Quem nunca se apaixonou por uma decoração de casamento rústico? Você já deve ter suspirado ao ver fotos de casamentos realizados ao ar livre e cheio de elementos naturais, como caixotes de madeiras e flores coloridas.
Se sim, mesmo sem saber, você se interessou por um estilo mais rústico de decoração. Para entender melhor o que estamos falando, selecionamos dicas de especialistas e inspirações de casamentos com decoração rústica.
Um estilo democrático
Apesar de ser usado demasiadamente em casamentos diurnos, o clima rústico é mais democrático do que se imagina, pois cria um ambiente íntimo e experiência única para os convidados, até mesmo em festas noturnas.
Utilizando os elementos corretos, é possível transformar espaços abertos, como sítios e praias, e até mesmo espaços mais fechados – como salões de festas, em um ambiente aconchegante e cheio de detalhes inspiradores, unindo o rústico ao sofisticado.
Utiliza muitos elementos da natureza
Uma decoração de casamento rústica é caracterizada pela presença de itens naturais, como móveis antigos, caixotes, folhas e flores. Os objetos utilizados contam com inspiração no “sítio da vovó” e devem ser usados de maneira coerente. Não dá pra querer um casamento no campo com uma passadeira de espelho até o altar.
O charme encontra-se na simplicidade dos itens que combinam com este estilo, como materiais naturais com aparência envelhecida, elementos da natureza, como folhagens, flores campestres (a exemplo das margaridas, lírios, hortênsias, alstroemérias e girassóis) e elementos de palha.
A lista de elementos rústicos não para por aí! A utilização de sousplat de rattan e mesas dos convidados de madeira aparente são muito presentes na composição na decoração de casamento rústica. Também utilizamos elementos bem naturais e com estilos botânicos, como samambaias e flores plantadas em vasinhos de barro, como begônias.
A soberania da madeira
O elemento mais utilizado e explorado é a madeira. Este é um dos materiais essenciais neste tipo de decoração e pode estar presente desde o acabamento do espaço escolhido (no piso de madeira, por exemplo) até no mobiliário e detalhes no mise en place.
Pensando em cada detalhe
O primeiro passo para o sucesso deste tipo de decoração é a sua sintonia com os noivos. Ou seja, é importante que os dois combinem e se identifiquem com o estilo rústico. A ajuda de um profissional de decoração pode ajudar muito neste processo, pois ele irá auxiliar quanto as melhores escolhas e quantidade de material a ser utilizado na ocasião.
Work, work, work
Este estilo oferece ao casal a possibilidade de trabalhar cada detalhe e, até mesmo, de colocar a mão na massa para a confecção de alguns objetos, seguindo o modo DIY (do it yourself). Além de deixar o ambiente intimista, essa opção pode gerar economia de gastos com a decoração.
Outra opção interessante é fazer uma coletânea de objetos, elementos e imagens pessoais que tragam alguma lembrança do casal ligada a uma experiência no campo, como férias no sítio ou um passeio marcante.
Criando as próprias regras
A criatividade combina muito com este estilo. Apesar de ser bem característico, é possível inovar e criar alguns mimos delicados e especiais. Explorar itens como bicicletas, que podem ser usadas e decoradas com cestinhos de flores, e caixotes ou pallets de madeira, que podem servir de vasos para belos arranjos de flores.
Outros itens que são muito utilizados e podem ser explorados neste tipo de decoração são: cortiça, quadros de giz, potes/garrafas de vidro, barris, suculentas, velas, tecidos, tapetes, luzes e molduras.
Veja também:
Frases para gravar nas alianças do casamento
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado