Traje para noivo: Veja as principais dicas para essa escolha

Veja nossas dicas para escolher o traje para noivo, ideias, novidades e trajes diferentes para noivos que querem se sentir bem!

A etiqueta de casamento moderna mudou, isso significa que há mais opções para o traje do noivo do que você nunca imaginou. Se você não sabe por onde começar quando se trata de escolher roupas para o dia do casamento para o noivo, confira nosso guia de trajes do noivo e veja o que mais combina com você.

O primeiro olhar 

A parte mais importante de escolher seu terno como noivo é descobrir suas medidas corporais com um alfaiate profissional. A decisão de comprar ou alugar um terno ou smoking dependerá do seu orçamento, estilo preferido, usabilidade desejada e nível de formalidade sobre onde e como celebrar um casamento.

Se você está procurando se misturar ou se destacar, considere quais detalhes de estilo para jaquetas, coletes, calças e detalhes complementam seu tipo de corpo e o tema do seu casamento.

O noivo moderno utiliza seu traje do dia do casamento como um reflexo de seu estilo e personalidade. Enquanto alguns noivos optam por ser muito menos tradicionais, vestindo jeans casuais e camisas (até mesmo jaquetas), as duas escolhas de trajes de casamento mais clássicas para os noivos, um terno ou um smoking ainda continuam sendo as mais populares.

É fácil entender o porquê: ternos e smokings combinam com a estética e a formalidade de muitos casamentos. A decisão de usar terno, smoking ou algo menos tradicional no grande dia costuma ser um dilema difícil para os homens, especialmente agora que o relaxamento da etiqueta moderna do casamento significa que há mais opções do que nunca.

medidas do traje para noivo
Medidas importantes no traje para noivo

Medições principais do traje para noivo

A parte mais importante de escolher seu terno é certificar-se de que ele seja do tamanho adequado para seu tipo de corpo. Ser medido por um alfaiate profissional é de vital importância para garantir que seu terno de casamento se encaixe perfeitamente em você e complemente sua forma. 

Mesmo se você estiver indo com um terno de uma grande loja de roupas em vez de uma loja de roupas personalizadas, como a maioria das pessoas, um vendedor em qualquer loja de roupas masculinas deve saber como tirar suas medidas. A partir daí, as escolhas sobre terno versus smoking, roupas individuais, materiais e cortes serão mais fáceis sabendo exatamente quais tamanhos você deve comprar.

A diferença entre um terno e um smoking

À primeira vista, não há muita diferença entre a aparência física de um terno e um smoking. Aqui estão as principais diferenças entre esses dois estilos de moda masculina para um traje para noivo:

  • Os smokings tendem a ter características de cetim (como os botões, as lapelas e uma listra na lateral das calças), enquanto os ternos não.
  • Os smokings são normalmente usados ​​com gravatas-borboleta e uma faixa ou colete, e a jaqueta pode ter uma cauda.
  • Os ternos geralmente têm uma jaqueta padrão e são combinados com uma gravata longa (e às vezes um colete, dependendo da preferência).
  • Ao escolher entre um terno ou um smoking, concentre-se em qual estilo faz você se sentir confortável, cabe no seu orçamento e combina com a formalidade do seu casamento.

Os prós e contras de ternos e smokings

Ternos

Prós:

  • Se comprado, pode ser usado várias vezes após o dia do casamento para todos os tipos de eventos
  • Mais fácil de personalizar para combinar com o visual do noivo
  • Disponível em uma ampla gama de cores e estilos diferentes
  • Combina facilmente com acessórios, como lenços de bolso, gravatas e camisas
  • Pode ser mais confortável
  • Ótimo para casamentos um pouco menos formais ou informais

Contras:

  • Caro para comprar
  • Certas cores e estilos, como ternos claros, não são apropriados em todas as configurações e estações e, portanto, não são tão versáteis
  • Parece fora de lugar em casamentos realmente formais
smoking para noivo
Smoking para noivo

Smokings

Prós:

  • Ótimo para casamentos formais 
  • Pode parecer mais refinado e polido
  • Cria maior coesão com menos trabalho para um grande grupo de padrinhos
  • Disponível em menos estilos, mas reduz a tomada de decisões
  • A escolha mais popular para o traje dos noivos

Contras:

  • Muitas vezes não é muito usado após o casamento (a menos que o noivo participe de muitos eventos formais e de gala)
  • Muito caro para comprar
  • Parece realmente fora de lugar em casamentos/eventos informais
  • Requer um tipo especial de camisa social (normalmente branca com botões pretos)
  • Embora possível em outras cores, o preto é o mais amplamente disponível

Compra vs. Aluguel

Se comprar, os smokings tendem a custar mais do que os ternos.

Se alugar, ternos tendem a custar mais do que smokings.

E, claro, se você optar por renunciar a um terno ou smoking por algo mais informal, há uma boa chance de você estar procurando um preço mais baixo. Mas, como mencionamos, é tudo relativo, looks casuais sob medida também podem custar mais caro, se você estiver comprando até mesmo um jeans de grife sofisticado ou camisas sob medida.

A formalidade importa

É verdade que os ternos são uma escolha aceitável para o traje dos noivos, mesmo que o casamento seja formal. No entanto, há momentos em que um smoking é mais apropriado do que um terno e situações em que ambos são muito abafados para a ocasião. Quais são essas ocasiões? Como você pode dizer qual é o mais adequado para o seu casamento? 

Aqui estão alguns conselhos gerais a serem lembrados:

Ternos são melhores para eventos menos formais. Os ternos vêm em todos os tipos de estilos diferentes e se adaptam para atender a vários níveis de formalidade. No entanto, um terno geralmente é melhor quando o evento é um pouco menos formal ou totalmente informal.

Os smokings são melhores para eventos mais formais. Assim como os ternos, smokings vêm em mais variedades do que você jamais poderia imaginar. Apesar dessa ampla gama, o smoking sempre cairá na categoria “mais formal”. Se o evento for altamente formal, o traje para noivo também deve ser.

Em resumo, na atualidade, os trajes de noivos podem ser utilizados das mais diversas variedades e modelos, como falamos, tudo depende do local da cerimônia e do estilo que o noivo gosta.

E tenha certeza de que você não vai cometer esses erros na hora de escolher seu traje de noivo!

acessórios para noivos
Acessórios que trazem mais formalidade aos noivos
Sobre a Lejour

Sobretudo, a Lejour é a uma plataforma que auxilia os casais a encontrar e contratar os melhores fornecedores para o casamento, além de calcular os gastos da festa.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Leia mais

Posts Relacionados