Mini wedding na praia | saiba como fazer

Que tal fazer um mini wedding na praia? Veja as dicas para organizar todos os passos de um casamento mais intimista à beira mar.

Que tal fazer um mini wedding na praia? Veja as dicas para ter uma festa inesquecível. 

casal em mini wedding na praia, espaço Casa de Canoa.
Mini wedding na praia, uma linda opção para os noivos. Luiza Marques Fotografia.

Que tal fazer uma festa em um cenário paradisíaco, com as pessoas mais queridas da sua vida? Sonha com fotos de casamento na praia? Durante a pandemia, o mini wedding na praia se tornou uma opção viável para muitas noivas – mas eles são muito mais do que isso! Além de um visual incrível, este tipo de celebração proporciona uma experiência inesquecível para os noivos e convidados.

“Estamos tendo uma grande procura por casamentos em Ilhabela. Os casais estão saindo dos espaços fechados e indo para o ar livre, já que tem menos risco de contágio”, pontua Beatrix Coutinho, proprietária do Casa de Canoa e do Bar Tiê, em Ilhabela.

checklist do casamento

Principais dúvidas sobre mini wedding na praia

Como fazer um mini wedding na praia?

Primeiramente os noivos precisam fazer um planejamento financeiro, um checklist do casamento, com todos os itens necessários, quanto reservará de orçamento para cada item e, o mais importante para saber se caberá em um mini wedding, fechar a lista de convidados!

Quanto custa um mini wedding na praia?

Primeiramente gostaríamos de esclarecer que engana-se quem pensa que um Mini Wedding é feito para economizar no casamento.
A proposta é justamente trazer personalização, e por vezes, gasta-se até mais budget do que uma festa maior.
Sendo assim, o Lejour desenvolveu uma ferramenta de cálculos para cada fornecedor, a calculadora de casamento, que pode te ajudar nestes trâmites iniciais.

Qual o valor de um casamento na praia?

Tudo depende do espaço escolhido, decoração, gastronomia e demais itens. É possível fazer algo bonito e acessível, pois a própria paisagem da praia já encanta os olhos por si só. O ideal é um planejamento item a item e buscar fornecedores locais, pois o frete de fornecedores de São Paulo até a praia, por exemplo, pode encarecer muito a celebração.

Quantos convidados são para um mini wedding na praia?

Uma dúvida comum dos noivos é: até quantos convidados é possível considerar um mini wedding ou micro wedding? De acordo com Beatrix, no Casa de Canoa, eles costumam considerar um micro wedding um casamento com até 15 pessoas. Já os mini weddings geralmente têm até 50 convidados
Já Kristine Sorensen, gerente comercial do PRIS Hotel, e Stefano Lacialamella,  gerente geral do PRIS Hotel, realizam mini weddings com até 80 pessoas.   espaço para casamento na praia

Qual é o melhor horário para casamento na praia?

Normalmente, as pessoas preferem fazer de dia – especialmente aquelas que sonham com um casamento na praia com pôr do sol. “Até hoje todos nossos casamentos foram realizados no final da tarde, para aproveitar a luz”, lembram Krystine e Stefano.
“Pode ser uma cerimônia lá pelas 11h, seguida de um almoço. Ou uma celebração no final da tarde, com um brunch ou um jantar. Geralmente, os mini weddings e micro weddings não vão muito noite a dentro, especialmente neste momento em que a pista de dança não está permitida”, afirma Beatrix.casamento na praia ao entardecer

Por que fazer um mini wedding na praia?

Primeiramente, Beatrix acredita que estes formatos de casamento menores são uma ótima opção para este momento, além de trazer um significado especial e possibilitar uma maior conexão com os convidados. 

Casamento na praia, mini wedding
Mini wedding na praia traz uma experiência única para convidados. Luiza Marques Fotografia.

“Ao longo dos anos,  acabamos esquecendo um pouco que um casamento é um ritual. Não é só uma festa. Principalmente, ele é uma celebração da união com as pessoas queridas. Então estamos resgatando esse significado. É claro que gostamos das festas grandes, mas essa situação nos possibilitou retomar isso. E é super possível celebrar desta forma agora”,  argumenta Beatrix. 

calculadora casamento

Casamento na praia durante a pandemia

Primeiramente, em Ilhabela, os mini weddings ou micro weddings na praia, podem ser realizados com 50% da capacidade do espaço, com distanciamento entre as mesas, uso de máscara e distribuição de álcool em gel, segundo Beatrix. As pistas de dança, no entanto, estão proibidas no momento.  

cuidados para casamento na pandemia na praia
Ilhabela solicita teste PCR aos visitantes nos finais de semana.

Juntamente com isso, em Ilhabela, é solicitado o exame PCR para entrada (antes da balsa) aos finais de semana.

“Há casamentos, por exemplo, em que todos os convidados se comprometeram em fazer o PCR. Ter a vacina ou exame torna as comemorações um pouco mais seguras. Essas medidas todas que Ilhabela vem tomando estão deixando o local mais tranquilo e com menos casos”, explica Beatrix.

Leia também: Casamento na pandemia | Tudo o que você precisa saber

Como escolher o local para um mini wedding na praia?

Antes de mais nada, para escolher o espaço para casamento na praia, Beatriz recomenda verificar se a empresa possui CNPJ, alvará de funcionamento, vigilância sanitária e toda a documentação necessária para operação.

espaço para mini wedding em Ilhabela
Ao escolher o espaço para casamento, certifique-se de que ele possui toda documentação necessária. Foto: Beach Style Weddings.

“Isso qualquer casamento precisa ter. Em qualquer praia, é preciso ter um alvará para casar na areia”, explica Beatrix. 

Além disso, é preciso avaliar se o local possui estacionamento, banheiros adequados e atendimento para o caso de alguém passar mal.

“Essa estrutura é fundamental para qualquer casamento”, afirma Beatrix.

Para casamentos em que há grande estrutura de som e iluminação, Beatrix indica também o uso de um gerador. “Aqui em Ilhabela, por exemplo, a energia oscila bastante e às vezes falta luz. Por isso, ele é importante”, avalia.

Primordialmente, o espaço tem que ter estrutura para qualquer tipo de tempo.

Estrutura para casamento na praia
Espaço para casamento na praia deve ter plano B para mau tempo. Foto: Kekkon.

“No PRIS Hotel, temos uma cobertura de 200m² de frente para o mar. Caso tenha mau tempo, fechamos os toldos (transparentes) e o evento não tem alteração alguma. Além disso, a praia de Barequeçaba tem a areia firme e extensa, ideal para eventos”, apontam Krystine e Stefano.

Espaços para casamento na praia

Espaço moderno em Ilhabela

Primordialmente, este espaço de eventos “pé na areia” fica localizado em Ilhabela, com arquitetura moderna e  materiais que preservam o charme e originalidade das antigas casas de canoas. Pista de dança toda envidraçada e com tratamento acústico.

Espaço Casa de Canoa, Ilhabela.
Clique aqui para solicitar um orçamento a este espaço!

Casa Pé na Areia em Barequeçaba

Antes de tudo, este espaço localizado em meio à natureza, de frente para o mar, com jardim pé na areia é um ambiente super versátil que permite cerimônia ao ar livre e com gramado para a recepção dos convidados e uma graciosa casa construída em 1945. 

home lejour

Decoração de casamento na praia

Antes de mais nada, as celebrações na praia contam com cenários exuberantes. Desta forma, a dica é usar muitos elementos naturais.

Decoração de casamento na praia
Decoração de casamento na praia deve priorizar elementos naturais. Foto: Beach Style Weddings.

“Estamos numa fase de apreciação da natureza, especialmente aqui em Ilhabela. Por isso, gostamos de indicar as plantas ‘naturais’ em vasos. Outra opção é também utilizar algumas folhagens – desde que não a prejudique o meio ambiente e não mate o vegetal. Em suma, esta é uma forma de ter um custo-benefício maior e enaltecer a natureza”, pontua Beatrix.

Krystine concorda com esta ideia: “A praia já tem todo charme, mas acho legal investir em decoração naturais, com flores e velas”.

Decoradores para casamento na praia

Decoração ME em Ilhabela

Casar na praia pede móveis, acessórios e utensílios especiais, que tenham a cara do litoral e ao menos tempo revele o estilo e a personalidade do casal. Sendo assim, a empresa trabalha com  locação de mobiliário, roupa de mesa e decoração de eventos. 

Decoração ME de casamento na praia
Clique aqui para solicitar orçamento a esta empresa de decoração de casamento na praia.

Decoração SD em São José dos Campos

Primeiramente, duas amigas designers de interiores apaixonadas por realizar sonhos e especializadas em projetos decorativos para casamentos na praia, no campo e na cidade.

Decoração SD de casamento na praia
Solicite um orçamento a esta empresa de decoração.

Decoração ND em Mogi das Cruzes

Sobretudo, a empresa localizada em Mogi das Cruzes se destaca pela decoração rústica encantadora e busca colocar em prática as memórias do casal, conciliando técnicas do passado e do presente, gerando um cenário perfeito.

Gastronomia para mini wedding na praia

Frequentemente, nos casamentos na praia, as pessoas buscam serviços como o finger food, segundo Beatrix. “Neste formato, ele pode ser ‘passado’ ou ser servido em estações. Há também quem opte pelo serviço misto”, destaca.

Gastronomia para mini wedding na praia
Finger food é o queridinho dos casamentos na praia. Foto: Beach Style Weddings.

Especialmente neste período de pandemia, Beatriz aconselha que, se for estação, as comidas estejam sempre tampadas – elas não podem estar expostas. Ainda assim, o ideal é que tenha uma profissional no buffet responsável por servir as pessoas, sempre respeitando o distanciamento social. Igualmente, outra dica é fazer estações em pontos diferentes do espaço, para evitar a aglomeração de pessoas. 

Sob o mesmo ponto de vista, caso os noivos optem pelo serviço em que o garçom circula entre os convidados, Beatrix sugere que as bandejas fiquem mais vazias para não rodar muito no salão com a comida.

Fornecedores de gastronomia para casamento na praia

Gastronomia na Praia

Em primeiro lugar, a gastronomia de alto padrão traz uma combinação perfeita entre a elegância da cozinha clássica europeia, a tecnologia e layout contemporâneos e os mais surpreendentes sabores e aromas para eventos na praia.

Gastronomia na praia
Solicite um orçamento para este fornecedor de gastronomia.

Gastronomia AT em Ilhabela

Sobretudo, com uma culinária  mediterrânea, contemporânea e caiçara para todos os públicos, o buffet conta com um cardápio completo para quem quer comer bem. Com diversas opções de frutos do mar, peixes, carnes, guarnições  seu evento será incrível.

Gastronomia AT em Ilhabela
Clique aqui para pedir um orçamento de gastronomia.

Buffet em Ubatuba

Primordialmente, este buffet utiliza ingredientes frescos com um pouco de ousadia, cozinham todos os seus pratos favoritos e acrescentam uma pitada especial dentro da cozinha tradicional.

Buffet em Ubatuba
Entre em contato clicando aqui!

Buffet DE em Maresias

A empresa tem como objetivo primar pela qualidade e os detalhes para que a gastronomia dos casamentos na praia seja impecável de acordo com as especificações do casal! Atendem em todo o litoral.

Buffet DE em Maresias
Clique aqui e fale com este fornecedor!

Gastronomia DB em Caraguatatuba

Em primeiro lugar, competência, flexibilidade e excelência na qualidade dos serviços prestados fazem parte dessa empresa voltada para a satisfação do seu cliente, com gastronomia diferenciada para casamentos na praia.

Gastronomia DB em Caraguatatuba
Fale com este fornecedor clicando aqui!

Vestido de noiva para casamento na praia

Para um casamento na praia, a palavra-chave é leveza. Sobretudo, as noivas que se casam neste ambiente geralmente optam por modelos mais descontraídos e bem fluidos. Tecidos como tule, chiffon e mousseline são ideais para a ocasião. 

Vestido de noiva para mini wedding na praia
Vestido de noiva para casamento na praia devem ser leves e descontraídos. Foto: Beach Style Weddings.

Do mesmo modo, os cortes e modelagens preferidos das noivas praianas são o imperial/evasê e o sereia. Decotes, fendas e costas de fora também aparecem muito nos vestidos de noiva para casamento na praia.

Vestidos a partir de R$ 6 mil

O ateliê de vestido de noiva oferece uma experiência única e personalizada para sua cliente. Apresenta criações e soluções de acordo com sua expectativa.

Vestido de noiva para mini wedding na praia
Clique aqui para agendar uma visita a este atelier.

Traje do noivo para mini wedding na praia

Atualmente, há cada vez mais opções e propostas para os noivos. Passar calor em um casamento na praia é coisa do passado! Os homens podem apostar nas seguintes combinações: calça e colete, calça e paletó ou calça e suspensório. A gravata borboleta pode ser uma boa opção.

Traje do noivo para mini wedding na praia.
Traje do noivo deve ter tecido leve. Foto: Beach Style Weddings.

O linho é uma boa pedida para o traje do noivo na praia, assim como tons mais claros como azul, areia e cinza.

Sobre o Lejour

Antes de mais nada, o Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem simplificar a vida na hora de procurar e contratar os melhores fornecedores para o casamento.

Veja também

Mini Wedding | Tudo o que você precisa saber para realizar o seu

10 lugares para fazer um Mini Wedding em São Paulo

7 tendências para Mini Wedding

 

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados