Categorias
Search
Close this search box.
convite

Convite de casamento: 20 modelos para inspirar e todas as tendências

A concretização do seu sonho começa pelo convite de casamento. Veja nossas dicas para ajudar na escolha do seu.

A concretização do seu sonho começa pelo convite de casamento. Veja nossas dicas e 20 modelos para ajudar na escolha do seu

Convite de casamento
Delicadeza e sutileza no convite de casamento. Foto: White Convite e Papelaria.

Antes de mais nada, o convite de casamento é um dos itens mais importantes que compõem os artigos do casamento. Pensar em seu estilo e já ir imaginando seu formato é essencial durante os preparativos do casamento. Afinal, o tipo e estilo do convite de casamento vai orientar os convidados de como será o casamento.

site do casamento

Principais dúvidas sobre convite de casamento

O que escrever no convite de casamento?

Primeiramente, o nome dos noivos, data e horário da cerimônia, endereço da cerimônia e festa, incluir o RSVP, a indicação do site de casamento e uma frase que tenha significado para o casal (opcional). Já no envelope, coloque o nome do convidado ou da família.

Onde incluir as informações adicionais do casamento?

Inserir muitas informações no convite de casamento não é usual e deixa a proposta poluída. Inclua os dados adicionais no site de casamento e informe seus convidados para acessar e obter mais informações a respeito.

É necessário ter o convite de casamento impresso e o convite virtual?

Não é obrigatório seguir as duas propostas. Entretanto, se você tiver convidados de fora, ou seja, que morem em outras localidades, ter também a opção do convite virtual é uma boa.
 
Outra vantagem do convite virtual é o custo baixo. Aliás, ele pode ser feito dentro do seu site de casamento aqui na Lejour. Basta escolher o tema que mais se aproxime com a proposta do seu casamento e pronto. Depois, é só enviar para esses convidados que estão distantes o convite de casamento virtual para WhatsApp e por e-mail.

Quanto tempo antes providenciar e entregar os convites?

Para os pais dos noivos, padrinhos e madrinhas, seis meses antes do casamento. Já para os convidados, dependendo da localização do casamento, de três a dois meses antes.

O convite de casamento substitui a lembrancinha?

No caso dos padrinhos, madrinhas e pais dos noivos, sim, pois eles recebem além do convite, uma caixa com lembranças ou presentes. Porém, nada impede de no dia do casamento essas pessoas receberem também a mesma lembrancinha de casamento que os demais convidados.

Identidade visual

E não é só o convite em si que requer essa atenção. Toda a papelaria de casamento precisa ser muito bem escolhida e seguir a proposta e estilo do casamento, mas isso não quer dizer seguir as cores à risca. Aqui, assim como tantos outros itens do casamento, a personalidade dos noivos é fundamental.

Convite de casamento com identidade
Convite em papel algodão artesanal, numa mescla de estilo clássico, romântico e minimalista. Foto: White Convite e Papelaria.

O mercado está repleto de opções de modelos de convite de casamento, por isso é importante ter em mente uma ideia clara e objetiva. Isso também vale para as opções de convite virtual.

Save the date

O save the date nada mais é que um lembrete para os convidados não esquecerem daquele compromisso importante, no caso, o seu casamento.

Save the date
Uma forma carinhosa e importante de lembrar os convidados para um compromisso muito especial. Foto: Freepik.

Aqui na Lejour você pode criar o seu save the date dentro da sua plataforma do site de casamento. São várias opções e layouts, certamente um deles vai combinar com a identidade do seu casamento.

Não se esqueça que o save the date precisa ser enviado aos convidados até 100 dias de antecedência do casamento. E logo na sequência, nos próximos dias, envie o convite de casamento.

checklist casamento

RSVP

Ferramenta essencial na organização do casamento. É por ele que a assessoria de casamento tem uma ideia da quantidade de convidados. Ou seja, o investimento no casamento depende muito desse fator. Portanto, não esqueça de incluir o RSVP no seu convite de casamento.  Além disso, as confirmações de presença podem ser feitas de forma totalmente on-line através do site de casamento.

Confirmação de presença do convite de casamento
Ferramenta indispensável na organização do casamento.

Tendências e estilo

Francis Muramaki, do White Studio, empresa especializada em papelaria para casamento, comenta que na empresa os estilos clássico, moderno e minimalista predominam. Entretanto, a maioria dos noivos ainda tem uma orientação para as estampas florais, mas a cada dia temos percebido a valorização do design e de materiais e técnicas mais finas como o hotstamping e o relevo seco.

Convite de casamento
Sutileza em cada detalhe que vai da escolha do papel ás cores e elementos. Foto: White Convite e Papelaria.
Papelaria do casamento
Convites minimalistas ganham cada vez mais casais adeptos. Foto: White Convite e Papelaria.

“A grande realidade é que o melhor convite é aquele de design clássico, pois combina e valoriza qualquer estilo de casamento. Temos procurado desmistificar convites temáticos para dar preferência a algo mais elegante e funcional. O mesmo vale para a paleta de cores, não é necessário usar todas as cores da paleta no convite”, esclarece Francis.

Modelo de convite
Tons pastel, aquarela e papel especial compõem convites com uma proposta romântica e personalizada. Foto: Art Invitte.

Tipos queridinhos dos casais

Aquarela: delicado, artístico, clean e sofisticado muito próximo da proposta do evento.

convite em aquarela
Aquarela, a queridinha dos casais.

Clássico: atemporal e combina com vários estilos.

convite clássico
O clássico nunca sai de moda!

Rústico: como o próprio nome já diz o rústico é super indicado para casamentos que acontecem no campo e na praia. Para o casamento na praia, as cores e elementos do mar são muito utilizados. Já para o casamento no campo, elementos ainda mais rústicos e campestres como folhagens, sisal, juta, entre outros são indicados.

convite rústico
Para casamentos no campo e praia.

Romântico: esse estilo de convite de casamento por si só já é romântico e contém elementos que destacam isso como, por exemplo, determinadas cores como o cor-de-rosa, flores delicadas, pequenos elementos, etc.

convite romântico
Para as noivas sonhadoras e delicadas.

Ecológico: os convites ecológicos são aqueles confeccionados em papel semente, que depois basta picar, colocar num vaso com terra e regar. Em alguns dias brotará uma linda flor. Já o de papel reciclado também tem sido muito utilizado pelos casais. Ela proposta de convite combina com casamento rústico.

Convite com pegada ecológica.

Responsabilidade ambiental

No White Studio a preocupação com o meio ambiente é algo frequente, pois a empresa aboliu a embalagem plástica do convite de casamento. Ela só é utilizada para proteção dos convites até sua entrega.

convite ecológico
Zero plástico para o convite.

“Temos priorizado materiais não agressivos ao meio ambiente, bem como papéis artesanais originados de material reciclado, resultando em texturas muito bonitas”, destaca Francis.  

Convite de casamento para os pais

Os pais dos noivos merecem algo muito especial. A proposta aqui é eternizar esse momento lindo seja com uma caixa muito bem elabora com chocolates finos, um espumante e até mesmo uma joia. Outra ideia é presentear os pais com essa mesma caixa e incluir um vale SPA ou até mesmo uma viagem especial para eles curtirem juntinhos um final de semana em um lugar bem gostoso.

Convite para os pais dos noivos
Caixinha personalizada como convite de casamento para os pais. Foto: Pinterest

Convite de casamento para padrinhos e madrinhas

Aqui, o convite de casamento é diferenciado dos demais convidados. A proposta é algo mais elaborado e que combine com os padrinhos. Busque opções criativas, funcionais, que tenham significado para ambos e que eles possam usar no dia a dia. Kits e caixas personalizadas são perfeitas e algumas ideias podem ser as seguintes:

  • Bombons finos e espumante (vinho ou cerveja artesanal);
  • Caixinha com joia (corrente ou pulseira);
  • Kit com gravata ou meia e bebida;
  • Kit de beleza (nécessaire feminina e nécessaire masculina).
Convite para padrinhos
Convites personalizados para padrinhos de casamento. Foto: Encanto Brigadeiros Gourmet BH.
Sobre a Lejour

Primeiramente, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

ebook01

Veja também:

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Convite de casamento virtual: tudo o que você precisa saber

Lista de presentes | Dicas para usar a TAG de convite com elegância

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
site-de-casamento
casamento

Site de Casamento Premium: Dê um upgrade no seu casamento e tenha uma experiência inesquecível!

sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.