ACESSE SUA CONTA

Categorias
Search
Close this search box.
Categorias
Search
Close this search box.
vestido de noiva

Vestido de casamento: como escolher modelagens, tipos de corte e tecidos?

O vestido de casamento é uma das escolhas mais importantes para uma noiva. Confira o que considerar na hora de escolher o vestido para o dia!

O vestido de casamento é uma das escolhas mais importantes para uma noiva. Confira o que considerar na hora de escolher o vestido para o grande dia!

vestido de casamento

Escolher o vestido de casamento é um dos momentos mais especiais da preparação do evento. Pensando em ajudar nessa missão superespecial, preparamos a seguir um conteúdo sobre modelagens e tipos de corte e tecidos para vestidos de noiva.

O modelo de vestido ideal para cada noiva deve ser aquele capaz de proporcionar a sensação de beleza. E, ao mesmo tempo, trazer mobilidade, conforto e caimento no corpo. A observação é da estilista Kyvia Lopes, proprietária do Ateliê Brilho das Noivas. Ela destaca que o mais importante ao escolher o vestido é entender o que a noiva está buscando. Quais as expectativas e como ela se imagina como noiva no casamento?

“Tem que ter esse momento, ter uma escolha consciente, entender o que gosta e como se sente bem. Ver-se no espelho gostar do que está vendo. Quando a gente está bem com o que a gente está vendo, naturalmente a gente fica melhor”, observa Kyvia.

Feito isso, os próximos passos são entender o local da cerimônia e os tipos de cortes e tecidos.

ebook 2

Perguntas frenquentes sobre vestido de casamento

Como comprar vestido de noiva pela internet?

O primeiro passo para realizar uma compra de vestido de noiva pela internet é verificar as medidas por meio da tabela do site. A seguir, é indicado que a noiva faça a compra com no mínimo 6 meses de antecedência, para evitar surpresas tanto nos ajustes do vestido quanto no tempo de entrega.
Por último, é necessário verificar a procedência do site e as avaliações, para que a compra seja feita de forma segura e tranquila.

Qual é o valor de um vestido de noiva?

Antes de mais nada, os vestidos de noiva podem variar muito, dependendo do tipo de tecido, material, formato. A média é que comece em R$2.000,00, podendo chegar até R$40.000,00.

Quais são os modelos de vestido de noiva?

Basicamente temos 8 modelagens de vestido de noiva:
1. Sereia
2. Semi-sereia
3. Evasê
4. Império
5. Curto
6. Princesa
7. Reto
8. Mullet

Vestido de casamento no campo

O casamento no campo pede um vestido que harmonize com a natureza do local.

“Campo geralmente combina bastante se você usar um tecido um pouco mais leve, que facilite sua locomoção, considerando que muito provavelmente vai passar por espaços com grama. Se o estilo da noiva for mais clean, uma noiva que gosta de uma proposta mais alfaiataria, talvez existam alguns tecidos que não vão encaixar tão harmoniosamente. Mas eles podem ser facilmente substituídos por outros”, considera Kyvia.

Opções como crepe e chiffon podem ser excelentes alternativas.

A estilista reforça, entretanto, que mesmo que o local influencie na escolha, ainda assim existe a questão do estilo pessoal e da expectativa da noiva. Pontos que devem ser considerados pelo estilista.

“Eu já fiz um vestido de noiva que casou no campo com vestido princesa alfaiataria em cetim bucol, extremamente elaborado, e ficou maravilhoso”, exemplifica.

Vestido para casar na praia

O estilo de vestido para a praia segue uma regra similar ao campo.

“Existem algumas especificidades, por exemplo: eu estou na região praiana, então aqui as noivas gostam bastante de determinados estilos. Procuram muito vestidos leves, uma proposta um pouco mais boho, evitam brilho em excesso. Mas novamente, não é uma regra. Também tive uma noiva pouco tempo atrás que se casou com um vestido leve, porém com um tecido todo trabalhado, todo em brilho e ficou lindíssima. Foi numa cerimônia à beira da praia.”, diz Kyvia.

Casamento na cidade

O casamento na cidade é ideal para as noivas que buscam um visual moderno, sem perder a personalidade. Para Kyvia, casar na cidade proporciona muita liberdade, mas depende do estilo de casamento, dos noivos e da proposta do evento.

modelo de vestido de noiva
Foto: Kyvia Lopes

“Geralmente uma noiva que busca um casamento catedral, por exemplo, vai usar um vestido mais elaborado, vistoso, com mais detalhes”, afirma.

Já se o casamento é na cidade, mas será um evento mais simples e intimista, em um restaurante, por exemplo, o equilíbrio é fundamental.

“Se a proposta for um vestido com brilho, talvez uma coisa mais sutil em outros aspectos. Um tecido mais levinho, se ela optar por uma alfaiataria, talvez uma coisa com menos volume, reto”, complementa.

Vestido de casamento no civil

O casamento civil pode ser realizado diretamente no cartório, mas também pode envolver um almoço ou jantar após as assinaturas. Independente de haver ou não o deslocamento para um segundo local, os vestidos curtos são ideias para a ocasião. Eles trazem um visual um pouco mais informal, e adicionam leveza e conforto.

vestido de noiva
Foto: Kyvia Lopes

Caso a noiva ame vestidos longos, a consultora Kyvia Lopes indica opções mais simples, sem muitos detalhes.

Veja também: Vestido de noiva para casamento civil

“O casamento civil tem que seguir uma linha de evitar exageros. Sempre que as noivas me procuram, eu coloco vestidos mais simples, com tecidos e cortes mais simples, com uma proposta arrumada, elegante, mas não necessariamente um vestidão de noiva”, considera.

O vestido de casamento simples, aliás, é uma das opções favoritas para noivas que gostam de um estilo clássico e ao mesmo tempo elegante.

“A noiva pode, inclusive, misturar texturas com muita facilidade. Eu, por exemplo, sou uma noiva que gosta muito de uma modelagem mais simples. Eu gosto muito do estilo mais clássico, uma coisa mais limpa. Então, o que para muitas pessoas é simples, para mim é absolutamente maravilhoso.”, conta.

checklist casamento

Vestido de casamento curto

Um vestido de casamento curto pode ser a opção ideal uma cerimônia durante o dia, por ser um estilo de vestido menos formal.

“O vestido curto, eu acho importante que ele não seja curto demais. Se ele é curto, que ele não seja muito decotado, porque pode acabar ficando um look muito ousado para uma proposta de noiva”, considera Kyvia.

Principais cortes e tecidos que a noiva precisa conhecer

Já decidiu o local e considerou o seu estilo como noiva? O próximo passo, então, é entender tipo de corte e tecido para vestido de noiva. Confira a seguir cinco exemplos de modelagens e sete tecidos mais considerados pelas noivas para o grande dia:

5 modelagens de vestido de noiva

Vestido princesa: este é um vestido com saia ampla, geralmente com uma cintura justa e um corpete decorado. É um estilo clássico que destaca a parte superior do corpo.

Vestido sereia: um vestido sereia é justo ao corpo até os joelhos ou um pouco abaixo, onde a saia se abre e ganha destaque. É uma opção ousada que ressalta as curvas.

Vestido evasê: este corte é mais ajustado na parte superior e se alarga gradualmente em direção à bainha, criando uma forma de “A”. É uma escolha popular, pois favorece muitos tipos de corpo.

Vestido reto ou tubo: este estilo é simples e reto, com pouca ou nenhuma expansão na saia. É uma escolha moderna e elegante.

Vestido império: caracterizado por uma cintura alta logo abaixo do busto e uma saia fluida que desce. O vestido império é uma opção romântica e delicada.

7 tipos de tecidos bastante pedidos por noivas

Renda: a renda é um tecido clássico e elegante, que pode ser usada para adicionar detalhes delicados e textura ao vestido.

Seda: a seda é conhecida por sua suavidade e brilho. Pode ser usada em vários estilos de vestidos, desde os mais simples até os mais luxuosos.

Tule: o tule é um tecido leve e transparente que é frequentemente usado em camadas para criar saias amplas e etéreas.

Organza: a organza é um tecido fino e translúcido que pode ser usado para criar uma saia fluida e elevada.

Cetim: o cetim é um tecido luxuoso que é frequentemente usado em vestidos de noiva mais clássicos e elegantes. Traz maciez e brilho para o traje.

Chiffon: o chiffon é um tecido leve e fluido que é frequentemente usado em vestidos de noiva para criar um visual romântico e suave.

Mikado: o mikado é um tecido pesado e brilhante que é usado para criar vestidos estruturados e luxuosos.

tecido de vestido de noiva
Foto: Kyvia Lopes

Lembre-se de que a escolha da modelagem, corte e tecido deve refletir o estilo pessoal da noiva, a estação do ano e o local do casamento. Além disso, é importante considerar o conforto e o ajuste do vestido para garantir que a noiva se sinta confiante e bonita no seu grande dia.

Vestido de casamento para convidadas

E as convidadas, em especial, as madrinhas, o que devem considerar ao escolher o estilo do vestido? Há algo a ser evitado? Branco, bege ou off white são definitivamente as cores de vestidos que as convidadas devem evitar de usar no casamento. Isso porque geralmente a noiva vai escolher usar essas cores de vestido. Portanto, a primeira dica é escolher cores ou tons que não estejam nessa paleta.

“As noivas têm sido bastante exigentes com tons para as madrinhas. Por isso, minha dica é conversar sempre com a noiva quando está procurando. Entenda o que ela imaginou, o que ela buscou, evite peças que possam ir de encontro ao vestido da noiva. Mas com relação à tecido e modelagem, é aquilo que elas se sentem confortáveis e que tenha conexão com o estilo do evento e com o horário”, completa a estilista Kyvia.

ebook01
Sobre a Lejour

Lejour é uma plataforma que oferece soluções práticas para o site e lista de casamento dos noivos.
A empresa faz parte do grupo Fast Shop e já atendeu mais de 80 mil casais de todo o país. Oferece site de casamento e lista de presentes com resgate flexível dos créditos em dinheiro ou em produtos, já que é a única plataforma integrada à rede de lojas ou site da Fast Shop.

Leia também na Lejour

Vestido de noiva diferente: como escolher?

15 estilistas de vestido de noiva poderosas no Brasil

10 dicas para a escolha do vestido de noiva perfeito

CHECKLIST GRATUITO
Baixe o nosso checklist para casamento e saiba como se organizar nos meses que antecedem o casamento
Posts relacionados
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!
taxas do site de casamento
lista de casamento

Taxas do site de casamento | Saiba como funcionam

Com tantas opções, fica difícil escolher! Saiba quais as melhores taxas do site de casamento para fazer o seu!
BBB

Casais do BBB: Saiba quais ficaram juntos

Muitos casais são formados no BBB, mas nem sempre permanecem juntos fora da casa. Veja quais estão juntos até hoje!
sobre mesa de bolo para casamento civil simples
bolo casamento civil chantilly

Mesa de bolo para casamento civil simples: como fazer?

Quer fazer uma mesa de bolo para casamento civil simples? Veja dicas e inspirações para criar a decoração perfeita.
lista de presentes de casamento
lista de casamento

Lista de presentes de casamento na Fast Shop e na Lejour

Confira os principais passos para criar a sua lista de presentes de casamento com segurança e facilidade na Fast Shop e na Lejour!