O conceito de destination wedding vem ganhando cada vez mais espaço no universo das noivas brasileiras por proporcionar cerimônias em lugares inesquecíveis, dentro e fora do país.
Fotos produzidas na paisagem e uma boa experiência para os convidados também fazem parte do pacote. Mas o sonho de se casar longe de casa requer planejamento e organização.
Conheça as principais dúvidas de quem pretende preparar um destination wedding:
É mais barato casar no exterior do que no Brasil?
Depende do estilo e do tamanho da cerimônia. Em cidades do Caribe, como Cancún e Punta Cana, a cerimônia pode sair por a partir de 300 dólares (cerca de mil reais) em grandes hotéis. Porém, esse preço inclui apenas itens essenciais à cerimônia como local, estrutura decorada com flores e altar com arranjo. Geralmente, um casamento completo em um destino como Caribe para cerca de 30 pessoas equivale à metade do preço que se pagaria por um nos mesmos moldes no Brasil. Mas uma festa para 100 ou 200 pessoas não vai sair por um preço muito diferente do Brasil.
Já para quem sonha em se casar na Europa, em locais como a Toscana, na Itália, não há uma economia tão clara porque, assim como no Brasil, não há pacotes pré-formatados como os oferecidos por hotéis do Caribe. Nesses locais é necessário contratar tudo de forma separada: buffet, salão e local para a cerimônia.
Quanto tempo antes os noivos devem começar a organizar um destination wedding?
O tempo de antecedência deve ser igual a média dos casamentos realizados no Brasil, 12 meses. Assim, além de não se atrapalharem no planejamento, os noivos também têm tempo hábil para avisar os convidados.
Um assessor local é o suficiente para organizar o casamento?
As noivas brasileiras costumam se sentir mais seguras contando também com um profissional que conheça o estilo e os detalhes de um casamento de pessoas do Brasil. Portanto, contratar um profissional brasileiro com capacidade para negociar, ter jogo de cintura e trabalhar em parceria com os profissionais de fora é fundamental para contornar qualquer imprevisto.
É preciso visitar o local antes?
Não é uma regra, mas profissionais especializados nesse estilo de casamento recomendam que os noivos conheçam o local antes – nem que seja por dois ou três dias. Fazer visita técnica para conhecer o espaço montado para um evento é essencial para ter uma noção de como ele ficaria no grande dia. Para os casais que não conseguirem visitar o local antes, vale contratar uma assessoria local que possa fazer vídeo conferências e passar informações do que está sendo orçado e contratado.
Os noivos precisam pagar para os convidados?
Não é necessário, porém, precisam ter consciência que um padrinho ou madrinha podem recusar o convite devido aos gastos. Nesse caso, explique que gostaria muito que ele fosse, mas que sabe que é difícil e que entende se ele não puder ir.
Quanto tempo antes do casamento os noivos devem chegar ao local?
Não é preciso chegar com muita antecedências, mais dois dias antes do casamento já é um bom período para o casal entrar no clima. Os noivos devem ficar de olho no fuso horário local para não se sentirem muito cansados ou deslocados no grande dia.
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