ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.

Miniwedding na praia: Guia de como realizar o seu

Escolher ter um casamento na praia é uma ideia linda: o cenário à beira mar enche os olhos dos convidados e o clima pé na areia rende belas fotos.

Já o miniwedding é uma opção de festa de casamento pequena e charmosa que vem despertando cada vez mais a curiosidade das noivas brasileiras. Nesse tipo de evento são chamadas até 100 pessoas, o que deixa a comemoração mais próxima e intimista.

Imagina juntar os dois e ter um casamento para até 100 convidados na praia? Essa, com certeza, é uma tendência que conquistou muitas noivas que sonham com uma festa intimistas pertinho do mar.

Porém, quando se optar por um evento nesse estilo, mesmo com uma quantidade de convidados mais enxuta, a preparação costuma ser mais trabalhosa que um casamento tradicional.

Isso porque alguns detalhes da organização, como fornecedores, logística, acomodação dos convidados e ambientação devem ser pensados com mais atenção.

Está considerando um miniwedding na praia? Confira um guia completo para organizar o seu:

Praias mais cobiçadas no Brasil

Não é preciso sair do país para ter um miniwedding lindo na praia. Conheça as principais praias para um casamento pé na areia.

Fernando de Noronha

Ilha frequentada por celebridades, Fernando de Noronha é o local ideal para casais que consideram investir um pouco mais para ter uma experiência única em praias de tirar o fôlego.  Pela distância e escassez de lugares e fornecedores, orienta-se que os noivos comecem a organizar o casamento com um ano de antecedência. A melhor época para um destination wedding em Noronha são os meses de setembro e outubro, quando o tempo ainda está seco e os preços não são tão altos.

Trancoso

A praia baiana é um dos destinos mais aclamados do mundo para quem sonha em se casar perto do mar. Além da troca de alianças, as festas contam com jantar em um dos ótimos restaurantes locais e festa com o pé na areia. Trancoso conta com uma rede de fornecedores completa para casamentos – de decoração, espaços e assessoria a buffet e doces. Apesar de Trancoso não ser tão próxima de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, o acesso é fácil. E, por se tratar de uma cidade turística, a hospedagem dos convidados não é um problema. Quem sonha em casar ao ar livre terá inúmeras opções de praia. Já quem prefere uma cerimônia mais tradicional conta com o charme da icônica Igrejinha do Quadrado.

Ilhabela

Uma das praias mais lindas do Brasil fica no litoral norte de São Paulo. Ilhabela vem despontando como uma das queridinhas das noivas da Região Sudeste que desejam um casamento fora de sua cidade, mas sem necessidade de viajar de avião. O romantismo já começa pela chegada, com uma balsa que liga a costa à ilha. Chegando lá, os casais e convidados encontram as mais belas praias de paisagem incomparável. Por receber muitos casamentos, a cidade conta com locais especializados para esse tipo de evento, incluindo hotéis e pousadas onde os serviços são de qualidade, com equipes para proporcionar tudo o que o casal necessita em sua festa.

Paraty

No meio do caminho entre São Paulo e Rio, a cidade histórica de Paraty é um dos destinos mais charmosos quando se pensa em casar na praia. Além da beleza natural, a região conta com uma boa estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, o que agrada tanto aos noivos quanto aos convidados. Una o casamento a um roteiro turístico como passeio de barco, trilhas e visitas a cachoeiras e pronto: a experiência será completa.

Melhores meses para casamento na praia

Não existe regra quando o assunto é definir qual a época perfeita para o grande dia. Porém, para quem sonha em casar pertinho no ar, vale ficar atento a alguns pontos como incidência de chuvas, temperatura, alta temporada e as flores.

Selecionamos os melhores meses para um casamento na praia. Confira e depois conte com a ajuda de nossas especialistas para organizar cada passo da sua celebração.

Abril

Abril deve ser a primeira opção para aqueles que sonham se casar na praia, pois as temperaturas estão amenas, o calor foi embora e o frio ainda não chegou. Mas em função da demanda, o valor do orçamento será sensivelmente mais alto.

Maio

Assim como abril, é um mês com pouca incidência de chuva. Apesar de por muito tempo ter sido considerado o mês oficial das noivas, maio já não é mais tão concorrido. Porém, em função do Dia das Mães e aproximação do Dia dos Namorados, as flores sofrem uma alta considerável, então avalie com cautela o impacto em seu orçamento geral.

Agosto

Os noivos que marcam sua data em agosto saem ganhando porque, devido a uma procura baixa, os valores de muitos gastos podem diminuir bastante. Também é um período com pouca chuva.

Setembro

Atualmente é o mês mais procurado. Ele anuncia a primavera, não costuma ser chuvoso e traz o colorido das flores. Se o plano é casar em setembro é preciso se apressar, pois este é o primeiro mês a ser preenchido nas agendas dos fornecedores.

Outubro

No auge da primavera, frésias e lírios estão lindos. O clima está mais quentinho e sem risco de chuvas frequentes, ou seja, ótimo para festas e cerimônias ao ar livre. Novamente, devem levar em conta que, sendo um dos preferidos, a regra básica prevalece: preços mais altos.

Decoração

Velas, cestos de flores, puffs, almofadas, varal de lâmpadas e decorações rústicas – como madeira, palha e caixotes – fazem parte da decoração e do clima descontraído. São opções simples e que fazem toda a diferença.

Pranchas customizadas para as boas vindas aos convidados costumam agradar.Toalhinhas para limpar os pés na volta de cerimônia pé na areia e chinelos.

Se a ideia é entrar de cabeça no tema, ainda é possível personalizar docinhos, a embalagem do bem casado, as lembrancinhas ou até o porta-alianças.

Praia e itens tropicais combinam perfeitamente – e ainda elevam a sensação de verão e tempo bom. Para caracterizar este tipo de decoração, aposte em uma paleta de cores vibrante e colorida. Verde, vermelho, amarelo, coral e turquesa são algumas das escolhas possíveis para quem quer adotar o estilo. Também são muito bem-vindas frutas locais e flores tropicais, como helicônias, bromélias ou estrelícia.

A praia por si só já traz um clima romântico ao casamento, mas paleta de cores claras e muitas flores ajudam a reforçar esse estilo de decoração. Louças e cerâmicas também traduzem a essência do romantismo. Detalhes como velas, gaiolas e castiçais também podem ser espalhados pelo ambiente.

A dica é apostar em estampas florais, desenhos de conchas, estrela do mar ou qualquer acessório que lembre o fundo do mar. Mas vale lembrar que o melhor estilo é sempre aquele que combina com o espaço do evento e o perfil do noivos. O importante é receber bem seus convidados.

Veja mais algumas dicas essenciais de decoração para quem vai casar na praia:

  • Aposte no azul navy; laranja, terracota e verde, combinações de salmão ou candy colors
  • Aproveite o pôr-do-sol na cerimônia
  • Esqueça o preto na decoração
  • Planeje um plano B para recepção e cerimônia em caso de chuva
  • Confirme quando os fornecedores podem montar o evento
  • Evite datas na emenda do feriado para não encarecer os serviços
  • Se jogue nos estilos rústico chic e boho em ambientes abertos.

Cardápio

A aposta certa são sabores que privilegiem o frescor, com um cardápio que sacie e refresque, sem perder o charme e a elegância de um evento especial como o casamento.

Logo na cerimônia e antes da festa podem ser servidas águas aromatizadas, que encontram nas ervas e nas frutas frescas da estação os ingredientes indispensáveis para dar cor e sabor a cada detalhe.

Sodas Italianas bem gasosas e com xaropes refrescantes como o de maçã verde, grenadine e melancia. Sucos elaborados também criam uma opção de bebidas que fazem muito sucesso, como a limonada suíça com manjericão.

Devido ao calor, muitos noivos podem ficar em dúvida sobre se devem ou não servir um jantar tradicional. Sempre que a festa tiver a duração maior que quatro horas, não se pode deixar de inserir pratos mais substanciosos. Não necessariamente um menu completo de almoço ou jantar, mas pequenos bowls com saladas, massas e risotos, por exemplo.

As finger foods (comidinhas em miniatura) também são tendência. Elas devem ser leves e distribuídas para complementar as ilhas gastronômicas, proporcionando variada experiência de sabores.

A cozinha mediterrânea é a principal origem das inspirações do chef. Antepastos italianos e turcos, queijos franceses, embutidos espanhóis e pães artesanais de longa fermentação, resgatados de regiões com o leste europeu e também da Califórnia.

As entradas devem ser frias e frescas, com destaque para o ceviche de tilápia com manga. Já para os pratos principais deve-se escolher opções leves, como o rosbife de mignon ao molho cítrico com mostarda dijon e tapenade de azeitonas com damascos.

A sobremesa tem nas frutas frescas a sua base, com sugestão do merengata de limão com morangos e calda de frutas vermelhas. Sorvete também é unanimidade na hora de escolher uma sobremesa refrescante e saborosa. Para fugir da simplicidade, surpreenda na apresentação, servindo o doce na casca da fruta ou misturado a outras sobremesas em um pote.

Mousse de limão siciliano, maracujá, frutas vermelhas e coco também costumam fazer sucesso na ocasião.

Mesa de doces

Que mesa de doces sobrevive ao clima tropical? Para driblar os desafios causados pela temperatura existem diversas práticas que devem ser aplicadas durante a festa.

A dica de ouro é escolher um local com baixa incidência de sol e calor, mas há outros truques que auxiliam a manter a mesa perfeita, bem cheia e vistosa.

Uma delas é optar por bolo cenográfico, mantendo o verdadeiro em refrigeração até o momento de ser servido. Para o sabor, o chef sugere a escolha pelo semi-espatulado com frutas frescas e flores comestíveis.

Vestido de noiva

O vestido de noiva de um casamento na praia deve ser escolhido com muita cautela. O modelo deve ser leve, apto para uma cerimônia ao ar livre, fresco para um dia de sol, mas sem deixar de ser esplendoroso e sofisticado, claro.

O vento, o sol e a areia jogam contra vestidos volumosos estilo Cinderela.

Festas em ambientes litorâneos pedem tecidos fluidos e modelos com corte mais sequinhos, que dão mais liberdade para a noiva se movimentar e curtir.

Veja dicas certeiras na hora de bater o martelo para o seu vestido ideal:

Conforto é fundamental

Para isso, é preciso simplificar a silhueta. O vento, o sol e a areia jogam contra vestidos volumosos estilo Cinderela. Festas em ambientes litorâneos pedem modelos com corte mais sequinhos, que dão mais liberdade para a noiva se movimentar e curtir.

Pele à mostra

Já que a cerimônia não será em uma igreja, decotes e recortes estão liberados. Vale deixar os ombros de fora ou optar por um vestido aberto nas costas.

Sim para tecidos leves

Você não vai querer derreter sob o sol na hora do sim. Para evitar incômodos, uma vez que o calor é inevitável, escolha um vestido de tecido leve, como chiffon. Vai render belas fotos da brisa soprando em sua saia.

Não tenha medo dos acessórios

Na praia, você pode optar por um vestido mais simples  – e até mesmo curto – e complementar o look com um acessório marcante, como um maxibrinco, pulseiras ou colar.

Convite, papelaria e identidade visual

Como se trata de um casamento de praia, o convite e toda a papelaria do evento devem combinar com o estilo da festa. Além disso, o convite precisa ter todas as informações necessárias e deve ser entregue em tempo hábil para que os convidados possam se organizar.

Lembrancinhas

Pensar em lembrancinhas úteis, neste caso, é fundamental. Nas celebrações ao ar livre, o clima quase sempre é imprevisível, mas, quando se pensa em eventos na praia logo se lembra do sol. Os óculos de sol, hidratantes labiais e protetores solares são excelentes aliados nessas horas e, por isso, também são ótimas opções de lembrancinhas personalizadas.

Aposte ainda nos leques e garrafinhas de água espalhados por toda a área da festa. Eles são muito úteis aos noivos e seus convidados. Nas festas ao ar livre, o leque ajuda bastante nas altas temperaturas.

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!