Como fazer uma decoração de casamento rústico perfeita

Despojado, simples e intimista. Essas são algumas das palavras que podem descrever este estilo que inspira os casamentos. Veja como fazer uma bela decoração de casamento rústico.

Quem nunca se apaixonou por uma decoração de casamento rústico? Você já deve ter suspirado ao ver fotos de casamentos realizados ao ar livre e cheio de elementos naturais, como caixotes de madeiras e flores coloridas. 

Se sim, mesmo sem saber, você se interessou por um estilo mais rústico de decoração. Para entender melhor o que estamos falando, selecionamos dicas de especialistas e inspirações de casamentos com decoração rústica. 

decoração de casamento rústico

decoração de casamento rústico

Um estilo democrático

Apesar de ser usado demasiadamente em casamentos diurnos, o clima rústico é mais democrático do que se imagina, pois cria um ambiente íntimo e experiência única para os convidados, até mesmo em festas noturnas. 

Utilizando os elementos corretos, é possível transformar espaços abertos, como sítios e praias, e até mesmo espaços mais fechados – como salões de festas, em um ambiente aconchegante e cheio de detalhes inspiradores, unindo o rústico ao sofisticado. 

Utiliza muitos elementos da natureza 

Uma decoração de casamento rústica é caracterizada pela presença de itens naturais, como móveis antigos, caixotes, folhas e flores. Os objetos utilizados contam com inspiração no “sítio da vovó” e devem ser usados de maneira coerente. Não dá pra querer um casamento no campo com uma passadeira de espelho até o altar.

O charme encontra-se na simplicidade dos itens que combinam com este estilo, como materiais naturais com aparência envelhecida, elementos da natureza, como folhagens, flores campestres (a exemplo das margaridas, lírios, hortênsias, alstroemérias e girassóis) e elementos de palha.

A lista de elementos rústicos não para por aí! A utilização de sousplat de rattan e mesas dos convidados de madeira aparente são muito presentes na composição na decoração de casamento rústica. Também utilizamos elementos bem naturais e com estilos botânicos, como samambaias e flores plantadas em vasinhos de barro, como begônias.

decoração de casamento rústico

A soberania da madeira

O elemento mais utilizado e explorado é a madeira. Este é um dos materiais essenciais neste tipo de decoração e pode estar presente desde o acabamento do espaço escolhido (no piso de madeira, por exemplo) até no mobiliário e detalhes no mise en place.

Pensando em cada detalhe

O primeiro passo para o sucesso deste tipo de decoração é a sua sintonia com os noivos. Ou seja, é importante que os dois combinem e se identifiquem com o estilo rústico. A ajuda de um profissional de decoração pode ajudar muito neste processo, pois ele irá auxiliar quanto as melhores escolhas e quantidade de material a ser utilizado na ocasião.

decoração de casamento rústico

decoração de casamento rústico

Work, work, work

Este estilo oferece ao casal a possibilidade de trabalhar cada detalhe e, até mesmo, de colocar a mão na massa para a confecção de alguns objetos, seguindo o modo DIY (do it yourself). Além de deixar o ambiente intimista, essa opção pode gerar economia de gastos com a decoração.

Outra opção interessante é fazer uma coletânea de objetos, elementos e imagens pessoais que tragam alguma lembrança do casal ligada a uma experiência no campo, como férias no sítio ou um passeio marcante. 

Criando as próprias regras

A criatividade combina muito com este estilo. Apesar de ser bem característico, é possível inovar e criar alguns mimos delicados e especiais. Explorar itens como bicicletas, que podem ser usadas e decoradas com cestinhos de flores, e caixotes ou pallets de madeira, que podem servir de vasos para belos arranjos de flores. 

Outros itens que são muito utilizados e podem ser explorados neste tipo de decoração são: cortiça, quadros de giz, potes/garrafas de vidro, barris, suculentas, velas, tecidos, tapetes, luzes e molduras. 

decoração de casamento rústico

decoração de casamento rústico

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários