Categorias
Search
Close this search box.
Caete eventos

Mini wedding na praia | saiba como fazer

Que tal fazer um mini wedding na praia? Veja as dicas para organizar todos os passos de um casamento mais intimista à beira mar.

Que tal fazer um mini wedding na praia? Veja as dicas para ter uma festa inesquecível. 

Que tal fazer uma festa em um cenário paradisíaco, com as pessoas mais queridas da sua vida? Sonha com fotos de casamento na praia? Durante a pandemia, o mini wedding na praia se tornou uma opção viável para muitas noivas – mas eles são muito mais do que isso! Além de um visual incrível, este tipo de celebração proporciona uma experiência inesquecível para os noivos e convidados.

“Estamos tendo uma grande procura por casamentos em Ilhabela. Os casais estão saindo dos espaços fechados e indo para o ar livre, já que tem menos risco de contágio”, pontua Beatrix Coutinho, proprietária do Casa de Canoa e do Bar Tiê, em Ilhabela.

Principais dúvidas sobre mini wedding na praia

Como fazer um mini wedding na praia?

Primeiramente os noivos precisam fazer um planejamento financeiro, um checklist do casamento, com todos os itens necessários, quanto reservará de orçamento para cada item e, o mais importante para saber se caberá em um mini wedding, fechar a lista de convidados!

Quanto custa um mini wedding na praia?

Primeiramente gostaríamos de esclarecer que engana-se quem pensa que um Mini Wedding é feito para economizar no casamento.
A proposta é justamente trazer personalização, e por vezes, gasta-se até mais budget do que uma festa maior.
Sendo assim, o Lejour desenvolveu uma ferramenta de cálculos para cada fornecedor, a calculadora de casamento, que pode te ajudar nestes trâmites iniciais.

Qual o valor de um casamento na praia?

Tudo depende do espaço escolhido, decoração, gastronomia e demais itens. É possível fazer algo bonito e acessível, pois a própria paisagem da praia já encanta os olhos por si só. O ideal é um planejamento item a item e buscar fornecedores locais, pois o frete de fornecedores de São Paulo até a praia, por exemplo, pode encarecer muito a celebração.

Quantos convidados são para um mini wedding na praia?

Uma dúvida comum dos noivos é: até quantos convidados é possível considerar um mini wedding ou micro wedding? De acordo com Beatrix, no Casa de Canoa, eles costumam considerar um micro wedding um casamento com até 15 pessoas. Já os mini weddings geralmente têm até 50 convidados
Já Kristine Sorensen, gerente comercial do PRIS Hotel, e Stefano Lacialamella,  gerente geral do PRIS Hotel, realizam mini weddings com até 80 pessoas.

Qual é o melhor horário para casamento na praia?

Normalmente, as pessoas preferem fazer de dia – especialmente aquelas que sonham com um casamento na praia com pôr do sol. “Até hoje todos nossos casamentos foram realizados no final da tarde, para aproveitar a luz”, lembram Krystine e Stefano.
“Pode ser uma cerimônia lá pelas 11h, seguida de um almoço. Ou uma celebração no final da tarde, com um brunch ou um jantar. Geralmente, os mini weddings e micro weddings não vão muito noite a dentro, especialmente neste momento em que a pista de dança não está permitida”, afirma Beatrix.

Por que fazer um mini wedding na praia?

Primeiramente, Beatrix acredita que estes formatos de casamento menores são uma ótima opção para este momento, além de trazer um significado especial e possibilitar uma maior conexão com os convidados. 

“Ao longo dos anos,  acabamos esquecendo um pouco que um casamento é um ritual. Não é só uma festa. Principalmente, ele é uma celebração da união com as pessoas queridas. Então estamos resgatando esse significado. É claro que gostamos das festas grandes, mas essa situação nos possibilitou retomar isso. E é super possível celebrar desta forma agora”,  argumenta Beatrix. 

Casamento na praia durante a pandemia

Primeiramente, em Ilhabela, os mini weddings ou micro weddings na praia, podem ser realizados com 50% da capacidade do espaço, com distanciamento entre as mesas, uso de máscara e distribuição de álcool em gel, segundo Beatrix. As pistas de dança, no entanto, estão proibidas no momento.  

Juntamente com isso, em Ilhabela, é solicitado o exame PCR para entrada (antes da balsa) aos finais de semana.

“Há casamentos, por exemplo, em que todos os convidados se comprometeram em fazer o PCR. Ter a vacina ou exame torna as comemorações um pouco mais seguras. Essas medidas todas que Ilhabela vem tomando estão deixando o local mais tranquilo e com menos casos”, explica Beatrix.

Leia também: Casamento na pandemia | Tudo o que você precisa saber

Como escolher o local para um mini wedding na praia?

Antes de mais nada, para escolher o espaço para casamento na praia, Beatriz recomenda verificar se a empresa possui CNPJ, alvará de funcionamento, vigilância sanitária e toda a documentação necessária para operação.

“Isso qualquer casamento precisa ter. Em qualquer praia, é preciso ter um alvará para casar na areia”, explica Beatrix. 

Além disso, é preciso avaliar se o local possui estacionamento, banheiros adequados e atendimento para o caso de alguém passar mal.

“Essa estrutura é fundamental para qualquer casamento”, afirma Beatrix.

Para casamentos em que há grande estrutura de som e iluminação, Beatrix indica também o uso de um gerador. “Aqui em Ilhabela, por exemplo, a energia oscila bastante e às vezes falta luz. Por isso, ele é importante”, avalia.

Primordialmente, o espaço tem que ter estrutura para qualquer tipo de tempo.

Estrutura para casamento na praia
Espaço para casamento na praia deve ter plano B para mau tempo. Foto: Kekkon.

“No PRIS Hotel, temos uma cobertura de 200m² de frente para o mar. Caso tenha mau tempo, fechamos os toldos (transparentes) e o evento não tem alteração alguma. Além disso, a praia de Barequeçaba tem a areia firme e extensa, ideal para eventos”, apontam Krystine e Stefano.

Decoração de casamento na praia

Antes de mais nada, as celebrações na praia contam com cenários exuberantes. Desta forma, a dica é usar muitos elementos naturais.

Decoração de casamento na praia
Decoração de casamento na praia deve priorizar elementos naturais. Foto: Beach Style Weddings.

“Estamos numa fase de apreciação da natureza, especialmente aqui em Ilhabela. Por isso, gostamos de indicar as plantas ‘naturais’ em vasos. Outra opção é também utilizar algumas folhagens – desde que não a prejudique o meio ambiente e não mate o vegetal. Em suma, esta é uma forma de ter um custo-benefício maior e enaltecer a natureza”, pontua Beatrix.

Krystine concorda com esta ideia: “A praia já tem todo charme, mas acho legal investir em decoração naturais, com flores e velas”.

Gastronomia para mini wedding na praia

Frequentemente, nos casamentos na praia, as pessoas buscam serviços como o finger food, segundo Beatrix. “Neste formato, ele pode ser ‘passado’ ou ser servido em estações. Há também quem opte pelo serviço misto”, destaca.

Gastronomia para mini wedding na praia
Finger food é o queridinho dos casamentos na praia. Foto: Beach Style Weddings.

Especialmente neste período de pandemia, Beatriz aconselha que, se for estação, as comidas estejam sempre tampadas – elas não podem estar expostas. Ainda assim, o ideal é que tenha uma profissional no buffet responsável por servir as pessoas, sempre respeitando o distanciamento social. Igualmente, outra dica é fazer estações em pontos diferentes do espaço, para evitar a aglomeração de pessoas. 

Sob o mesmo ponto de vista, caso os noivos optem pelo serviço em que o garçom circula entre os convidados, Beatrix sugere que as bandejas fiquem mais vazias para não rodar muito no salão com a comida.

Vestido de noiva para casamento na praia

Para um casamento na praia, a palavra-chave é leveza. Sobretudo, as noivas que se casam neste ambiente geralmente optam por modelos mais descontraídos e bem fluidos. Tecidos como tule, chiffon e mousseline são ideais para a ocasião. 

Vestido de noiva para mini wedding na praia
Vestido de noiva para casamento na praia devem ser leves e descontraídos. Foto: Beach Style Weddings.

Do mesmo modo, os cortes e modelagens preferidos das noivas praianas são o imperial/evasê e o sereia. Decotes, fendas e costas de fora também aparecem muito nos vestidos de noiva para casamento na praia.

Traje do noivo para mini wedding na praia

Atualmente, há cada vez mais opções e propostas para os noivos. Passar calor em um casamento na praia é coisa do passado! Os homens podem apostar nas seguintes combinações: calça e colete, calça e paletó ou calça e suspensório. A gravata borboleta pode ser uma boa opção.

Traje do noivo para mini wedding na praia.
Traje do noivo deve ter tecido leve. Foto: Beach Style Weddings.

O linho é uma boa pedida para o traje do noivo na praia, assim como tons mais claros como azul, areia e cinza.

Sobre o Lejour

Antes de mais nada, o Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem simplificar a vida na hora de procurar e contratar os melhores fornecedores para o casamento.

Veja também

Mini Wedding | Tudo o que você precisa saber para realizar o seu

10 lugares para fazer um Mini Wedding em São Paulo

7 tendências para Mini Wedding

 

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!