O miniwedding, formato íntimo de casamento, já é amplamente aderido pelos casais devido aos benefícios que proporciona no planejamento e durante a celebração.
Optar em fazer uma cerimônia e festa pequenas, com poucos convidados, para marcar o dia do “sim” é decisão cada vez mais comum entre os noivos.
Em diferentes aspectos este formato de celebração proporciona um melhor aproveitamento do casamento. Confira as razões que fazem do miniwedding uma opção incrível para o dia mais feliz da sua vida.
Tempo de planejamento
O fato de ter proporções menores não significa de maneira nenhuma falta de planejamento. Mas no miniwedding — após o pedido de casamento — o tempo entre os preparativos e a data tende a ser menor quando comparado aos casamentos tradicionais.
Isto porque, devido às características mais simples, o número de fornecedores não é tão grande — situação responsável pela necessidade de antecedência, dada a dificuldade de encontrar e conciliar datas.
Maior envolvimento
A lista seleta, que soma geralmente de 50 a 80 convidados, acaba por reunir no casamento as pessoas mais próximas dos noivos. Com isso, é normal que os preparativos do casamento tenham a contribuição deles: seja para pôr a mão na massa ou para contribuir com ideias.
O casal tem a possibilidade de se aventurar no DIY (Do It Yourself – ou faça você mesmo) para os detalhes da decoração do espaço e mimos personalizados para os que estarão presentes.
Lembranças de família podem ainda levadas para destacar a origem e momentos da história dos noivos através de móveis, fotos, objetos e frases.
Toda esta sinergia contribui para a característica intimista e personalizada do miniwedding.
Sem formalidades
Os cenários que compõem as cerimônias e festas íntimas costumam ser ricos em detalhes, o que contribui com a decoração de estilos em alta, como o boho, o vintage e o rústico.
A beleza natural destes ambientes não combinam com comportamentos engessados. Ao contrário, faz com que todos se sintam mais à vontade e acolhidas, o que faz com que aproveitem mais o casamento e até se sintam em casa.
Até mesmo os noivos se veem desobrigados do extenso cerimonial e podem ser espontâneos ao curtir tudo o que prepararam junto com os que ama.
Folga no orçamento
As proporções menores do miniwedding fazem com que seja opção certa para os casais que desejam se casar mas precisam conter os investimentos. O conforto financeiro do formato também dá espaço para a realização de outros grandes sonhos.
A lua de mel pode ser o alvo do que foi poupado na cerimônia, por exemplo. Assim, os noivos conseguem conhecer o destino escolhido sem comprometer o orçamento e curtir todos os momentos inesquecíveis com tranquilidade.
Texto: Patrícia Milão
Veja também:
Frases para gravar nas alianças do casamento
Como montar a mesa de doces perfeita
Decoração de casamento no estilo receber em casa
Como escolher o bolo de casamento perfeito