RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

Saiba quando os convidados devem confirmar presença na sua festa de casamento

Saiba quando os convidados devem confirmar presença na sua festa de casamento

O RSVP é uma sigla originada da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que significa “Responda, por favor”.

A confirmação de presença é essencial no planejamento do casamento: a partir do número real de convidados é possível planejar a quantidade do que será servido no buffet, número de garçons, bebidas, lembrancinhas, entre outros detalhes importantes da festa.

É recomendado que os convidados confirmem até três semanas antes da festa, levando em conta que a festa acontecerá na mesma cidade em que os noivos moram.

Já em um destination wedding, por exemplo, quando a celebração é feita em uma cidade ou país diferente do que os noivos e convidados vivem, a confirmação deve ser de 12 semanas (3 meses) antes do evento, para que os noivos se organizem com os fornecedores e o número de presentes seja o mais correto possível.

Normalmente, de 15 a 20% da lista completa de convidados faltará. E mesmo após o RSVP, ainda vale considerar em torno de 10% de faltosos, afinal, além dos imprevistos, muita gente tem vergonha de dizer que não irá, confirma presença e não aparece.

Essas porcentagens podem ser maiores se o casamento for em feriado, por exemplo. Ou menores em casamento estilo miniwedding, no qual em geral todos os convidadosvão.

Tipos de RSVP

O RSVP pode ser passivo, quando um número de telefone, email ou site é disponibilizado para que os convidados confirmem presença, ou ativo, quando uma pessoa liga para todos da lista e confirma presença no evento – a maioria das assessorias de casamento oferece este serviço.

Caso não seja possível investir em uma profissional, delegue esta função para alguma amiga ou madrinha.

Foto: Pexels

Veja também:

Como montar a mesa de doces perfeita

Decoração de casamento no estilo receber em casa

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Maneiras diferentes de servir macaron no casamento

Ideias de embalagens para o bem-casado

Artigos Relacionados

Comentários