do evento, também pode ser o bolo de casamento civil.

Metalizado

Rosé, dourado e prata são os tons que definem esse estilo de bolo. Assim como o marmorizado, ele também é comum em casamentos tradicionais.

Lembrando que não há regras para escolher a cobertura ideal para o bolo de casamento civil. O que prevalece é o desejo do casal.

Naked cake

Foge totalmente do tradicional bolo branco e se destaca pela sua proposta campestre.

Pasta americana

Muitos bolos têm como base em sua cobertura a pasta americana. Esse insumo é muito versátil e possibilita uma infinidade de opções de cobertura que vão desde um bolo de casamento civil liso, até mesmo texturizados e com pequenas decorações como pérolas e rendas, por exemplo.

Recheios

Uma dica importante é que o recheio deve harmonizar com o tipo de massa escolhida, ok?

“A questão dos sabores é sempre uma surpresa na hora da escolha, muito pessoal, poucas vezes os noivos se deixam levar pelo que está em alta no momento. Dos mais tradicionais podemos considerar as nozes, baba de moça, além dos cítricos com geleias, que são campeões por oferecerem na equação um equilíbrio de doce e “azedinho””, comenta Cezar.

recheio do bolo
Combinação e textura perfeita entre recheio, massa e cobertura, prevalecendo a leveza do bolo. Foto: Antonio Maciel
  • Baba de moça com nozes
  • Brigadeiro
  • Chocolate ou chocolate meio amargo
  • Damasco com nozes
  • Doce de leite
  • Frutas
  • Nozes

Bolo de casamento civil cenográfico

Se você não quer investir em confeitaria para o casamento civil. Uma boa opção para decorar a celebração é o bolo cenográfico. Jéssica Vitor, proprietária da empresa que leva seu nome explica que a procura por bolo de casamento civil é baixa quando comparada com casamentos com festas.

“Geralmente, os bolos cenográficos para casamento civil são bem menores e o modelo que está em alta é o espatulado e redondo”, comenta Jéssica.

bolo cenográfico
O bolo cenográfico é uma opção para quem quer economizar no casamento civil. Foto: Jéssica Vitor

30 inspirações para noivas

Sobre a Lejour

Primeiramente, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

ebook01

Veja também:

Lista de presente online | 10 dicas úteis para criar a sua

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Site de casamento | Saiba o que escrever sobre o casal

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.