Como organizar um casamento na praia inesquecível

Dicas para o seu casamento pertinho do mar ser incrível e longe de imprevistos

Escolher ter um casamento na praia é uma ideia linda: o cenário à beira mar enche os olhos dos convidados e o clima pé na areia rende belas fotos.

Porém, quando se optar por um evento nesse estilo, a preparação costuma ser mais trabalhosa que um casamento tradicional.

Isso porque alguns detalhes da organização, como fornecedores, logística, acomodação dos convidados e ambientação devem ser pensados com mais atenção.

Para que a festa seja um sucesso do começo ao fim, fique ligada a cada decisão a respeito dos itens abaixo:

Horário

Muitas noivas se preocupam apenas em saber qual será o horário do pôr do sol para iniciar a cerimônia, mas é preciso pensar também, por exemplo, em qual local o sol estará em relação ao espaço da celebração.

Caso o sol esteja bem em cima da ambientação, corre-se o risco de impedir que os convidados enxerguem bem por conta dos raios fortes.

Clima

Independente da estação do ano, não é seguro confiar na previsão do tempo, e um dos principais erros em um casamento na praia é a falta de cobertura. Pelo menos um espaço precisa estar coberto para proteger a todos da chuva.

Convidados

Como o casamento será em uma cidade diferente da que os noivos moram, é essencial não só avisar os convidados com bastante antecedência, mas também muni-los com informações de hospedagem, locais para se arrumar e comer, além dress code da festa.

O vestido da noiva

O vestido de noiva de um casamento na praia deve ser escolhido com muita cautela. O modelo deve ser leve, apto para uma cerimônia ao ar livre, fresco para um dia de sol, mas sem deixar de ser esplendoroso e sofisticado, claro.

O vento, o sol e a areia jogam contra vestidos volumosos estilo Cinderela.

Festas em ambientes litorâneos pedem tecidos fluidos e modelos com corte mais sequinhos, que dão mais liberdade para a noiva se movimentar e curtir.

casamento na praia
Vestido: Danielle Benício | Foto: Alexandre + Cristina Lima

Fornecedores

Antecipe-se caso queira contar com fornecedores de outras cidades para o seu casamento: eles precisarão estar alinhados com prazos, transporte e logística dos produtos e serviços contratados.

Se quiser fornecedores locais, certifique-se de conhecê-los antes. Algumas praias como Ilhabela, Búzios e Trancoso recebem muitos casamentos e já contam com bons profissionais locais.

Decoração

O melhor cenário para esse estilo de casamento é a praia, então, use a abuse da paisagem para compor o ambiente da sua celebração.

Praia combina com decoração leve, flores coloridas e em pouca quantidade, cores neutras e muitos materiais naturais, como madeira, bambu e juta.

casamento na praia
Foto: Studio47 /Filipe Paes e Karitha

Menu

Casamento na praia pede um buffet leve e refrescante.Frutos do mar são perfeitos para a ocasião, mas é preciso pensar que nem todo mundo come e não se limitar a isso. Saladas, quiches e carnes leves também fazem sucesso.

Fazer uma mesa de welcome drinks é uma ideia perfeita. Água aromatizada com limão siciliano e abacaxi, limonada, água de coco e até mini taças de espumante vão manter os convidados hidratados antes da cerimônia.

casamento na praia

Bolo: Chico Zinneck. Doces Lana Bandeira
Bem-casados e embalagem Conceição Bem-Casados

Convite, papelaria e identidade visual

Como se trata de um casamento de praia, o convite e toda a papelaria do evento devem combinar com o estilo da festa. Além disso, o convite precisa ter todas as informações necessárias e deve ser entregue em tempo hábil para que os convidados possam se organizar.

Convite Bia Coutinho Conviteria

Lembrancinhas

Pensar em lembrancinhas úteis, neste caso, é fundamental. Nas celebrações ao ar livre, o clima quase sempre é imprevisível, mas, quando se pensa em eventos na praia logo se lembra do sol. Os óculos de sol, hidratantes labiais e protetores solares são excelentes aliados nessas horas e, por isso, também são ótimas opções de lembrancinhas personalizadas.

Aposte ainda nos leques e garrafinhas de água espalhados por toda a área da festa. Eles são muito úteis aos noivos e seus convidados. Nas festas ao ar livre, o leque ajuda bastante nas altas temperaturas.

Lembrancinhas Gift Chic. Gostou? Entre em contato pelo nosso chat
Lembrancinhas Cadô Presentes. Gostou? Entre em contato pelo nosso chat
Rasteirinhas Gift Chic. Gostou? Entre em contato pelo nosso chat

Veja também:

Frases para gravar nas alianças do casamento

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários