Como escrever os votos do casamento

Os  noivos devem abrir o coração e deixar as palavras fluírem

3 Fotos

Toda cerimônia de casamento costuma ter votos e declarações de amor. Mas a tradicional promessa “até que a morte os separe” deu lugar a outros formatos de discursos. Para celebrar a união, os noivos passaram a usar as próprias palavras, uma forma de mostrar não só personalidade, mas também sinceridade a pessoa amada.

A ideia é que ambos troquem mensagens, recordações e expectativas sobre a nova vida que começa ali. Alguns aproveitam a situação para preparar uma surpresa e surpreender com uma música ou apresentação. Apesar de não ser obrigatório, o momento costuma ser emocionante e prende a atenção dos convidados.

Mas por onde começar? O que escrever? Qual o tamanho ideal? “Nos votos tudo é permitido, inclusive, frases e pensamentos preferidos. A dica mais importante na hora de escrever é: seja verdadeiro, não importando o estilo. Os  noivos devem abrir o coração e deixar as palavras fluírem”, ensina o celebrante Ricardo Rehder.

votos de casamento

Planejamento

Comece a pensar os temas que podem entrar no texto, liste os momentos que gostaria de incluir e certifique-se dos planos do noivo. “O correto é ter os votos de ambas as partes. Se apenas um do casal fizer, vai passar a impressão que apenas essa pessoa está realmente convicta do casamento”, alerta o profissional.

Preparação

Faça uma primeira versão do texto, depois releia e corte o que for menos importante até chegar no tamanho ideal. “Seria meia página, como referência a fonte Arial, tamanho 18”, ensina o profissional. Não esqueça que vai falar em público, se ainda não estiver confortável com a ideia, treine em voz alta algumas vezes seguidas. Sugestões de temas:

  • Relembre como se conheceram, onde, o que aconteceu no dia
  • Descreva o que a fez se apaixonar, o que sentiu, como se entregou
  • Ressalte as qualidades, descreva os sentimentos, a admiração
  • Conte um momento engraçado ou emocionante do casal, o aprendizado na convivência
  • Separe trechos de uma musica marcante para os doi ou cite uma poesia que traduza o sentimento
  • Conte seus sonhos, o plano de construir uma família
  • Relate a expectativa pelo casamento, os preparativos a ansiedade, a alegria e a parceria para o dia do sim
  • Não esqueça a parte das promessas, reforce o compromisso e a cumplicidade

votos de casamento

Texto final

Coloque toda a emoção no papel e releie quantas vezes for preciso. Improvisar um trecho também pode ser uma boa opção para dar vida ao discurso. “Os votos devem ser enviados para ao celebrante até uma semana antes do casamento”, lembra Ricardo. Escolha o momento certo para a leitura e combine os detalhes com a assessora da cerimônia. Aí é só deixar a timidez de lado e começar, sua declaração vai arrancar suspiros de familiares e amigos.

Texto: Andrea Giusti

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários