Um dos itens mais importantes, e que irá guardar a história dos noivos, requer muita atenção na escolha. Veja nossas dicas para contratar o melhor fotógrafo para o seu casamento!
Escolher os fornecedores do casamento não é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de algo que marcará para sempre o Grande Dia, como é o caso do fotógrafo. Por isso, toda atenção e referência para este serviço é fundamental! Separamos algumas dicas para você não errar nesta hora.
1. Contrate com antecedência
Alguns fornecedores são tão concorridos quanto igrejas e espaços para casamento, portanto, quanto antes procurá-los, melhor. Este é o caso dos fotógrafos. Segundo Ricardo Hara, a contratação também depende dos serviços adicionais que os noivos irão querer e que pedem tempo antes. “Para aqueles casais que optam por fazer o Save the Date e o material de pré-wedding, sugerimos que a contratação seja feita no mínimo com 6 meses de antecedência para que possamos ter tempo hábil de escolher bem a locação.”
2. Pesquisar nunca é demais
Referências são sempre bem-vindas! Além, é claro, de conhecer pessoalmente o trabalho do fotógrafo que está pensando em contratar. Com as redes sociais esse trabalho de pesquisa ficou muito mais fácil, inclusive muitos fotógrafos ganham suas noivinhas por alimentarem as redes sociais com seus trabalhos. A dica de Ricardo Hara é ouvir sempre o mercado e ver o trabalho em todos os canais: “Um assessor de casamentos pode apresentar aos noivos diversos portfólios de fotógrafos para que o casal escolha aquele tem mais afinidade. Já na reunião com o fotógrafo é bom olhar uma boa quantidade de álbuns, assistir aos filmes e acompanhar nas redes sociais o trabalho que é feito.”
3. Se possível, faça o Save the Date e ensaio pré-casamento
Uma boa maneira de conhecer o profissional é testando! Fazer um ensaio pré-casamento ou um Save the Date é a deixa que você precisava. Dessa forma, os noivos poderão verificar como os fotógrafos se portam e registram os momentos antes do casamento, e depois fecham o serviço mais tranquilos para o Grande Dia.
Para Ricardo Hara, fazer o ensaio pré-casamento é mais uma forma de registrar e guardar esse momento tão especial da vida do casal. “Todo tipo de registro é importante para a conservação da memória. Eu sempre digo aos meus casais que o tempo passa e é através de fotos e filme que se pode resgatar cheiros, sabores, emoções como se fosse no próprio dia.”
4. Cada noivo tem um perfil
Para a escolha de serviços de foto e vídeo, é preciso analisar o que os noivos querem e como querem. Para definir isso, Ricardo presta uma consultoria. “Cada casal tem o seu perfil. Eu e minha equipe analisamos várias características emocionais, e claro, a expectativa dos noivos e assim conseguimos fazer indicações precisas sobre o que contratar. Por exemplo, em um casamento a céu aberto, seja ela na praia ou no campo, a utilização de gruas e drones é fantástica. E para cada tipo de casamento escolhemos exclusivamente o tipo de serviço que vamos prestar.”, completa o fotógrafo.
5. Algumas fotos não podem faltar no seu álbum
Na hora “H” não dá pra ficar sem as fotos essenciais do Grande Dia. Então, reforce com seu fotógrafo que ele no mínimo ele deve fazer tais fotos:
1. Making off dos noivos
2. Entrada da igreja
3. O beijo do pai ao entregar a noiva
4. A troca das alianças
5. O beijo do sim
6. Fotos divertidas durante a festa
Todas as fotos Ricardo Hara.