Se você começou a organizar seu grande dia, certamente já deve ter se deparado com algum pacote para casamento. Isto é, geralmente um assessor ou espaço de eventos oferece um combo que inclui vários profissionais – celebrante, buffet, fotógrafo, músico/DJ, entre outros.
Pode ser uma mão na roda para quem quer praticidade e é uma modalidade que ganhou certa relevância durante a pandemia, uma vez que muitos fornecedores passaram a atender casamentos mais intimistas.
Nossa equipe Lejour fez um levantamento sobre como estes pacotes de casamento funcionam no Brasil e ao redor do mundo, e trazemos para você todas as informações.
Principais dúvidas sobre pacote para casamento
Se você começou a organizar seu casamento e não tem ideia do quanto irá gastar, a calculadora Lejour apresenta uma estimativa de gastos com base em um histórico de casamentos e nos valores investidos em cada categoria.
Os valores para realizar um elopement wedding podem variar conforme a região escolhida ou o país. Acesse a calculadora de casamento e obtenha uma estimativa.
Aparentemente, um mini wedding parece ser uma opção mais barata, mas os valores podem variar de acordo com os itens escolhidos pelo casal. Para ter um orçamento mais completo, basta usar a calculadora de casamento.
Geralmente o pacote prevê os fornecedores principais para o casamento. Sendo assim, entram as categorias: espaço, decoração, gastronomia, som e luz, doces e bolo e bar. Veja mais detalhes em nosso painel de fornecedores Lejour.
Rui Mota Pinto e Jossy Quezada indicam alguns cuidados que é preciso ter ao contratar um pacote de casamento:
1. Acima de tudo, é importante que os noivos verifiquem que estão a contratar um pacote de casamento a profissionais qualificados. “Os pacotes de casamento trouxeram ao mercado também o seu lado mais negativo: pessoas que querem fazer tudo, mesmo o que não sabem. Fotógrafos que vendem pacotes de casamento onde afirmam ser especialistas em organização, bem como decoradores que vendem serviço sem ter noção das necessidades organizacionais e de planejamento”, comenta Rui Mota Pinto.
2. Se o casal escolher se casar em outro país, é importante ter profissionais locais que conheçam muito bem o destino. “Em primeiro lugar, é preciso contar com alguém que conhece profundamente o mercado local, os fornecedores e mantém com eles relações longas de parceria será uma enorme mais valia para o casal”, expõe Rui Mota Pinto.
3. Não importa o tamanho do casamento, é importante que os casais tenham os mesmos cuidados. “Sobretudo, os noivos devem exigir contrato, seguro de evento, além de averiguar a especialização e certificação de cada um dos profissionais. Atualmente, com as redes sociais, é fácil oferecer pacotes de casamentos. Mas, muitas vezes, os noivos acabam escolhendo ofertas que não garantem qualquer proteção”, pontua Rui Mota Pinto.
4. Se você escolher um pacote de casamentos, é bom se certificar de tudo o que está incluso e se há a possibilidade de personalizar alguns itens. “Seja realista sobre o que você realmente quer e o que pode pagar. Se você quer começar a planejar seu casamento totalmente do zero, é bom contratar um especialista para guiá-lo neste processo”, destaca Jossy.
Pacote para casamento no Brasil
Antes da pandemia, a assessora de casamentos Hellen Nogueira já vinha sentindo uma demanda maior de noivas procurando pacotes para celebrações mais intimistas.
“Trabalho muito com destination weddings e minhas noivas não são daqui. Quando envolve essa viagem, esse deslocamento, tem menos gente que vem aos casamentos. Antes eu já sentia esse aumento de demanda, para 50/ 80 convidados. Posteriormente, com a pandemia, 80% da minha demanda é para festas abaixo de 50 pessoas”, conta Hellen.
Foi então que Hellen percebeu que teria que criar algo para atender esse público, que queria algo mais intimista.
“Criei esse pacote cerimônia na praia, com os principais fornecedores de casamento: decorador, celebrante, fotógrafo e a assessoria. Neste pacote, não há obrigatoriedade da recepção. Consequentemente, muitas vezes os noivos acabam indo com a família para um restaurante ou até mesmo fazem algo em casa”, explica.
No caso do pacote de Hellen, casos os noivos queiram incluir outros itens (buffet, hospedagem, maquiador, etc), há liberdade – mas o contrato deve ser fechado diretamente com o fornecedor.
Confira as empresas de assessoria de casamento que podem te ajudar com o pacote para casamento!
Fornecedores Lejour que possuem pacote para casamento
Confira a seleção de fornecedores Lejour que já trabalham com pacotes para casamento.
Recanto especial em São Bernardo do Campo
O espaço conta com três opções de cerimônia: no deck em frente à represa, no espaço represa ou na piscina. O salão tem infra estrutura coberta e conta com gastronomia própria.
Espaço em Pinheiros
Espaço bem localizado no bairro de Pinheiros com excelente custo benefício, projeto arquitetônico moderno em piso único e pé direito de 6 metros. Oferece solução completa para o seu casamento e possibilidade de cerimônia no local.
Ambiente charmoso na zona sul de São Paulo
Ambiente bem localizado na Zona Sul de São Paulo, próximo às Igrejas da região de Moema. O espaço tem um charmoso mezanino e oferece a solução completa para o casamento com ótimo custo benefício para um evento sofisticado.
Charmosa casa na Mooca
A casa charmosa localizada na Mooca foi cuidadosamente restaurada, preservando portas, janelas, pisos, lustres e parte da cerâmica original. Ideal para casamentos intimistas despojados e vintages.
Casa rústica em Perdizes
Casa rústica localizada em Perdizes, perfeita para mini weddings ou pequenas recepções. Possui um ambiente ao ar livre e solução completa para seu casamento.
Personalização em pacotes de casamento
No entanto, os itens oferecidos são bastante personalizáveis.
“As noivas costumam me enviar fotos de referências e consigo deixar de acordo com o que elas querem. É claro que se tem algo que foge muito do orçamento do fornecedor, essa diferença é repassada”, comenta.
Hellen Nogueira acredita que é uma forma de oferecer mais segurança e praticidade para os casais.
“Como já conheço os profissionais da região, fica mais fácil fazer esta indicação. Além disso, esta noiva só quer chegar e casar”, destaca.
Pacotes de casamento ao redor do mundo
Já pensou em casar em um dos principais pontos turísticos do velho continente? Por lá, há diversos profissionais que oferecem esse tipo de experiência.
De acordo com a wedding planner Muriel Saldalamacchia, que atua na França e na Itália, é comum que alguns lugares mais turísticos tenham pacotes que incluam diversos tipos de fornecedores. Embora ela não trabalhe com este tipo de serviço, ela conta que estes pacotes focam bastante no cenário.
“Normalmente, eles incluem tudo para 10, 20 ou 30 pessoas. Geralmente, é feito por empresas que estão localizadas em lugares super populares, nos quais há casamentos o ano todo. É o caso, por exemplo de Santorini, Bali e Ilhas Maurício. Além disso, estes pacotes costumam ser muito mais focados no destino ou no cenário”, comenta Muriel Saldalamacchia.
Confira agências especializadas em casamentos fora do Brasil!
Como funcionam os pacotes de casamento em Portugal?
Por conta do idioma em comum, este é um destino muito procurado por brasileiros que querem casar no exterior. Mas será que os pacotes de casamento têm aderência por lá?
De acordo com o wedding planner Rui Mota Pinto, os portugueses têm uma cultura de casamentos com muita gente, muita comida e onde existe uma longa preparação.
“Nesse sentido, existe ainda pouco espaço para os pacotes de casamentos quando pensamos num casamento mais tradicional português”, explica.
Por outro lado, Rui Mota Pinto destaca que em Portugal esta “fórmula” é muito usada não para um casamento no seu todo, mas por cada fornecedor isolado. Há, por exemplo, o buffet que tem já ementas pré-definidas, os espaços que já tem pacotes que incluem por vezes o fotógrafo ou o catering.
Pacote para destination weddings em Portugal
No entanto, como Portugal passou a receber vários destination weddings nos últimos anos, os pacotes de casamentos começam a ser uma realidade já muito presente – especialmente procurados por estrangeiros.
Neste contexto, o próprio Rui Mota Pinto criou um projeto especial para elopements e micro weddings neste formato de pacote, que inclui serviço de planejamento do casamento, o celebrante, fotógrafo, bolo, champagne, buquê, maquiagem e cabelo.
“Este projeto foi criado com o intuito de oferecer algo diferente aos casais. O mote é celebrar em qualquer lugar, de qualquer forma, a qualquer momento. Não nos limitarmos a ter uma celebração, mas criamos uma experiência de amor, que pode ser romântica, palaciana, radical, citadina, cultural, artística. A ideia é criar uma forma de celebrar que saia do comum, que se abra a um mundo diferente, a paisagens diferentes, a celebrações diferentes e a experiências que vão além da celebração”, conta Rui Mota Pinto.
Neste projeto, Rui Mota Pinto já realizou casamentos em que um casal voou de paragliding, enquanto outro escolheu fazer um tour por Lisboa e celebrar o casamento no Castelo de São Jorge. Há também aqueles que escolhem fazer a cerimônia em um barco ou numa praia. Durante a pandemia, ele foi expandido para outros países como México, Brasil, Panamá, Italia, Guatemala, El Salvador e Bélgica.
Experiência dos noivos com pacote para casamento
O casal de brasileiros Fátima Almeida e Paulo Eduardo Pastore escolheu este modelo para seu casamento em 2018. Além dos serviços oferecidos no pacote original, eles conseguiram incluir uma mini recepção em um restaurante para seus convidados.
“Para nós, facilitou bastante trabalhar com este modelo de pacote de casamento. Acima de tudo, como estamos no Brasil, foi muito mais prático ter este pack com vários profissionais de confiança”, contam.
Como funciona o pacote para casamento na Guatemala
Tal como no Brasil, na Guatemala, é comum ter espaços de festas e assessores de casamento que oferecem estes pacotes. Todavia, eles são muito procurados por casais que têm um orçamento menor ou para destination weddings.
De acordo com a wedding planner Fenny Torres, os pacotes de casamento na Guatemala incluem o espaço, o buffet, mobiliário básico, música, decoração e fotógrafo. No seu próprio pacote, ela inclui também bolo e uma decoração mais incrementada.
De toda a forma, ela também permite a personalização.
“Primordialmente, meu pacote é flexível e o casal pode personalizar, mudando o mobiliário, a decoração, o bolo e mudando o mobiliário”, aponta.
Veja uma seleção de fotógrafos de casamento que pode te auxiliar no casamento fora do Brasil!
Pacotes para casamento no Peru
Da mesma forma como acontece na Guatemala, no Peru, o pacote para casamento pode ser uma boa alternativa para os casais que têm um orçamento mais limitado ou que querem ter uma previsão de quanto vai custar.
“Aqui, estes pacotes geralmente são oferecidos por hotéis, buffets e espaços de festas que incluem todos os serviços”, explica a wedding planner Jossy Quezada.
Ainda de acordo com Jossy Quezada, muitos noivos veem o lado prático dos pacotes.
“É quase como um atalho na organização do casamento”, afirma.
No Peru, os pacotes para casamento costumam incluir o espaço, buffet, decoração e alguns outros fornecedores. No entanto, as opções de personalização costumam ser um pouco mais limitadas.
Sobre a Lejour
Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar o seu casamento, onde criamos ferramentas inéditas para definir orçamento, encontrar fornecedores de confianças e ainda contratar tudo com segurança e tranquilidade.
Nós podemos ajudar em sua jornada de casamento! Converse com o time de especialistas.
Veja também:
Ensaio pré-wedding no Brasil | Os 5 melhores locais