Um dos primeiros passos da vida a dois é escolher a joia que marcará o compromisso do casal. Apesar de serem peças distintas, o anel de noivado e aliança de casamento ainda causam confusão.
Confira as principais diferenças entre um e outro:
O anel de noivado
É a peça que marca o pedido do casamento. O noivo presenteia a noiva com essa joia que, geralmente, é feita em ouro branco e possui uma pedra que se sobressai ao aro – também conhecido como solitário.
Tradicionalmente, após o pedido de casamento, a noiva usa o anel em seu dedo anelar direito. A partir do casamento, ele pode permanecer no dedo direito ou ficar preso pela aliança no dedo esquerdo.
As alianças
Depois de realizado o pedido, com a proximidade do casamento, chega a hora de escolher o modelo das alianças dos noivos. Nesse caso, o casal troca as alianças na cerimônia e passa a usá-las pelo resto da vida matrimonial.
Se antes o modelo mais comum era de ouro amarelo, hoje em dia existem diversas opções: largas, finas, com ou sem diamantes, e alianças em diferentes tons de ouro, como o ouro amarelo, branco ou rosé.
Assim, os noivos podem decidir por aquela que mais combina com seu estilo e personalidade.
Veja também:
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito
Maneiras diferentes de servir macaron no casamento
Ideias de embalagens para o bem-casado