Saiba como escolher a decoração de casamento dos sonhos, feita com planejamento e personalidade, com dicas importantes para os noivos. Selecionamos o que há de mais atualizado para vocês!
Primeiramente, criar uma decoração de casamento impecável é, sem dúvidas, uma tarefa desafiadora. Porém, ela vale cada segundo, principalmente para os noivos, que colocam toda a sua personalidade nos detalhes.
Sendo assim, se você acabou de ficar noiva, confira as dicas que separamos para você fazer a cerimônia dos seus sonhos, sem gastar muito e com todos os itens que você quer.
Dúvidas principais sobre decoração de casamento
Primeiramente, procure uma empresa que irá te ajudar a desenhar um projeto de decoração para seu casamento. No Lejour você encontrará uma seleção de decoradores que iniciarão esta tarefa.
Depois, separe referências do que gosta, visite o espaço em que irá se casar com a presença do decorador e descreva tudo que você quer. Para ajudar, baixe o checklist da noiva. Em geral, estes são espaços e itens fundamentais para a decoração de um casamento:
Cerimônia
Altar
Nave da noiva
Espaço “Instagramável”
Salão de festas
Palco
Mesa de doces
Itens:
Aéreos
Arranjos de mesa
Arranjos da cerimônia
Com a empresa de decoração escolhida, é preciso fazer o projeto. O espaço da festa precisa listar tudo que terá, exemplo:
– Mesa de doces
– Palco
– Mesa DJ
– Painel LED
– Mesas convidados
– Lounges
– Pista de dança
O valor da decoração de casamento depende do tamanho do espaço, itens de decoração, quantidade de flores, mobiliário e demais itens.
Sendo assim, o Lejour desenvolveu uma ferramenta de cálculos para cada fornecedor, a calculadora de casamento, que pode te ajudar nestes valores iniciais.
No geral, depende se a cerimônia será no mesmo local. Se o casamento é no campo, na praia. Mas alguns itens se repetem em quase todos os estilos. São eles:
Aéreos
Arranjos de mesa e da cerimônia
Mobiliário
Tapetes
Flores
Folhagens
Vasos
Estruturas para aéreos e demais itens
Iluminação cênica
1. Planejamento é a solução
Primordialmente, quando falamos de decoração de casamento, o ideal é, primeiro, fazer uma lista de desejos do casal.
“Procure sentar com seu parceiro e escrever onde vocês gostariam de festejar o casamento, fazer a cerimônia, quantos convidados e quais outros detalhes sejam interessantes para os dois”, analisa assessora de casamento Suzan Santiago.
Em primeiro lugar, procure elencar quais são as prioridades dentro de um planejamento até semanas antes do casamento. Assim, você evita que imprevistos aconteçam com intensidade.
Então, você e seu parceiro podem estabelecer e dividir algumas pesquisas, como:
- Quantidade de convidados
- Data e horário do casamento
- Local da cerimônia (campo, praia, longe ou perto da cidade natal dos noivos)
- Detalhes que NÃO podem faltar na decoração de casamento
- Quanto é o orçamento para a decoração
2. Contrate um especialista
Primeiramente, para a decoradora Raquel Cordeiro, é imprescindível conversar com um especialista no assunto. Assim, a decoradora ou o decorador pode traçar possibilidades para os noivos, de acordo com as expectativas deles para a decoração de casamento.
Acima de tudo, a conversa deve ser franca. “A gente precisa entender todos os desejos dos noivos, para transformar as ideias em realidade”, diz Raquel.
Posteriormente, com a lista feita, vai ficar mais fácil o entendimento de um profissional da área de decoração, para ele ou ela encontrar um espaço que seja de agrado, com todos os atributos.
Por isso, Raquel recomenda agendar o quanto antes essa conversa. Além disso, é necessário pesquisar os trabalhos anteriores do decorador/a, para ver se o estilo dele/a tem relação com o gosto para decoração de casamento dos noivos.
3. Pense no espaço e no mobiliário
Em primeiro lugar, um espaço que tenha mobiliário já existente é uma dica preciosa dada por Raquel. Assim como o fato de não ser todo decorado, para poder levar algumas peças que sejam a cara do casal.
“A decoração de casamento precisa vir dos detalhes. Então, tente pegar um espaço que não tenha todo o mobiliário, para adicionar itens, vistos anteriormente, que tenham o DNA dos noivos”, diz Raquel.
Entretanto, Suzan adianta que é preciso alinhar o orçamento com os detalhes sonhados, os mobiliários novos e as permissões de cada espaço, sem contar se tudo está dentro do orçamento inicial.
“Criar projetos, antecipadamente, é o ideal. Assim, podemos ver se há necessidade de levar mais mobiliário ou não. Se tivermos que levar todo o mobiliário para a decoração de casamento, o custo sai bem mais caro”, diz Raquel.
4. Procure referências de imagem
Primordialmente, a pesquisa de referência é uma dica que muitos casais esquecem de colocar em prática. Assim como é preciso saber se o casal gosta mais de imagens clássicas, arcos de flores, mesas menores…
Ainda mais pensando em decoração de casamento incrível, o ideal é pesquisar imagens nas redes sociais dos fornecedores que você e seu parceiro selecionaram como possíveis contratações.
Sendo assim, veja quais foram as decorações que mais te impressionaram e salve em uma pasta virtual, para ter fácil acesso.
“Como decoradora, todos os projetos precisam ser o casal. Em outras palavras, os convidados precisam ver os noivos em cada lugar que olharem da decoração. Por isso, eu preciso saber se os noivos são mais clássicos, mais ousados e quais são as referências que eles têm em mente”, diz Raquel.
5. Utilize objetos da ‘estação’
Logo depois, para as especialistas, as flores, objetos que estão em voga e outros itens mais usados, ou seja, ‘da estação’, podem ser aliados na hora de montar a decoração do casamento.
Eventualmente, as tendências de décor mudam e, em consequência, a oferta e a procura também. Então, há grandes chances de você adaptar seus gostos para os locais, os mobiliários, as flores e etc, para melhorar o valor final a ser pago.
“Sempre recomendamos uma pesquisa anterior, conforme o planejamento for feito, para entendermos em quais lugares podemos substituir os itens mais em conta”, revela Suzan.
Sendo assim, todas essas dicas valem para casamento no campo, na praia, casamento civil, versões mais rústicas, clássicas e outras possibilidades. Sendo assim, a maneira de fazer muda pouquíssimo, porém, o resultado assertivo é quase sempre o mesmo!
Conheça mais algumas empresas de decoração de casamento
Sobre o Lejour
Antes de mais nada, o Lejour é a uma plataforma completa para os casais que querem simplificar a vida na hora de procurar e contratar os melhores fornecedores para o casamento.
Veja também:
10 lugares para fazer um Mini Wedding em São Paulo