Dicas para não estourar o orçamento do casamento

Acredite: você não vai querer se apaixonar por algo que não pode pagar

Definir o orçamento do casamento pode ser a parte mais difícil da organização do grande dia, mas é essencial para definir tudo o que vem depois. É esse valor que vai ajudar  a filtrar o estilo da decoração, o espaço da festa, o buffet e todos os demais fornecedores.

Com o total estipulado definido, começa um novo desafio: como evitar gastos excedentes e se manter o mais perto do orçamento possível. Confira dicas de ouro de como não ultrapassar o valor estimado para o casamento. Acredite: você não vai querer se apaixonar por algo que não pode pagar.

Controle a lista de convidados

Muitos dos serviços do casamento, como bar, buffet e lembrancinhas, cobra por pessoa, e é a partir desse número que saem as primeiras estimativas de valores. A principal dica na hora de montar a lista é dar prioridade a quem realmente faz parte da vida dos noivos. Essas pessoas provavelmente continuarão presente em grande parte dos momentos da vida do casal. Parentes muito distantes, pais de amigos que não são próximos, colegas de profissão com quem não levarão a relação adiante se um dia deixarem de trabalhar juntos, conhecidos e quem não participa com frequência e certa periodicidade podem ser cortados sem peso na consciência.

Considere uma folga no orçamento final

Ultrapassar o orçamento é uma situação comum para quem está planejando uma festa de casamento. No entanto, isso pode ser evitado se os noivos separarem uma reserva para gastos extras logo no início dos preparativos. Para que não tenha um susto, deixe de 15% a 20% do valor total como um fundo de emergência.

Abra mão do que não é essencial

É possível ter o casamento dos sonhos e, ao mesmo tempo, abrir mão de algum serviço para priorizar outros mais importantes. Para isso, os noivos terão que tomar decisões como deixar de lado um carro especial para levar a noiva até a igreja para poder contratar serviço de foto e filmagem de qualidade. 

Esteja aberta em relação a datas

Você precisa mesmo casar em um sábado a noite? A noite de sábado é período mais procurado pelos noivos, e consequentemente a locação do espaço, os pacotes de buffet, decoração e outros serviços acabam sendo mais caros que aos domingos ou quintas, por exemplo.

Pesquise muito

Muitas vezes, o preço de um mesmo fornecedor ou serviço com qualidade semelhante varia bastante. Nesse caso, vale pesquisar a reputação da empresa em questão e a qualidade do produto oferecido antes da contratação. 

Lembre-se do que vem depois do casamento

Muitos casais gastam todas as suas economias na festa e começam a vida a dois sem uma reserva de emergência – ou pior, cheios de dívidas do casamento combinadas a gastos da casa, como o financiamento do apartamento. A dica é não gastar o que você não tem na festa. Ela deve ser feita de acordo com seu poder aquisitivo e o que você poupou para o evento. 

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários