RSVP: Quando os convidados devem confirmar presença no casamento

Veja como e quando usar o RSVP em seu evento.

Primeiramente, o RSVP é uma sigla originada da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que significa “Responda, por favor”.

RSVP - confirmação de presença em casamento
Confirmação de presença é fundamental para o sucesso do evento. Foto: Freepik.

Nesse sentido, a confirmação de presença é essencial no planejamento do casamento: a partir do número real de convidados é possível planejar a quantidade do que será servido no buffet, número de garçons, bebidas, lembrancinhas, entre outros detalhes importantes da festa.

banner site de casamento

Principais dúvidas sobre RSVP

Qual o significado de RSVP?

Antes de mais nada, o conceito de RSVP foi baseado na expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que, traduzida para o português, significa “Responda, por favor”. A abreviação é usada nos dias atuais para solicitar confirmação de presença de convidados em eventos sociais.

Como solicitar RSVP?

Primeiramente, para usar a confirmação de presença a expressão francesa deve vir em siglas (RSVP), no canto inferior do lado esquerdo do convite. Após, podem vir informações para a confirmação, como telefone, e-mail e site de casamento. Importante: não se esqueça de colocar o prazo máximo para que a confirmação seja feita. E, caso o RSVP esteja com baixa aderência, contrate o serviço ativo, no qual as empresas de assessorias ligam para os convidados confirmando a participação.

Quanto cobrar por um serviço de confirmação de presença?

Geralmente, os serviços de RSVP custam a partir de R$3.500,00 no estado de São Paulo. Mas os valores podem variar de cidade para cidade, empresa para empresa. Portanto, é indicado que sempre consulte mais de um fornecedor antes de fechar.

Como colocar a confirmação de presença no convite de casamento?

Por fim, para adicionar o RSVP corretamente no convite de casamento é importante seguir tais dicas:
1. Colocar no canto inferior esquerdo;
2. Adicionar telefone e e-mail destinados à confirmação;
3. Deixar claro a data final para a confirmação. Ex: “Favor confirmar presença até 20.05.2022”;
4. Formas de adicionar a mensagem de RSVP:
– “Confirme sua presença até 20.05.2022”;
– “Diga-nos se você poderá ir”;
– RSVP até 20.05.2022.

Como funciona e porque usar a confirmação de presença

Primordialmente, o RSVP é uma forma de calcular a quantidade de pessoas em um evento sem que a “quebra”, ou seja, o número de faltantes, seja grande, ou o oposto, sem que a quantidade exceda o número contratado.

Sendo assim, é recomendado que os convidados confirmem até três semanas antes da festa, levando em conta que a festa acontecerá na mesma cidade em que os noivos moram.

Já em um destination wedding, por exemplo, quando a celebração é feita em uma cidade ou país diferente do que os noivos e convidados vivem, a confirmação deve ser de 12 semanas (3 meses) antes do evento, para que os noivos se organizem com os fornecedores e o número de presentes seja o mais correto possível.

Save the Date do casamento com confirmação de presença
Quanto mais distante, mais importante o RSVP. Foto: Freepik.

Normalmente, de 15 a 20% da lista completa de convidados faltará. E mesmo após o RSVP, ainda vale considerar em torno de 10% de faltosos, afinal, além dos imprevistos, muita gente tem vergonha de dizer que não irá, confirma presença e não aparece.

confirmação de presença para evitar falta de convidados no casamento
Evite “quebra” de convidados em seu evento. Foto: Freepik.

Essas porcentagens podem ser maiores se o casamento for em feriado, por exemplo. Ou menores em casamento estilo mini wedding, no qual em geral todos os convidados vão.

banner monta lista em dinheiro goiaba

Tipos de RSVP

Antes de mais nada, o RSVP pode ser passivo, quando um número de telefone, e-mail ou site é disponibilizado para que os convidados confirmem presença.

O RSVP também pode ser ativo, quando uma pessoa liga para todos da lista e confirma presença no evento – a maioria das assessorias de casamento oferece este serviço.

Assessoria de casamento para RSVP
Assessoria de casamento para RSVP ativo. Foto: Freepik.

Caso não seja possível investir em uma profissional, recomendamos que delegue esta função para alguma amiga ou madrinha.

Sobre a Lejour

Por fim, a Lejour é uma plataforma gratuita que ajuda a planejar e organizar seu casamento em todas as etapas. Nesse sentido, criamos um jeito simples e moderno de fazer o site de casamento e lista de presentes.

banner descubra lista de presentes

Veja também:

Confirmação de presença no casamento | Forma rápida e prática de fazer

Descubra qual site de casamento grátis é o melhor

Top 17 presentes de lista de casamento | Saiba quais são indispensáveis

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados