Quanto custa casar? Os 3 principais itens de casamento

Quer saber quanto custa casar e como vai encaixar esse sonho em seu orçamento? Fizemos uma seleção dos três principais itens para te ajudar!

Quer saber quanto custa casar e como vai encaixar esse sonho em seu orçamento? Fizemos uma seleção dos três principais itens para te ajudar!

Espaço para casamento, item que define quanto custa casar
Clique aqui para solicitar um orçamento a este espaço!

Primeiramente, está começando a planejar seu casamento e não sabe por onde começar? Calma, no início, pode parecer tudo meio confuso mesmo, mas para ajudá-los, fizemos uma seleção dos três principais itens de casamento e quais os cuidados necessários ao contratar cada um deles.

Confira as principais informações sobre espaço para casamento, gastronomia e decoração.

calculadora de casamento Lejour

Principais dúvidas sobre organização de casamento

Quanto custa casar?

Quer saber quanto custa em média para fazer um casamento? Na Lejour a Calculadora do Casamento Lejour oferece uma estimativa de custos envolvidos por categoria de fornecedor.

O que é indispensável em uma festa de casamento?

Ao organizar um casamento, os itens que os casais devem ter mais atenção e que certamente demandarão mais do casamento são: espaço para casamento, buffet e decoração. Diante destes 3 itens, seguem todos os demais preparativos para o Grande Dia.

Lista de preparativos para casamento

Ficou noiva e não sabe por onde começar? Baixe aqui o checklist do casamento, uma lista completa com tudo o que você precisa para organizar seu grande dia.

Quanto custa casar no civil?

O valor do casamento civil varia de acordo com cada estado e município. Em São Paulo, no Cartório Jardim América (Pinheiros) o custo é de aproximadamente R$ 460,00. Além disso, o custo pode variar, pois cada município tem sua tabela de cálculo do ISS (Imposto Sobre Serviço). Veja mais informações em nosso conteúdo Casamento Civil | Tendências para 2021

Quanto custa casar: espaço para casamento

Este, provavelmente, será um dos primeiros itens a ser contratado pelos noivos. Isto porque sem ele, obviamente, não tem festa. 

Espaço para casamento
Clique aqui e solicite um orçamento a este espaço.

Primordialmente, um dos principais motivos para priorizar a contratação do espaço para casamento é a questão da data. De acordo com Felipe de Alvarenga e Jenifer Sampaio, ambos da área comercial e de coordenação de eventos da Mansão Fabelle e Fabelle Gastronomia, o espaço normalmente é um fornecedor que não consegue atender mais de uma festa por data. Logo, com o dia fechado, os noivos poderão seguir adiante com a contratação dos demais fornecedores.                     

“É o espaço que vai dar todo rumo a se seguir. Ainda: o projeto criativo de decoração depende do espaço, a questão de iluminação necessária, estrutura para receber o DJ ou banda, o que mais combina com o local. Então o espaço é que vai dar sequência a todos os fornecedores. Portanto, definir o espaço no começo dos preparativos é muito importante” pontua Micaella Rios, proprietária Espaço Boulevard.

Cuidados ao contratar o espaço

Sendo assim, está na dúvida na hora de contratar o espaço para casamento? Veja um passo a passo do que é fundamental conferir antes de assinar o contrato.

Primeiramente, entenda qual estilo de casamento os noivos buscam.

“O espaço ideal é aquele que combina, claro, com o estilo dos noivos e com o que eles sonham”, afirma Micaella. Alvarenga e Jenifer concordam: “Se o casal sonha com um casamento clássico, talvez não faça sentido que eles busquem um casamento no campo. Por isso, é fundamental que eles avaliem o que desejam para fazer um filtro dos espaços mais adequados”.

Capacidade do local

Primeiramente, é preciso avaliar corretamente quantas pessoas o espaço comporta.

Quanto custa casar - espaço Boulevard
Confira a capacidade deste espaço de casamentos. Clique aqui!

“Há lugares que dizem que é possível receber um determinado número de pessoas, mas na prática não é bem isso que acontece. Ou pode até comportar os convidados, mas ficar desconfortável ou apertado demais. Portanto, algo que pode ser interessante é pedir para ver layouts do espaço montado e avaliar o espaço entre as mesas, os corredores, mesa do bolo, ilha gastronômica, bar etc. Isso evita surpresas desagradáveis depois”, alertam Alvarenga e Jenifer.

Verifique o que está incluso na locação do espaço para casamento

A princípio, é fundamental avaliar tudo o que está em contrato.

Micaella Rios cita alguns itens: “acessibilidade para convidados e fornecedores, estrutura de banheiros, uma cozinha ampla para o buffet, área especial para staff, gerador de energia, se tem estacionamento interno e se ele comporta a quantidade de convidados do evento, sala para noiva e cerimonialista, se o espaço possui opção de plano B para cerimônias ao ar livre, e outras avaliações técnicas que são importantíssimas antes de fechar o espaço”.

Além disso, o casal deve verificar se o mobiliário também faz parte da locação do espaço.

“É essencial que os noivos peçam essa relação de itens, para que eles tenham noção do que vão precisar contratar na decoração. Esta lista deve ser bem clara, para que o cliente não fique frustrado”, alertam Alvarenga e Jenifer.Estrutura de pessoal: o que está dentro do escopo? Algo que os noivos devem questionar é se o espaço já inclui contratação de equipe de segurança, recepcionista, camareiros e limpeza, por exemplo. “Isso faz parte do espaço e é interesse do local manter esta mão-de-obra”, destacam Alvarenga e Jenifer.

Busque referências

Primordialmente, converse com outros clientes e até mesmo com os demais fornecedores.

Espaço Boulevar para casamentos.
Solicite um orçamento a este espaço. Clique aqui!

“Por exemplo: se os noivos querem muito um determinado buffet, eles podem pedir indicação para este fornecedor para ver um espaço que comporte a estrutura que eles precisam”, indicam Alvarenga e Jenifer.

Qual o tempo de festa

“É importante verificar este item em contrato – especialmente na pandemia, que muitos espaços têm um horário determinado para fechar. Também é interessante avaliar se há alguma restrição de tempo para retirada dos materiais pelos fornecedores após a festa”, explicam Alvarenga e Jenifer.

Quanto tempo de antecedência contratar o espaço para casamentos?

Em primeiro lugar, o ideal é que comece a organização do casamento com pelo menos um ano de antecedência.

“Com a pandemia, aconteceram muitos adiamentos para 2022. Assim, muitos espaços ficaram com poucas datas disponíveis para o ano que vem. Então, a procura com mais antecedência ela tem sido cada vez mais frequente – casais procurando os espaços para final de 2022 e 2023, para encontrar mais fornecedores disponíveis que tenham a mesma data em comum”, explica Micaella.

No entanto, de acordo com Alvarenga e Jenifer, ao contratar o espaço com cerca 18 meses de antecedência, os noivos conseguem ter um bom prazo para planejar tudo – inclusive, financeiramente.

“Desta forma, fica mais tranquilo para os casais”, apontam.  Os meses mais movimentos costumam ser setembro, outubro e abril, pela transição de estações, de acordo com Alvarenga e Jenifer.

Quanto custa um espaço para casamentos?

Enfim, quer saber o valor do aluguel de um espaço para casamentos? Acesse a lista de fornecedores Lejour e veja os valores.

banner checklist do casamento

Quanto custa casar: gastronomia para casamento

Primeiramente, a escolha do buffet para casamento é outro item fundamental na lista de preparativos.

Gastronomia para casamento, quanto custa casar
Clique aqui para pedir um orçamento de gastronomia para casamento.

“Sobretudo, a gastronomia deve ser um dos primeiros itens a ser contratado por ser um dos maiores investimentos da festa. É algo mais zeloso – não dá para errar. Além de ser um dos mais caros, é um dos mais difíceis de se escolher. Consequentemente, com quanto mais antecedência os noivos puderem fazer esta escolha, melhor”, justifica Larisse Paura, executiva de eventos da Lirah Banqueteria.

Cuidados na contratação do buffet

Sendo assim, confira os principais cuidados para a contratação de buffet para o casamento.

1. Analise a proposta

Analisar a proposta, se está de acordo com o orçamento do casal, é fundamental.

“Antes de procurar os fornecedores, os noivos precisam definir o orçamento do evento. Buffet e espaço do evento são os investimentos mais altos da festa”, menciona Larisse.

2. Informe ao buffet o horário da festa, quantos convidados e o que gostariam de servir.

“Muitos buffets têm cardápios personalizados. Ainda, é importante ver se existe alguma restrição alimentar”, sugere Larisse.

Antes de tudo, fazer a degustação é indispensável, especialmente quando o casal nunca teve acesso ao buffet. Uma dica de Alvarenga e Jenifer para este momento é tomar somente água – outras bebidas podem alterar o paladar ou deixar as pessoas demasiadamente saciadas, não conseguindo chegar ao fim da degustação.

3. Verifique se o que é servido na degustação é o mesmo que será servido na festa

“Isso vale pra tudo – o tipo de louça, o cardápio (é o mesmo que será servido na festa ou eles apresentaram na degustação uma opção superior?), sousplat, enxoval, entre outros. Às vezes há propostas que parecem baratas, mas não incluem estes itens e os noivos terão que locar à parte, o que representa um custo a mais”, esclarecem Alvarenga e Jenifer.

Gastronomia para casamento, buffet Fabelle
Solicite um orçamento de gastronomia. Clique aqui!
4. Avalie os bastidores da empresa e a sua reputação

“Nesse sentido, é bom ver como funciona o controle de processos e insumos, ficha técnica, entre outros. Gostamos de mostrar pros clientes como a empresa se organiza. Isto é, acreditamos que os bastidores refletem na contratação e segurança da entrega”, explicam Alvarenga e Jenifer.

Larisse indica também saber qual é a reputação através dos assessores ou até mesmo das redes sociais.  

5. Entenda qual é a equipe que fará parte do dia, incluindo garçons, maître, entre outros

Além da qualidade da gastronomia, de maneira idêntica, é preciso compreender qual será a variedade de opções servidas e o tempo que será servido aos convidados, segundo Alvarenga e Jenifer. Larisse ainda sugere alinhar esta questão entre o buffet e o espaço.

“Se o espaço fornece 10 horas de serviço e o buffet só 5 horas, isso tem que ser definido antes”, alerta.

6. Pergunte sobra as ilhas gastronômicas e pontos de gastronomia para evitar filas

“Não adianta ter um ponto para as pessoas se servirem com 300 convidados. Para 100-150 pessoas até funciona bem ter só uma  grande mesa, mas acima disso é preciso ter outros pontos”, destacam Alvarenga e Jenifer.

Buffet Fabelle, quanto custa casar
Converse com esta empresa de gastronomia, clique aqui!
7. Defina o tipo de serviço que os noivos querem – à francesa, à inglesa, franco-americano

”Primordialmente, ele tem que ser definido para montar uma proposta e verificar se o buffet tem a capacidade de prestar esse serviço. Há empresas que não conseguem fazer um serviço empratado, por exemplo”, declara Larisse.

Para Alvarenga e Jenifer, a melhor alternativa é mesclar os serviços direto (servido diretamente na mesa aos convidados) e indireto (ilhas gastronômicas).

“O primeiro geralmente atende às pessoas de mais idade, que têm preferência por este modelo. E o segundo é bom para o público jovem, já que oferece maior liberdade. Assim, evitamos as filas e você também não precisa ficar esperando pela opção que você quer”, recomendam.

banner painel lejour

Quanto tempo antes contratar o buffet para casamento?

Geralmente, o ideal é procurar de um ano e meio a um ano de antecedência, especialmente para que o casal possa se programar financeiramente.

Buffet para casamento Lirah, quanto custa casar
Solicite orçamento de serviços de gastronomia. Clique aqui!

“Neste período de pandemia, é preciso começar um pouco antes, uma vez que já tem muita coisa fechada pro próximo ano”, pontua Larisse.

Qual é o valor da gastronomia para casamento?

Conheça os buffets que fazem parte da lista de fornecedores Lejour e confira os preços de cada um deles.

Quanto custa casar: decoração para casamento

A decoração de casamento, assim como os demais itens, também representa uma boa parte do investimento do casamento. Além disso, ela é que dá o tom da festa e deixa aquela sensação de “uau” nos convidados.

Decoração de casamento, quanto custa casar
Clique aqui para solicitar orçamento de decoração de casamento.

“Antes de mais nada, a decoração está presente em quase todos os momentos do casamento, seja no buquê da noiva ou num cenário lindo para o álbum de fotos dos noivos”, destaca Náthalie Vieira, da Nataliê Decor.

Como escolher a decoração do casamento?

Primordialmente, na hora de definir a decoração, os noivos já devem ter em mente o estilo que procuram e gostam, segundo Náthalie.

Decoração de casamento Nataliê Decor
Solicite um orçamento de decoração. Clique aqui!

Acima de tudo, os noivos precisam avaliar o trabalho em geral do decorador.

“É um detalhe muito visual no dia do casamento. Além disso, os casais devem verificar o comprometimento, feedbacks de outros noivos, ter reuniões com o decorador, para pontuar todos os detalhes importantes”, declara Náthalie.

Com quanto tempo de antecedência contratar a decoração?

“Como trabalhamos com mini weddings, conseguimos definir até em um mês de antecedência se for preciso (já aconteceu de ser uma semana antes e deu tudo certo). Mas um ano antes seria um bom tempo!”, sugere.

Nataliê Decor, decoração de casamento
Converse com esta empresa de decoração de casamento. Clique aqui!

Qual é o valor de uma decoração de casamento?

Não faz ideia de quanto custa uma decoração para casamento? Na lista de fornecedores Lejour, você encontra estimativas reais dos preços deste serviço.

Sobre a Lejour

Antes de mais nada, a Lejour é uma plataforma completa para os casais que querem simplificar a vida na hora de procurar e contratar os melhores fornecedores para o casamento. Clique aqui para falar com nossos especialistas!

Veja também:

Calculadora para casamento: 10 dicas práticas para economizar

Fiquei noiva, e agora? Ferramentas essenciais para ajudar nos preparativos do casamento

Casamento na pandemia | Tudo o que você precisa saber

Casamento Civil | Tendências para 2021

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados